Inbound marketing para e-commerce: você sabe o que é? | Hub2b
Inbound marketing para e-commerce: você sabe o que é?

Inbound marketing para e-commerce: você sabe o que é?

Inbound marketing para e-commerce: você sabe o que é?

Um dos objetivos de quase todo negócio virtual é aumentar a quantidade de vendas. Isso pode ser feito por meio de ações como Inbound Marketing para e-commerce.

Neste artigo trazemos a você o conceito desse tipo de marketing e como ele pode ser aplicado no seu planejamento estratégico. Vamos lá?

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é o contrário do Outbound Marketing, ou seja, do marketing tradicional. No segundo, são realizadas ações com o intuito de chamar a atenção do público para que compre o produto ou serviço que a sua empresa oferece. Para isso, são feitos anúncios em veículos como televisão, rádio, revista, jornal, outdoor, entre outros.

Por outro lado, o Inbound Marketing trata de atrair o público até a sua empresa de modo que ele venha a se interessar pelo que você oferta. Para isso, os canais usados são outros: blog corporativo, e-mail, redes sociais, e-books, webinários, entre outros.

Portanto, ao invés do cliente chegar por meio de um anúncio no outdoor, por exemplo, ele realiza pesquisas em buscadores como o Google a fim de encontrar informações e dicas para resolver um problema que ele tem. Assim, ele encontra um artigo do seu blog que o auxilia e, a partir daí, ele começa um engajamento com a sua empresa que pode terminar numa venda.

Por que investir em Inbound Marketing para e-commerce?

Para que uma loja virtual faça mais vendas, é necessário ter um número cada vez maior de visitantes qualificados e é justamente isso que o Inbound Marketing traz. Vejamos agora como isso funciona no e-commerce e por que o investimento nesse tipo de estratégia é válido.

Atração do topo e meio de funil

Qualquer cliente que adquira o seu produto passa por uma jornada de compra que é ilustrada pelo funil de vendas. O topo do funil é o momento em que uma pessoa descobre ter um problema e, no meio do funil, começa a procurar formas de solucioná-lo. Por fim, no fundo do funil, ela descobre quem pode solucionar esse problema por meio da compra de um produto ou serviço. Esse é o momento em que ocorre a conversão em venda.

Por isso, fazer conteúdos baseados no topo e meio de funil, isto é, que trate dos problemas pelos quais o seu público passa, além de dicas que possam saná-los pode atrair um número maior de visitantes aos seus canais online.

Maior visibilidade orgânica

Já que falamos em visitantes, existem duas formas de trazê-los ao seu site: via mídia paga ou tráfego orgânico.

A mídia paga refere-se a anúncios do Google Adwords ou Facebook Ads, por exemplo. Neles, são montadas campanhas voltadas a atrair pessoas e levá-las ao seu site. Em tese, quanto maior for o investimento e bem estruturada for a campanha, mais visitas você tem.

Por isso o tráfego orgânico também deve ser forte, pois se o seu site consegue atrair visitantes de maneira natural, os investimentos em mídia paga podem ser menores. Isso nos leva ao próximo ponto.

Mais barato

Inbound Marketing é mais barato, pois os resultados crescem exponencialmente ao longo do tempo. Afinal, ao fazer mídia paga, é necessário pagar o dobro em anúncios, certo?

Os conteúdos feitos dentro da estratégia de Inbound, por serem perenes, têm um tempo de vida maior. Por essa razão, uma vez que um conteúdo consegue uma boa posição no Google, ele pode trazer um número cada vez maior de visitantes.

Como fazer Inbound Marketing para e-commerce?

Agora que você sabe o que é Inbound Marketing e por quais motivos você deve aderi-lo, vejamos como ele pode ser aplicado no seu negócio.

Tenha um blog

O principal canal do Inbound Marketing é o blog: é por meio dele que a jornada de compra do seu cliente começa. Portanto, criar um e postar com frequência é o primeiro passo.

Monte a estratégia

Porém, não basta escrever um bom blogpost, é necessário uma estratégia por trás para que os conteúdos possam ser convertidos em vendas.

O primeiro item da sua estratégia é a persona, ou seja, um personagem semi-fictício que representa o seu cliente ideal, assim como suas dores, preferências, costumes, etc. Isso faz com que os conteúdos produzidos no seu blog atraiam o público certo no topo de funil de modo a terem um engajamento maior no meio conforme explicaremos a seguir.

Desenvolva chamadas para converter seus visitantes

Como o objetivo do Inbound Marketing é trazer mais vendas ao seu negócio, é preciso converter parte das visitas do seu blog em clientes. Para isso, é necessário que o blog conte com chamadas de ação que levem os visitantes a conhecerem a sua loja e seus produtos.

Quais são os exemplos de Inbound Marketing em e-commerce?

Para que o seu entendimento fique mais claro, vamos ver agora alguns exemplos de como o Inbound pode ser aplicado em negócios virtuais.

Tênis de corrida

Imaginemos que uma pessoa tenha começado a praticar corrida e, por isso, decide buscar algumas dicas a respeito no Google. Nisso, ele acaba chegando a um artigo intitulado “7 dicas incríveis para prática de corrida” postado num blog de uma empresa que ela, então, passa a acompanhar via newsletter.

Um dos e-mails recebidos fala da oferta de tênis para corrida que a empresa está oferecendo. Por conhecê-la e saber de sua autoridade devido aos conteúdos que produz, ela compra o tênis na loja virtual.

Software de gestão

Uma pessoa está procurando entender por que a gestão financeira de sua empresa está uma bagunça. Após uma busca no Google, ela encontra um blogpost que diz “Saiba quais são os 11 maiores erros de gestão financeira”.

Ao final desse artigo, há uma chamada de ação dizendo “Baixe a versão trial do nosso software de gestão agora mesmo”. A pessoa passa a usar o programa e, dias depois, pode comprar a versão completa.

Capa de celular

Agora imaginemos uma pessoa mais jovem que comprou ou ganhou um celular novo. O próximo passo é comprar uma capinha para ele. Mas, qual ficaria bacana para aquele modelo? Quais são as tendências de capas? Ao fazer essas buscas, ela acaba caindo num artigo chamado “Capas de celular: conheça os 9 melhores modelos para o seu aparelho”.

Ao longo do artigo, cada modelo pode ter um link que leve o visitante à loja virtual para efetuar a compra daquela capa específica.

Com essas dicas, você já pode começar a dar os seus primeiros passos na aplicação do Inbound Marketing para e-commerce.

Porém, lembre-se que o Marketing Digital reúne também outras estratégias como a aparição em marketplaces. Logo, confira este artigo que escrevemos sobre como a integração entre e-commerce e marketplace funciona na prática.

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