Ao contrário do que as grandes fabricantes de software dizem, de que a melhor alternativa é utilizar as soluções de software de um mesmo fabricante para a gestão da empresa, utilizar um conjunto de softwares de fabricantes distintos mas que são especialistas em cada área ou negócio da empresa, esta sim é uma alternativa que acreditamos ser eficiente para a maioria das empresas.
Mas e quanto a integração? É possível criar um ambiente único de integração entre todos estes softwares sem que haja uma customização trabalhosa e detalhada em cada um deles, ou seja, cada software emite dados em formatos variados, mas o ambiente único de integração faz o papel de uma central de tradução e distribuição de dados, onde busca, converte e envia os dados de um software para outro.
As grandes fabricantes de software querem controlar todas as áreas de negócio da empresa, é uma forma de deixar o cliente em suas mãos e ir sugando-os aos poucos. Com base nas experiências com seus clientes, estas empresas vão incluindo regras de negócios nos pacotes de software utilizando-as em larga escala, ditando regras nos clientes que muitas vezes nem precisam de tal demanda. Como dito em nosso último post, o objetivo de um software é automatizar um processo manual, mas cada empresa trabalha de uma forma diferente, em níveis de maturidade diferentes, por isso a melhor alternativa é escolher um software especialista para cada negócio e necessidade da empresa, ao invés de escolher um software que faça tudo.
Então, o que é plausível? Contratar uma grande empresa de software, gastar uma fortuna e deixar todo o seu negócio engessado e nas mãos dela? Ou investir em softwares especialistas e criar um ambiente organizado e escalável onde todos eles possam compartilhar informações?
Digamos que você opte pela primeira alternativa. Um software de uma empresa controla todas as áreas de sua empresa, CRM, RH, Financeiro, Vendas, Produção. Com base em uma análise do último trimestre, você verificou que o processo de relacionamento com o cliente não está gerando resultados, está gerando insatisfação, não funciona como o esperado e é preciso alterá-lo. Você está nas mãos da empresa de software. Não pode trocar o CRM porque o resto do ambiente não suporta outro software de outro fabricante. Terá que exigir uma customização do módulo CRM de acordo com sua regra de negócio o que gera um alto investimento e tempo. E para a empresa de software, será uma grande dor de cabeça pois precisará alocar funcionários para customizar o módulo.
Entretanto, se você optar pela segunda alternativa, em que possui diferentes softwares de diversos fabricantes, todos eles interoperando através de um ambiente de integração, cada um deles especialista em um negócio, você simplesmente troca o CRM por outro disponível no mercado que irá atender sua demanda. Pronto! Como existe um ambiente de integração, é só encaixar a peça no quebra-cabeças, o processo de relacionamento com o cliente melhorou e o resto do ambiente estará funcionando como antes.