6 dicas para aumentar a credibilidade da loja virtual | Hub2b
6 dicas para aumentar a credibilidade da loja virtual

6 dicas para aumentar a credibilidade da loja virtual

6 dicas para aumentar a credibilidade da loja virtual

Mesmo com o constante crescimento do e-commerce no Brasil, muitas pessoas ainda se sentem inseguras em relação a adquirir algum produto ou serviço online.

Os principais motivos vão desde a insegurança no quesito dados pessoais — seja por eventuais vazamentos ou roubo dessas informações —, ou informações incoerentes quanto ao produto e os preços.

Se você é um empreendedor que está iniciando sua carreira não deixará de ler nossas seis dicas para aumentar a credibilidade da loja virtual. Está preparado? Então continue a leitura!

Dicas para aumentar a credibilidade da loja virtual

1. Tenha um design atraente

O design é um dos itens que precisa de atenção redobrada por parte dos empreendedores, afinal, é o primeiro aspecto que os consumidores observarão ao entrar em sua loja virtual. Um site com layout atraente e bem construído, com informações claras e uma navegabilidade simples fará com que os consumidores se sintam mais à vontade e influenciará diretamente em uma experiência do usuário.

Além de deixar a usabilidade mais fácil, o design mais atraente diminuirá as possíveis desconfianças iniciais que, normalmente, estão associadas a um design mal feito. Assim como diz o ditado popular, com algumas adaptações, a primeira impressão pode ser sim a primeira que fica. Por isso, se você está na fase de construção do seu site, não deixe de direcionar tempo e investimento maiores para o design, já que ele tem influência nas vendas do seu negócio.

2. Invista em segurança

A  falta de segurança é uma grande responsável por aumentar a desconfiança de algumas pessoas quando vão optar por comprar ou não em algum e-commerce. Afinal, ninguém quer seus dados pessoais parem em mãos erradas, não é mesmo? Existem algumas soluções que ajudam a garantir que a loja virtual seja segura tanto para os consumidores quanto para o próprio empreendedor. Confira quais são:

Utilize selos de segurança

Existem várias empresas especializadas que monitoram ações de vírus e falcatruas cibernéticas, analisam se o site é legítimo, entre outros. Como são empresas de grande notoriedade no mercado, expor os seus selos na loja virtual mostrará para o seu consumidor que o e-commerce está preocupado em proteger seus dados.

Tenha uma boa plataforma

Uma grande parcela dos e-commerces usa alguma plataforma que serve como base para gerenciar todo o negócio. Essa ferramenta é um sistema simplificador do gerenciamento dos estoques, preços e outras funções corriqueiras das lojas virtuais. Recomenda-se optar por plataformas mais populares, já que é possível encontrar um grande conjunto de materiais. Pesquise junto a sua equipe de TI se é capaz de incorporar a segurança por meio de plugins.

É possível encontrar uma grande variedade de plataformas disponíveis no mercado, e definir qual é a mais adequada pode ser uma decisão difícil. Por isso temos algumas dicas para simplificar essa escolha:

  • atualizações constantes;
  • compatibilidade com os navegadores modernos;
  • possuir um bom suporte;
  • layout adaptativo;
  • conceder a utilização de ferramentas de segurança, como o SSL.

Tenha certificação SSL

Já que citamos o SSL, explicaremos um pouco mais como essa solução é fundamental para qualquer loja virtual. Para que uma compra seja efetuada com sucesso, o consumidor necessita fornecer os seus dados pessoais. O certificado SSL (Secure Socket Layer) é uma tecnologia de segurança que fará com que o tráfego de dados entre o site e o servidor seja criptografado, em outras palavras, sejam trocados de maneira segura.

Além de garantir a segurança dos dados dos consumidores, o SSL também contribui no SEO da sua loja virtual. O Google, em 2014, incorporou em seu algoritmo, o uso de certificados SSL como condição para um bom posicionamento.

