Já comentamos aqui que omni-channel é uma tendencia de mercado, pelo fato de se adapta a nova realidade do consumidor, de poder ter acesso aos produtos que deseja consumir, tanto no digita quanto no mundo físico.
Mas como adaptar a sua realidade para este método inovador de comércio? Qual a estrutura mínima, o que se deve fazer? Muitas dúvidas surgem ao implementar ou adotar uma nova estratégia em seu negócio, por isso preparamos esse post contendo os 4 processos básicos para sua loja ser omni-channel.
1 – Integração das operações
Creio que já tenha ficado claro que para sua loja ser um omni-channel ela precisa estar presente em todos os canais on-line e off-line, assim proporcionando uma melhor experiência de compra ao seu consumidor direto. Então, o primeiro passo é integrar as áreas de atuação da sua loja e suas operações, possibilitando um cliente que comprou um produto on-line trocar a mercadoria, caso necessário, em uma de suas lojas físicas;
2 – Ter um serviço de atendimento ao cliente efetivo
Não importa a origem do problema, ele precisa ser resolvido. Ter uma equipe capacitada para resolver todos os possíveis problemas que seus clientes possam vir a ter, não importa o meio que for. Também estar sempre disposto a ouvir, independente do que for: críticas, sugestões e até mesmo elogios;
3 – Marketing orgânico
Sua estratégia de marketing precisa conversar com todos esses canais, que por mais que possuam diferenciações, precisam trabalhar juntos e de uma forma sinérgica para entregar os resultados para sua loja;
4 – Maturidade administrativa, logística e financeira
Sua loja deve estar preparada para suportar tais operações e ter a maturidade estrutural necessária para comportar o modelo de vendas omni-channel, tendo que comportar comportar todas transições entre os canais de sua loja. Possuindo uma logística muito ágil e acertiva, assim, possibilitando o fornecimento de mercadorias para suas lojas, sejam elas online ou off-line.
E aí, curtiu esse artigo? Saiba mais aqui.