Os 8 erros no e-commerce que você deve evitar | Hub2b
Os 8 erros no e-commerce que você deve evitar

Os 8 erros no e-commerce que você deve evitar

Os 8 erros no e-commerce que você deve evitar

Investir em uma loja virtual traz uma série de benefícios, como custos menores, maior alcance de clientes e a disponibilidade 24 horas sem necessitar de funcionários durante parte do período. Porém, alguns erros no e-commerce podem dificultar o seu bom desempenho e, consequentemente, o faturamento.

Se você chegou até aqui, é porque muito provavelmente está analisando os resultados de sua loja virtual — os quais poderiam ser melhores — e sente que algumas falhas podem estar acontecendo.

Acertamos? Fique tranquilo! Acompanhe o nosso post e veja 8 aspectos que devem ser evitados e podem estar impedindo o sucesso do seu negócio. 

1. Layout pouco convidativo

Ao entrar em um site, um item que, sem dúvidas, faz toda a diferença no interesse do usuário em continuar navegando é um bom layout.

E, ao contrário, lojas virtuais com design pouco convidativo podem não chamar a atenção e, ainda, fazerem aquele potencial cliente ir embora em poucos segundos.

Para que isso não aconteça, é importante, primeiramente, ter uma identidade visual forte e bem presente, focar na experiência do usuário e oferecer um ambiente organizado, com imagens e outros elementos bem distribuídos e editados de forma profissional.

2. Apresentação pobre sobre os produtos

Em um e-commerce, ao contrário das lojas físicas, o usuário não tem contato direto com o produto, portanto, não consegue tocá-lo, ter noção do tamanho e outros requisitos importantes na hora de se decidir pela compra.

E é aí que entra a apresentação dos produtos. No caso de serem pouco explicativas e sem detalhes, podem fazer com que a venda não se concretize, já que ali faltam informações essenciais.

Nesse caso, é interessante investir em fotos de diversos ângulos e vídeos tutoriais para que se tenha uma boa noção de cada mercadoria, além de incluir detalhes como material, tamanhos e outros dados relevantes para cada segmento.

Nas descrições dos produtos, uma dica é investir em técnicas de SEO que, por meio do uso palavras-chave, ajudam no posicionamento nas páginas de busca.

3. Plataforma inadequada

No momento de criar ou readaptar um e-commerce, a escolha da plataforma é um dos itens fundamentais para que haja sucesso.

Sistemas que não estejam condizentes com os objetivos do negócio e não ofereçam as ferramentas necessárias podem ser altamente prejudiciais.

Por isso, não tenha pressa no momento de escolher um sistema. Analise suas necessidades atuais e as que podem surgir a curto e médio prazo e, somente depois disso, pesquise sobre os que se encontram disponíveis no mercado, se informe sobre eles e, aí sim, defina qual é o melhor para o seu negócio. 

4. Poucas opções de pagamento

Um dos grandes vilões da taxa de abandono do carrinho em uma loja virtual são as opções de pagamento oferecidas. Caso o usuário, mesmo que esteja muito interessado nos produtos, não encontre a alternativa previamente planejada no momento da compra, é bem possível que ele desista. 

Para contornar essa situação, o ideal é oferecer as mais variadas formas de pagamento, como cartões de crédito, débito, boletos, transferências online, gateways e intermediadores de pagamento. 

5. Taxa de frete elevada

Por mais que uma loja virtual conte com preços convidativos e invista em boas promoções, a taxa de frete pode ser um empecilho no momento de o usuário efetuar uma compra.

Sem dúvidas, esse custo pode ser o responsável por uma série de desistências, além de fazer com que o seu potencial cliente acabe procurando a concorrência.

Portanto, apesar de parecer uma boa ideia lucrar com o frete, a atitude pode acabar sendo “um tiro no pé”, pois os ganhos com a venda, os quais poderiam ser maiores do que a margem da entrega, poderão não se concretizar.

A dica nesse caso é analisar os e-commerces do mesmo segmento de sua empresa e verificar as taxas cobradas, tentando diminuir os valores atuais ou mesmo equipará-los com o mercado. Também é possível negociar com as transportadoras para tentar reduzir os valores. 

6. Não cumprir prazos de entrega

Quando um cliente faz uma compra em um e-commerce, ele espera que o seu produto chegue no prazo estimado pela empresa. E, caso isso não aconteça, é bem provável que ele não volte a fazer negócios com ela.

O ideal é tentar superar as expectativas e entregar mesmo antes do tempo estimado; mas, caso isso não seja possível, é necessário ao menos cumprir com o que foi informado no momento da compra.

Para isso, é necessário uma boa logística e alinhamento com fornecedores e outros envolvidos, para que fiquem conscientes da importância do tempo para entrega e se organizem de forma com que esse tipo de problema não aconteça.

7. Site não responsivo

Um site responsivo é aquele que se adapta aos mais diversos formatos de acesso, sejam eles vindos de desktop ou dispositivos móveis. No Brasil, o número de compras via smartphones ou tablets só tem aumentado.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa do Instituto Ipsos e do Paypal, mostrou que as compras por meio desses dispositivos chegam a 34%, superando a média do restante do mundo. Por isso, vale a pena oferecer uma boa experiência de compra online para diversos tipos de acessos.

8. Falta de planejamento

Seja qual for o segmento de um e-commerce, um dos itens fundamentais para os bons resultados é o planejamento. A falta dele pode acarretar em diversos problemas, envolvendo todas as etapas da jornada de compra.

Planejar permite que sua empresa esteja no caminho certo, pois dessa forma é possível definir estratégias, criar ações, verificar se é o momento para novos investimentos, entre outras questões importantes que não devem ser decididas sem um estudo prévio.

Agora que você já conhece algumas das principais falhas de uma loja virtual, identificou alguma ou mesmo algumas delas em seu e-commerce? Se sua resposta foi sim, não precisa ficar preocupado, pois todas elas possuem soluções.

Basta avaliar de que formas as mudanças necessárias devem acontecer e traçar um plano para fazê-las o mais rápido possível. Assim, você poderá alavancar os seus negócios, conquistar clientes e aumentar os rendimentos.

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