Promoções para e-commerce são fundamentais para qualquer negócio online, mas será que elas trazem mesmo resultado?
Esta pergunta rodeia a cabeça de muitos proprietários de lojas virtuais, pois alguns acreditam que promoções trazem prejuízo por conta dos preços mais oferecidos, além dos investimentos feitos para promover a própria promoção. Porém, isso não passa de mito.
A verdade é que elas podem trazer benefícios como aumento do alcance da sua marca, captação de novos clientes e, sim, aumento das vendas digitais. E, para que você possa aplicá-las no seu negócio, trazemos aqui algumas ideias de promoções para e-commerce que realmente dão certo!
Dia de promoção
Sabe aquele produto que seu cliente sempre quis comprar, mas nunca pôde porque o preço estava acima do orçamento pessoal dele? Ou mesmo aqueles que querem ter um benefício maior de preço na hora da compra? Para isso serve o dia de promoção, uma data única em que todos que visitam a sua loja virtual podem ser contemplados com um desconto incrível!
Você mesmo pode determinar a data. Pode ser simbólica, como o aniversário da sua empresa; ou estratégica, como aquela época do ano em que as vendas costumam cair. De qualquer maneira, é crucial divulgar a promoção com antecedência, pois, assim, seu público pode se preparar financeiramente para comprar mais. Para isso, utilize seu site, newsletter, redes sociais, e todos os demais canais em que a sua audiência esteja presente.
Cupons de desconto
Outra ideia que funciona muito bem para e-commerces são cupons de desconto. Portanto, se certifique de que sua loja tenha um campo para inserção de cupom em todos os produtos que ela tiver à disposição. Diferente do dia de promoção, os cupons costumam ser entregues a grupos seletos de pessoas que conquistaram o merecimento de receber esse presente. Normalmente, os tipos de cliente para os quais você pode dar cupons de desconto são:
- frequentadores de algum evento no qual sua empresa esteja presente;
- pessoas que acessam algum evento seu — um webinário, por exemplo — e ficam até o final;
- clientes que compraram muitos itens na sua loja;
- clientes ganhadores de algum sorteio promovido pela sua loja;
- fãs e seguidores de suas redes sociais que podem ser contemplados tanto com cupons quanto com promoções sobre as quais falaremos abaixo.
Promoção exclusiva para redes sociais
Independentemente do seu nicho de negócio, estar presente nas redes sociais é um ponto essencial da sua estratégia de marketing. A principal função desses canais é o engajamento, pois, quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos suas postagens tiverem, mais visibilidade você conquistará com eles. Logo, por que não brindar aqueles que mais agitam as suas redes?
Esse brinde pode ser um produto da sua loja. A grande vantagem desse tipo de promoção é justamente aumentar o alcance das suas redes sociais a partir de ações como:
- determinar quem receberá o item da promoção por meio de um sorteio envolvendo seus fãs e seguidores;
- convidar pessoas a curtirem uma publicação ou seguirem sua página para, assim, também poderem participar da promoção;
- convidar o público a preencher um formulário para participarem da promoção — uma excelente forma de captar leads.
Up-selling e cross-selling
Sua loja tem itens que, se comprados em conjunto, proporcionam uma melhor experiência ao seu cliente? Então, que tal deixá-lo ciente disso toda vez que ele comprar um produto só?
Cross-selling é justamente a prática em que seu cliente recebe ofertas de produtos que complementam aquele que ele já comprou ou está a ponto de comprar. Já o up-selling acontece quando você expõe ao cliente outro que seja mais caro ou mais itens que tornarão a compra melhor.
Por exemplo: uma loja virtual que vende celulares, ao perceber que uma pessoa está a ponto de comprar um modelo que já possui uma versão mais nova, pode ofertá-lo por uma diferença de preço um pouco maior. Isso é um up-sell. Outro exemplo: na mesma loja, alguém realiza a compra do celular mais moderno do momento. Porém, será que só o aparelho basta? Esse cliente não precisará de capa, película, fones de ouvido, entre outros acessórios? É hora, então, de oferecê-los por meio de cross-sell.
Você pode deixar as ações de up-sell programadas no seu site para que, a cada início de compra de um produto, uma mensagem apareça sugerindo o melhor e mais caro. O cross-sell pode ser feito da mesma forma, embora contatar os clientes por e-mail ou remarketing sugerindo que eles comprem mais também possa funcionar.
Carrinho abandonado
Aproximadamente 60% dos carrinhos de lojas online são abandonados antes da compra ser finalizada pelo cliente. Embora alguns lojistas possam pensar que se trata de vendas perdidas, elas são, na verdade, oportunidades muito quentes de conversão. Afinal de contas, quem está mais próximo do momento de compra do seu produto? Alguém que chegou a preencher o carrinho ou quem ainda sequer ouviu falar do seu e-commerce? Claro que a primeira opção, portanto, não abandone quem abandona o seu carrinho.