3. Otimize a apresentação dos produtos

Quando o consumidor se dirige até uma loja física, normalmente ele quer ver de perto como é o produto e ter o máximo de informações viáveis para não errar na escolha. Isso precisa ter uma atenção a mais, principalmente, no momento de criar as descrições. O cliente precisa de um sentimento de tranquilidade para poder realizar a compra e, para isso, necessita de informações razoáveis como: medidas, características, peso, peculiaridades e tudo que for pertinente ao produto.

Uma dica extra é possibilitar que o consumidor faça alguns comparativos entre outros produtos da mesma categoria. Isso fará com que se crie uma curiosidade para entender melhor os detalhes acerca desses produtos.

4. Esteja nas redes sociais

Vivemos na era da informação e, com ela, o contato social nunca foi tão acentuado. Já se foi a época em que as empresas exibiam suas mensagens pela TV e, normalmente, eram recebidas de maneira passiva. Atualmente, os clientes precisam de uma interação de forma mais próxima com as empresas.

Analise quais mídias sociais o seu público-alvo mais usa e comece a comunicação por meio delas. Com conteúdo de qualidade, proponha debates e mostre que sua empresa está aberta à conversação. Mas, tenha cautela ao usar as redes sociais, pois o que pode ser um meio de relação com os usuários, também pode se transformar em algo estrague a imagem da sua marca.

5. Estruture a logística

Ao contrário do que muitos acreditam, o preço não é o único item que tem grande peso no momento da compra. Outro aspecto fundamental do sucesso é o prazo de entrega, e pode ser desafiador estruturar a logística da empresa.

Por esse motivo, ofertar entrega rápida, com valores competitivos e acessíveis é um dos pontos que podem ser usados como diferenciação de mercado. É necessário realizar pesquisar e negociar muito para encontrar o serviço que melhor se adéque às suas condições. Contudo, se encontrar preços altos, é recomendável preparar novos métodos de não afastar o cliente, tais como oferecer frete grátis para:

  • compras acima de um valor definido;
  • algumas categorias de produto;
  • dias exclusivos com essa vantagem.

6. Seja transparente

Quando o consumidor chega até a sua loja virtual, buscará observar se, de fato, o seu e-commerce não é uma fraude. Informações de contato, como: telefone, endereço físico, e-mail e CNPJ, são dados importantes que mostrarão que sua marca possui vários canais de atendimento, além de facilitar a identificação junto aos órgãos reguladores.

Outras informações pertinentes também precisam ser exibidas de maneira clara e objetiva. Além disso, políticas de entrega, troca e devolução precisam ser acessíveis. E não são apenas os pontos burocráticos que precisam de transparência. Coerência no que for apresentado também é primordial para aumentar a credibilidade da loja virtual.

Se ao clicar na página do produto o valor for de R$ 20, faça com que, ao finalizar a compra, o consumidor não tenha nenhuma surpresa, já que isso pode contribuir para o aumento de abandono de carrinhos. Uma boa opção é sempre deixar em um local acessível um exemplar digital do CDC — Código de Defesa do Consumidor — isso mostrará que sua empresa está preocupada com os direitos dos clientes.

Bônus: Aproveite a reputação gerada nos Marketplaces

Uma das vantagens de vender nos marketplaces é que cada um deles acaba criando uma reputação separada para sua empresa. Sua operação em conjunto com os marketplaces é avaliada, e fortemente trabalhada junto aos consumidores pelos mesmos. Por isso é importante manter sua operação saudável, e desfrutar das avaliações positivas da sua loja dentro de cada marketplace.

 

Aumentar a credibilidade da loja virtual pode parecer simples, mas demanda muita atenção e investimento por parte dos empreendedores. Contudo, como a intenção é garantir que o consumidor se sinta confortável e confie na marca, todo investimento é fundamental.

Viu como a credibilidade é assunto sério? Que se manter atualizado e não sabe como? Ora, basta nos seguir no Facebook e no Linkedin.

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