As perspectivas de evolução de comércios eletrônicos são as melhores possíveis. Neste ano, as estimativas apontam para um crescimento de 15%, possibilitando que o setor lucre mais do que no ano anterior. Por isso, você deve prestar atenção nos índices de rentabilidade de sua loja virtual, a fim de não perder dinheiro.
Em geral, a preocupação com as vendas tende a ser maior em um e-commerce, afinal, isso é fundamental para manter a atividade a todo vapor. No entanto, a rentabilidade também é importante, uma vez que, por ela, conseguimos obter a eficiência operacional do negócio.
Pensando nisso, separamos alguns índices de rentabilidade para ajudar você nessa empreitada de organizar os números. Quer ficar por dentro? Então, leia este artigo até o final!
Qual é a importância da rentabilidade na prospecção de um e-commerce?
Como vimos, a rentabilidade nos diz qual foi o retorno daquilo que investimos. Portanto, é uma métrica importante para trabalharmos melhor a prospecção de lucros da loja virtual ou qualquer outro negócio, independentemente do segmento. Dessa forma, temos a oportunidade de verificar se, de fato, os retornos são atrativos.
Além disso, a informação amplia a nossa visão de gestão e abre espaço para tomarmos as decisões compatíveis com a realidade do e-commerce. Podemos traçar estratégias para aumentar as vendas, cortar gastos desnecessários, investir na expansão da empresa ou, até mesmo, optar por vendê-la.
Qual é a diferença entre rentabilidade e lucratividade?
Antes de aprofundarmos no assunto principal deste texto, explicaremos a distinção entre alguns termos, que costumam gerar confusão e, por isso, podem prejudicar a análise estratégica. Apesar de serem indicadores simples, eles são essenciais no comércio eletrônico, sendo necessário ter cuidado ao lidar com um e outro.
Lucratividade
A lucratividade trata-se de um percentual usado para indicar os ganhos obtidos, a partir das vendas. A taxa pode ser calculada em periodicidade semanal, mensal, semestral, anual. Ao ter acesso a esse número, a viabilidade do negócio pode ser verificada.
Rentabilidade
Esse indicador é o responsável por apresentar o retorno sobre o investimento, em longo prazo, feito pelo empreendimento. A partir de uma operação básica, conseguimos obter o resultado, o qual indica se estamos perdendo ou não dinheiro.
Para ficar mais claro, separamos a fórmula de cálculo. Veja:
Rentabilidade = lucro líquido / investimento total X 100.
O prazo é um dos fatores que ajuda a definir melhor as diferenças entre os dois conceitos. A lucratividade tem a ver com os ganhos imediatos em um dado período, ao passo que a rentabilidade faz a análise de um momento mais longo.
Outro ponto importante é a sazonalidade, já que isso influencia, consideravelmente, na rentabilidade, pelo simples fato de demandar investimentos significativos ao longo do ano.
Quais são os principais índices de rentabilidade de um e-commerce?
Custo de Aquisição de Clientes
A pressão na hora de aumentar as vendas é grande. Por isso, a atração de novos clientes tende a gerar gastos com materiais promocionais, ferramentas de otimização — como Google Adwords e Facebook Ads —, participação em eventos e marketing de conteúdo.
Nesse caso, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) representa um indicador importante para o gerente de loja virtual, porque ele revela se as ações implementadas surtem efeito ou não. Assim, é possível equilibrar os investimentos. O cálculo é efetuado da seguinte forma:
CAC = investimento em marketing + investimento em vendas / quantidade de novos clientes
Margem bruta do produto
Se você quer saber quais linhas de produtos são mais rentáveis, essa métrica financeira é ideal para verificar isso. Com ela, o gestor consegue criar planejamentos e campanhas de marketing pontuais, a fim de promover os itens de interesse do negócio.
A operação também é simples (margem bruta = lucro bruto / receitas totais), mas você deve ter em mente que esse resultado tem uma relação direta com o percentual obtido a partir da relação entre a receita total e o lucro bruto (lucro bruto = receita total – custos).
Rentabilidade por produto
Ao pressupor os custos diretos e indiretos do valor de venda, automaticamente, você analisa a rentabilidade por produto. Isso é fundamental, uma vez que ajuda na hora de definir preços mais competitivos, capazes de gerar lucros em vez de prejuízos. Veja:
Rentabilidade: lucro líquido / investimento total X 100
Para saber se um produto é rentável, é importante saber se os ganhos são maiores que os investimentos necessários de estoque, por exemplo. Mas não se engane: o fato de vender muito nada tem a ver com rentabilidade, já que uma loja virtual pode vender muito a preço baixo e isso, no fim das contas, reduz a receita.
Tempo de Payback
O termo Payback (PB) quer dizer “retorno” e ele é fundamental para o empreendedor descobrir o tempo necessário para recuperar o investimento. Em outras palavras, é o prazo de retorno que contempla o início das aplicações e o momento exato em que o acúmulo de rendimentos se equipara ao valor investido.
Cabe ressaltar que nem sempre esse período é curto, já que isso depende do tipo de negócio e do valor do capital. Comumente, essa métrica está relacionada a outras:
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Valor Presente Líquido (VPL): quantia acumulada do fluxo de caixa, utilizada para calcular o Payback;
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Retorno sobre Investimento (ROI): percentual obtido a partir do investimento inicial;
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Taxa Interna de Retorno (TIR): encargo de juros em que o VPL é zerado.
Assim como as demais fórmulas, essa também não é complicada, mas você deve ter cuidado na hora de computar as variáveis. Por isso, a importância de planejar regularmente o fluxo de caixa. Veja como fica o cálculo do PB:
PB: investimento inicial / média do resultado do fluxo de caixa
As relações comerciais online estão em alta e, ao que tudo indica, elas permanecerão fortes nos próximos anos. Portanto, entender como funcionam os índices de rentabilidade é uma forma de permanecer saudável no mercado, em uma posição de competitividade justa. Então, aproveite para fazer todos os cálculos em prol de resultados mais consistentes.
Este conteúdo ajudou você a entender os índices de rentabilidade? Então, continue com a gente e leia o nosso outro artigo sobre como gerenciar melhor a sua loja virtual.