As melhores ações para isso também são o remarketing e o e-mail marketing. Pelo Google Adwords é possível fazer remarketing de modo que todos que quase compraram o seu produto possam vê-lo em sites, redes sociais, entre outros canais que disponham de um espaço para anúncios.
Já o e-mail marketing pode agir de forma mais personalizada com mensagens que digam algo próximo a:
— Olá, João! Tudo bem? Notei que você iniciou a compra do celular modelo X, mas não concluiu. Mas, não se preocupe. Você pode clicar no link abaixo para adquiri-lo.
Se sua empresa contar com um time de atendimento, o contato também pode ser feito por telefone numa abordagem ainda mais pessoal:
— Olá, João! Tudo bem? Sou Pedro, da empresa Y. Percebi que você pôs o celular modelo X no seu carrinho, mas não concluiu a compra. Estou ligando para que a gente possa finalizá-la juntos. Leva só um minutinho. Vamos lá?
Promoções para e-commerce em datas especiais
Essas não podem faltar no seu planejamento de marketing e vendas. Afinal, datas especiais como dia dos pais são avidamente aguardadas pelo seu público disposto a ter um desconto ou benefício na hora da compra.
Por isso, monte um calendário com aquelas datas que são mais significativas para o seu negócio e trate de avisar sua audiência de quando elas ocorrerão. Assim, os visitantes do seu site, assinantes de sua lista de contatos e seguidores das suas redes sociais poderão se preparar antecipadamente para aproveitar a promoção.
Concursos temáticos
Essa dica não necessariamente está ligada a uma promoção de vendas, mas é um modo de aumentar ainda mais o engajamento. Um concurso pode ser feito de maneira simples. Basicamente, ofereça a sua audiência a chance de poder ganhar um produto ou desconto progressivo. Estimule o preenchimento de um formulário por meio do qual se responderá de maneira criativa uma pergunta proposta.
Mas é claro que não se limita a isso. Pode ter a opção de criar um vídeo ou foto com um determinado assunto. As redes sociais serão parte essencial nesse tipo de promoção da marca, além do e-mail marketing. Essa ideia de promoção é ideal para as marcas que desejam aumentar seu engajamento social ou aumentar o alcance da marca, já que os consumidores costumam compartilhar com os amigos.
Brinde na compra de determinado produto
Você já se deparou com aquele cliente que veio pedir um brinde quando finalizou uma compra? Provavelmente sim e isso é mais normal do que se pensa. Agora, em alguns momentos é possível realizar esse desejo dos consumidores e ofertar um presente a eles.
Essa ideia de promoção pode ser utilizada para aqueles produtos que possuem uma saída menor perante os outros. Imagine que seu e-commerce é de artigos esportivos e um determinado modelo de tênis está com um grande estoque. Com isso, poderá ofertar um pacote de meias na compra desse mesmo modelo.
Essa lógica pode ser aplicada a qualquer produto que você venda em sua loja virtual. Além disso, terá a oportunidade de usar esse momento para realizar a divulgação da sua empresa com produtos personalizados ou de marcas que são carro-chefe em seu e-commerce.
Desconto para produtos selecionados
Uma das ideias de promoção mais utilizadas pelos empreendedores é dar descontos em forma de porcentagem. Ao contrário da Black Friday, na qual os descontos são mais agressivos chegando a 70% ou 80%. Normalmente, as reduções às quais as lojas de pequeno porte costumam chegar a 10%, enquanto as maiores oferecem descontos de 25% como incentivos para aumentarem as compras.
Já em algumas datas especiais, como o aniversário da marca, os descontos podem aumentar. Esses descontos podem ser utilizados das seguintes maneiras:
- por categoria de produtos;
- para produtos específicos;
- na compra de mais um item que agregue valor ao primeiro produto, como um tênis e uma meia.
Essa promoção é uma excelente maneira de atrair os consumidores para conhecerem o mix de produtos da sua empresa. Isso porque ela pode ser utilizada em itens que não são tão populares e que precisem de mais exposição.
Frete grátis
O frete pode ser um dos vilões no momento de finalizar a compra, visto que em alguns casos o valor pago para entregar o produto é maior do que o próprio item e acaba afastando os consumidores.
Uma maneira de fazer com que esses artigos possam ser consumidos pelas pessoas é oferecer frete grátis. Mas calma, é recomendável determinar um valor ou quantidade mínima para que de fato o cliente não precise pagar pelo frete. Além disso, você pode selecionar quais categorias ou produtos estão elegíveis para receber esse benefício. A dica é deixar bem claro e acessível essas informações para que não haja desentendimentos nem reclamações.
As ideias de promoções que foram citadas servem como dicas para aumentar tanto as suas vendas como o engajamento nas redes sociais. Além do aumento de faturamento, expandir o alcance que sua marca tem pode ser um grande benefício a médio ou longo prazo.
Você já tem as ideias certas, mas precisa de uma ferramenta que te auxilie nesse projeto? Basta entrar em contato conosco que ficaremos felizes em ajudá-los.