Ninguém sabe ao certo de onde veio a expressão “black friday”, ou em que dia se iniciou a cultura das megas promoções da última sexta-feira de novembro. O que se sabe, são algumas especulações do tipo: pode ser que tenha surgido na década de 50, quando os operários não apareciam na sexta-feira após o feriado de ação de graças (feriado comemorado nos Estados Unidos e Canadá), ou se foi a polícia da Filadélfia que batizou o dia pela grande movimentação causada pelas promoções. Mas o ponto é que a Black Friday é o start inicial das compras de natal e fim de ano, os ótimos preços de produtos e condições especiais, favorece e facilita a compra.
O feriado comercial passou a ser integrado ao calendário brasileiro em novembro de 2010, ainda que com alguns problemas iniciai, conseguiu criar a tradição da dada no mercado de lojas online, pelo menos. Só no ano passado foi registrado uma movimentação por volta de 2 milhões de produtos vendidos online somando uma movimentação financeira de 1.5 bilhões de reais, segundo pesquisa realizada pela ClearSale em parceria com a Busca Desconto.
Entretanto tal volume de vendas também apresentou um alto número de reclamações, decorrido pelo despreparo de muitos lojistas em relação a data. O que é uma situação muito normal, pode-se dizer que black friday no Brasil é uma coisa totalmente nova, mas que seu negócio precisa estar preparado para alavancar suas vendas sem perder a qualidade na entrega.
O que leva a uma observação de que para participar das promoções da black friday, precisa-se estar preparado para trabalhar com uma entrega de alto volume e um grande tráfego de informações, e o segredo do sucesso é trabalhar para proporcionar a melhor experiência para seu cliente. Basta ter um planejamento claro e com um objetivo certo, assim como estratégias de como manter o prazo e qualidade de entrega os melhores possíveis.
Duas coisas que você enquanto lojista precisa ter claro são:
1- Seu cliente não quer esperar: Não é porque se trata de uma super promoção de black friday que seu cliente não hesitará duas vezes em te trocar pela concorrência que está oferecendo um prazo de entrega muito mais rápido por um preço de alguns reais mais caro. Alto volume de entrega não é desculpa para atrasar seu delivery. Lembre-se ninguém gosta de esperar.
2 – Quantidade é sim sinônimo de qualidade: assim como as pessoas não gostam de esperar, elas também não ficarão nada contentes em receber produtos danificados ou com um serviço de entrega ruim. Quando alguém clica o botão “comprar” e “confirmar pagamento” está registrando sua última ação racional em relação àquela compra, a partir desta etapa seu cliente não quer mais pensar sobre de que forma chegará o produto, ou, se você irá ter algum problema na entrega do produto que seu consumidor comprou. Não. Ele apenas quer usufruir daquilo que comprou, logo, qualidade de entrega irá destacar lojas que são, e as que não são uma opção na hora da compra.
Basicamente esses dois pontos marcam a experiência de compra dos seus clientes, mesmo que sejam produtos vendidos em marketplace a qualidade e agilidade de entrega irão destacar seu negócio dos outros, assim te fazendo diferente e até melhor do que os demais em um universo onde todos tem chances iguais de se destacar.