Criar e gerenciar uma loja virtual não é um trabalho fácil, já que se encontram muitos desafios, como aprimorar estratégias para alavancar as vendas, conquistar mais clientes e mais uma série de detalhes que devem ser verificados. O ambiente digital vem se tornando cada vez mais competitivo, e a busca por possibilidades que auxiliem o empreendedor a trazer mais clientes com um custo inicial reduzido é essencial.
Se você ainda não conhece o que de fato é essa alternativa, apresentaremos neste texto porque o Marketplace está se convertendo em algo tão popular. Por isso, confira nossas 4 dicas para aumentar as vendas no Marketplace e como se destacar dentro dele.
Compreenda os benefícios de trabalhar com o Marketplace
Antes de abordarmos as principais dicas para se destacar nas várias grandes plataformas de e-commerce, esclareceremos e mostraremos quais as vantagens de se estar nelas. Pois bem, confira quais são:
Investimento inicial reduzido
Conservar uma plataforma de comércio eletrônico funcionando corretamente e assegurar a melhor performance pode ter um gasto suficientemente alto. É necessário ter uma boa prestação de hospedagem, profissionais capacitados ou até contratar uma agência para garantir esses serviços.
Com o Marketplace, uma das únicas preocupações será o de ajustar a comissão que a plataforma terá para cada venda que for feita, pois a maior parte dos grandes Marketplaces funcionam com CPA (Custo Por Aquisição).
Maior visibilidade dos produtos
Os Marketplaces vêm sendo frequentemente relacionados como uma espécie de shopping center virtual, já que um grande número de pessoas visitam essas plataformas todos os dias.
Agora, suponha que você tenha sua loja virtual (ou loja de rua) com um fluxo menor de visitas e um alto gasto de atratividade. Agregar o seu e-commerce a um Marketplace amplia a oportunidade de sua empresa ser visitada por mais pessoas e, o melhor, não necessitará se atentar tanto para trazer clientes.
O modelo é fácil: quanto mais usuários visitarem os Marketplaces, maior será a probabilidade de vendas serem efetuadas. Logo, quanto maior for a fama da plataforma definida, maior será a possibilidade de sua loja se sobressair e aumentar as vendas.
Destaque nos mecanismos de busca
Um dos modos de se aproximar de novos clientes em qualquer comércio digital é ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca — seja no Google, Bing, entre outros. Pois, os clientes estão cada vez mais completando consultas antes de tomar uma providência em relação as compras.
Os Marketplaces têm uma boa otimização do SEO, que é um composto de métodos que aprimoram a plataforma para os mecanismos de busca. Sendo assim, mais uma vez toda a atenção de deixar sua loja aperfeiçoada para atrair clientes será menor. Mas vale ressaltar que uma boa definição com palavras-chave também é essencial
4 dicas para aumentar as vendas no Marketplace
Entendido quais são os principais benefícios de comercializar em um Marketplace, informaremos 4 dicas essenciais para sua empresa ter mais importância perante os concorrentes. Está Pronto? Então, vamos lá!
1. Classifique os produtos
Acaba se tornando um hábito, particularmente entre os novos consumidores, visitar os Marketplaces e pesquisarem produtos de acordo com as classificações. Essa descomplicada ação pode ser um motivo definitivo que fará com que seu negócio seja mostrado nos resultados dessas buscas.
Se o seu produto corresponde em mais de um grupo, busque acrescentar tags com as relativas categorias. Um exemplo é uma furadeira que se encaixa na classificação de eletroeletrônicos e também em ferramentas domésticas, já que também possuem essa atividade.
2. Otimize o prazo de entrega
Ao oposto do pensamento popular, o preço não é o único que ganha destaque em um Marketplace. O fator crucial de sucesso é o prazo de entrega.
Por esse motivo, oferecer frete rápido, com valores competitivos e aproximáveis é uma das condições mínimas para se destacar em meio ao mercado competitivo como é o dos Marketplaces. É preciso realizar muita pesquisa e negociação para encontrar o serviço que melhor promova a logística.
Se mesmo assim encontrar preços altos, é aconselhável elaborar novas maneiras de não perder o cliente, tais como:
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nas compras acima de um determinado valor, oferecer frete grátis;
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conseguir valores mais acessíveis com parcerias exclusivas com as transportadoras;
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dependendo da categoria do produto, pode ser ofertado frete grátis.
Também, entregar o produto de modo eficiente e segura também são outros pontos exigidos para se ter sucesso. Se o acertado com o consumidor foi de entregar em até 2 dias, o mínimo esperado é que a mercadoria esteja nas mãos do cliente antes ou no prazo limite. É importante ressaltar que o item precisa ser apresentado sem defeitos, isso garante a credibilidade.
3. Ofereça preços acessíveis
Um dos pontos interessantes dos Marketplaces é a grande variedade de preços existentes. Os clientes escolhem esses shoppings virtuais por, geralmente, disponibilizarem preços mais acessíveis do que os encontrados em lojas físicas. Desse modo, é essencial perpetrar preços competitivos e que sejam mais atraentes para despertar atenção e, como resultar, finalizar mais vendas.
A dica é monitorar regularmente os valores que os concorrentes diretos estão efetivando. Essa ação fará com que os preços dos seus produtos sejam sempre acessíveis dentro do seu mercado de atuação.
Mas, se atente para que preços não fiquem muito abaixo do praticado no mercado, isso acarretará em suspeitas sobre a procedência dos produtos. E o mesmo funciona com os preços muito altos, já que afastarão os clientes.
4. Aprimore a imagem dos produtos
Distintivamente de uma loja física, onde encontram-se vendedores para exibirem e esclarecerem dúvidas pertinentes dos clientes sobre os produtos, nas comercializações digitais o consumidor estará por “conta própria”. Logo, aprimore toda a apresentação e descrição dos produtos para que fique claro suas especificações.
Tirar fotos de alta qualidade destacando todos os pontos do produto é um bom modo do usuário visualizar com mais clareza como de fato o item é.
Selecione um Marketplace do seu nicho de mercado
Uma dica que não ficar de fora é buscar por quais são os melhores Marketplaces para o seu nicho de atuação. Um fracionamento mais básico poderá ser bem conveniente para a sua empresa.
No mercado existem diversos Marketplaces e cada um poderá atuar em uma categoria específica de venda como: somente vestuário ou eletrônicos. Por essa razão, faça uma busca aprofundada e descubra quais são os prós e contras de incorporar o seu negócio com cada Marketplace.
Como vimos, as 4 dicas para aumentar as vendas no Marketplace podem ser um bom plano para fazer sua marca crescer, já que, com ele, a exibição e a atração de clientes acontece de maneira natural.
Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre Marketplaces? Confira nosso artigo de como escolher a melhor plataforma.