E-mail marketing para e-commerce: saiba como usar essa estratégia! | Hub2b
E-mail marketing para e-commerce: saiba como usar essa estratégia!

E-mail marketing para e-commerce: saiba como usar essa estratégia!

E-mail marketing para e-commerce: saiba como usar essa estratégia!

Não é segredo nenhum que os empreendedores buscam por alternativas que reduzam os custos, atraiam e fidelizem mais clientes, correto? Sendo assim, o e-mail marketing para e-commerce pode ser a solução que eles procuram.

Se você possui um e-commerce, sabe que sua empresa precisa ser lembrada, tendo em vista a grande concorrência que existe em praticamente todos os nichos de comércio eletrônico. Uma das estratégias de marketing para e-commerce que trazem mais resultados para o negócio é o e-mail marketing, já que não precisará de um grande investimento e fidelizará mais clientes da marca.

Se você ainda não conhece ou tem dúvidas sobre a importância dessa ferramenta, não deixe de conferir o nosso texto. Boa leitura!

O que é e-mail marketing para e-commerce?

O e-mail marketing é uma maneira de se fazer publicidade online por meio do contato entre as empresas e seus consumidores — sejam potenciais ou os que já compram com a sua marca.

Há algum tempo, essa ferramenta era utilizada como modo de comunicação em massa. As mensagens enviadas tinham pouco ou nenhuma relevância e acabava gerando um certo desconforto para quem as recebia e, consequentemente, as empresas tinham baixo retorno e ficavam malvistas pelos usuários.

No entanto, atualmente, as marcas perceberam que precisam utilizar o e-mail de maneira mais inteligente e, por isso, se tornou uma ferramenta rentável e importante para o marketing digital.

Essa estratégia, quando bem-feita, fará com que a interação entre o emissor da mensagem e recebedor não se percam. E-mail Marketing é um meio de causar impacto as pessoas, auxiliando a fidelizar e até, em alguns momentos, a buscar novos clientes.

Quais são os tipos de e-mail marketing?

Uma vez entendido o que é um e-mail marketing e qual sua importância para o seu negócio, precisaremos falar sobre quais são os tipos mais usais dessa ferramenta. Confira agora mesmo logo abaixo.

Newsletter

A newsletter tem como finalidade firmar uma comunicação constante entre ambas as partes — emissor e recebedor.

Imagine que um consumidor foi até sua loja virtual e verificou que o produto em que ele tinha interesse está com o estoque zerado. Com isso, ele poderá informar o e-mail para que, assim que o estoque for restabelecido, a empresa o comunique sobre esse acontecimento. Esse é só um exemplo das finalidades desse tipo de e-mail.

Agora imagine informar os consumidores sobre a chegada de novos produtos, ou de melhorias em seu site, entre outros assuntos pertinentes? Utilize a newsletter como esse meio de comunicação.

Promocional

Assim como o próprio nome já diz, esse e-mail tem como funcionalidade informar a sua base de contatos sobre possíveis promoções — informando sobre os descontos da Black Friday — ou descontos que podem ser dados com a indicação de um amigo, por exemplo.

Além de informar sobre as futuras promoções, esse modo de e-mail pode ser utilizado para dar uma visibilidade maior para os produtos com maior estoque ou algum evento especial da empresa — como o aniversário da companhia.

Boas-vindas

Não fica uma sensação boa quando chegamos em lugar novo e somos recebidos com uma calorosa boas-vindas? Essa pode ser uma sensação que o seu novo cliente ou assinante da sua lista de contato está aguardando.

Esse tipo de e-mail servirá para deixar o consumidor ainda mais confortável com a sua marca. E como se trata de um e-mail inicial, poderá ser explicado como e com o que seu e-commerce ajudará os usuários.

Quais as vantagens de se utilizar o e-mail marketing?

Viu como o e-mail marketing, apesar do nome, não é somente para vender diretamente um produto? Ele tem várias funcionalidades que podem, sim, ser usadas para direcionar no aumento das vendas. Com isso, confira quais são as vantagens que podem ser observadas quando se utiliza essa estratégia em seu negócio.

Custo mais baixo que a mídia tradicional

Uma forma que é muito utilizada para atrair novos clientes é recorrer às mídias tradicionais, como a TV, o rádio e os anúncios impressos, mas elas acabam tendo um custo elevado e não trazem o devido retorno sobre o investimento.

As ações de marketing digital por outro lado, apresentam um baixo custo e alto alcance. Isso se deve ao poder de segmentação e não exigem uma grande operação para se enviar um e-mail para os consumidores.

Fidelização de clientes

Fidelizar os consumidores não é uma tarefa tão fácil quanto parece, mas tem um grande impacto nos resultados dos negócios.

Entretanto, a partir do momento que você já possui uma base de leads, será mais simples se comunicar com eles, pois já tiveram algum contato anterior. Personalizar a mensagem e o atendimento dos clientes ajudará a fortalecer ainda mais o relacionamento entre ambas as partes.

Mensuração de resultados de uma campanha

Você lembra que falamos sobre o alto custo de uma mídia tradicional? Pois bem, além desse ponto, esse tipo de publicidade dificulta a mensuração dos resultados de uma campanha, devido a limitação de recursos dessas ferramentas.

No e-mail marketing essa falta de estimar a repercussão de uma campanha não acontece. Como se trata de uma ferramenta online, é possível verificar se o usuário abriu e visualizou a sua mensagem, se teve algum tipo de interação com o conteúdo e até se comprou algum produto por meio do e-mail.

E como utilizar o e-mail marketing no e-commerce?

Se você chegou até aqui, deve ter percebido como o e-mail marketing pode ser realmente importante para sua marca, além de poder ser utilizado para vários fins e trazer inúmeros benefícios para sua marca. Por isso, preparamos algumas dicas de como utilizar essa ferramenta ao seu favor e não fazer feio com o seu consumidor. Veja agora mesmo quais são elas!

Envie e-mails só com autorização

Antes mesmo de pensar em mandar um e-mail para algum usuário, verifique se tem a devida autorização para realizar essa ação. Algumas empresas compram base de contatos e começam a realizar o disparo de e-mails, que é um erro gravíssimo.

Portanto, apure se o consumidor informou o seu contato de e-mail por vontade própria e deseja receber o conteúdo da sua empresa. Caso contrário, simplesmente não envie e-mails para essa pessoa, pois isso poderá gerar uma má experiência do usuário com sua marca.

Segmente o envio

Muito mais que uma dica de como utilizar o e-mail marketing, segmentar o seu público também é um benefício que essa ferramenta traz para o seu negócio.

O big data vem sendo um importante aliado das empresas, visto que é possível ter inúmeras informações sobres os consumidores. Talvez sua empresa tenha produtos que são mais indicados para uma determinada faixa etária, enquanto outros servirão para uma determinada região. Essa simples constatação ajudará a direcionar a melhor mensagem para as pessoas certas.

O e-mail marketing para e-commerce pode ser uma excelente ferramenta, tanto para a divulgação e fixação da sua marca na mente dos consumidores quanto para atrair ainda mais clientes para conhecer sua empresa. Basta investir nessa incrível estratégia.

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