Agosto é aquele mês em que o tempo para, e parece demorar uma eternidade pra acabar, sem falar que já se passou mais da metade do ano, mas a impressão é que foi ontem que o ano começou, não é mesmo? Para muitas empresas, o mês mais “comprido” do ano, significa replanejamento! Mensurar os resultados que foram obtidos até aqui, analisar quais estratégias funcionaram e quais não atingiram os objetivos esperados, é primordial para decidir os próximos passos do seu negócio! Talvez seja a hora de voltar a considerar a vender em marketplaces, não é?
Principalmente se você é um daqueles lojistas que acabaram deixando os marketplaces para mais tarde, bom, creio que esse seja um momento muito propício para planejar a expansão da sua loja. Por isso, preparamos um check list com 3 passos de como contratar e do que você precisa para começar a vender em marketplaces.
1 – Segmentação de mercado
Antes de tudo, você precisa conhecer os canais de venda em que deseja disponibilizar seus produtos, e também, selecionar quais dos canais de venda seus produtos serão vendidos com mais facilidade.
Há algum tempo criamos um ebook em que você pode entender um pouco melhor sobre essa segmentação dos marketplaces e saber qual canal é o melhor para o seu negócio.
2 – Documentação
Para muitos lojistas, o processo de contratação dos marketplaces é um “bicho de 7 cabeças”, o que os leva a contratar soluções que realizam todo o processo de contratação, publicação dos produtos e criação de anúncios. Entretanto, ao contratar soluções como estas, o lojista acaba abrindo mão da autonomia do seu negócio, não será o nome e marca da sua loja que aparecerá no marketplace, mas sim, da solução contratada.
Outro ponto bem importante a se levar em consideração são as taxas cobradas pelos marketplace. Caso você contrate os marketplaces a negociação destas taxas é bem mais simples, por isso vamos desmistificar o processo de contratação dos canais venda, você só irá precisar:
- Ter um CNPJ e emitir nota fiscal;
- Possuir produtos que se encaixem nas categorias dos marketplaces;
- Enviar para todo o Brasil.
3 – Cadastro nos Marketplaces
Ter uma boa reputação na “praça” em sites como Reclame Aqui, Redes Sociais e selo E-bit, é um grande diferencial que contam pontos para que você seja qualificado e comece a vender em marketplaces. Para fazer seu cadastro, é preciso acessar o formulário de cada um. Nós mantemos os links dos formulários neste local aqui.
Após realizar seu cadastro nos canais de venda, basta aguardar que eles entrarão em contato com você.
Dica bônus: Seja paciente
Lembra quando sua mãe falava que “a pressa é inimiga da perfeição”? Então, esta regra se aplica perfeitamente neste caso, tenha paciência, os canais de marketplaces irão entrar em contato.
E aí, gostou das dicas?
Nós da Hub2b estamos sempre trabalhando para nossos clientes terem mais tempo livre para dedicar a sua loja, enquanto nossa solução faz o trabalho operacional (atualizar preço, estoque, baixar e atualizar pedidos). Ainda não conhece nossa solução de integração com os marketplaces? Clique aqui e descubra uma nova forma de gerenciar seu negócio.