Você sabe como preparar a jornada de compra do seu cliente dentro da sua loja virtual? Todos sabemos que a Black Friday de e-commerces é a data que possui uma das maiores movimentações do mercado virtual, e seus números vêm crescendo a cada ano.
Segundo pesquisas, mais de 400 mil brasileiros realizaram sua primeira compra na internet durante a Black Friday de 2019, o que significa um aumento de 12% em relação ao ano anterior e mostra a importância de planejar a melhor experiência de compra para os seus clientes, principalmente para quem está chegando agora no mundo das compras online.
Em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus e com todas as restrições impostas pelo governo, o setor de e-commerce brasileiro aumentou em mais de 55% o seu faturamento, se comparado com 2019.
Ou seja, mais um motivo para se preparar para a Black Friday! Vivemos um cenário totalmente favorável às compras online, e diante de tantas opções, a sua loja precisa buscar meios de se destacar e oferecer uma boa experiência de compra para os seus clientes, e assim, fidelizá-los e garantir o sucesso também nos próximos anos.
O que é experiência de compra e como isso influencia na Black Friday de e-commerces em 2020?
Mas, o que é experiência de compra afinal? Vamos lá.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a preocupação com a jornada de compra do cliente passa a ser um requisito, e não mais apenas um diferencial. As empresas precisam, além de oferecer um atendimento personalizado, pensar em todo o caminho do cliente desde a busca por um produto até o pós venda.
Porém, sabemos o quanto isso pode ser desafiador para as empresas. Afinal, o cliente precisa ser totalmente impactado pelo seu produto para decidir adquiri-lo na sua loja e não na concorrência, certo? Em tempos de Black Friday, isso se torna ainda mais desafiador!
Ou seja, fica claro que a experiência de compra pode ser definida como uma grande estratégia de venda que torna a jornada do seu cliente mais atraente e personalizada, para que ele se sinta confortável e realizado ao fazer suas compras e crie mais conexões e afinidade com a sua marca e seus produtos.
Por que melhorar a experiência de compra (UX) no mundo virtual?
Você sabia que foi comprovado que mais de 80% dos consumidores deixam de fazer negócios com uma loja ou uma marca devido a uma experiência ruim? Por isso, a Black Friday exige total preparação e planejamento das lojas virtuais para que seu site suporte o alto número de visitas simultâneas e garanta uma jornada sem falhas.
Além disso, o número de pessoas conectadas a tablets e smartphones aumenta mais e mais a cada ano, o que deve ser levado muito em consideração. Afinal, estão chegando mais consumidores para realizar compras e pesquisar preços.
É importante ter em mente que o consumidor está cada vez mais conectado a diversos tipos de canais de compra e isso o deixa mais exigente na hora de pesquisar seus produtos. Por isso, você precisa manter sua loja virtual em destaque, criar seu diferencial e garantir a experiência mais completa possível para seus clientes.
Leia mais em: Prepare-se para a Black Friday 2020 com a Hub2b
Mas, e como fazer isso?
Primeiro de tudo, organize-se! A Black Friday está chegando e a sua loja precisa estar preparada para recebê-la. Comece a colocar tudo o que foi planejado até agora em prática e faça testes em todas as suas plataformas digitais (site, redes sociais, suporte) para que tudo esteja funcionando perfeitamente!
Outro ponto importante é ouvir e criar empatia com os seus clientes. Saiba o que eles procuram e assuma o papel de consumidor em todas as etapas para entender o que ainda pode ser melhorado e otimizado na sua operação.
Interagir de forma eficiente é antecipar-se e estar preparado para todas as dúvidas que seu cliente possa ter, para resolvê-las de forma rápida e satisfatória.
Surpreenda seu cliente com vantagens e benefícios inesperados e que tenham a ver com o seu perfil, como um produto brinde, uma mensagem exclusiva no pós venda, um vale desconto nas próximas compras ou um cartão de fidelidade, por exemplo. Para isso, é importante manter uma boa estratégia de fidelização de clientes e customer success.
Na Black Friday, a tendência é que a interação com seu suporte aumente, tanto para sanar dúvidas quanto para trocas ou devoluções de produtos. Por isso, é importante investir em tecnologia para que esses atendimentos sejam rápidos, porém sempre de forma humanizada para que seu cliente confie em você de forma genuína.
Ao final, envie uma pesquisa de satisfação que permita que seu cliente seja transparente e te ajude a melhorar sua operação para o próximo ano. Isso aumenta sua proximidade e, ao mesmo tempo, permite que sua loja virtual receba feedbacks construtivos para que sua marca e seus produtos tenham cada vez mais credibilidade no mercado.
E aí, preparado para a Black Friday 2020? Confira mais algumas dicas sobre como vender mais na Black Friday e garanta o sucesso da sua loja com a Hub2b!