Parece que ontem mesmo estávamos pulando sete ondas e desejando um feliz ano novo para todas as pessoas que víssemos na rua. Eis que, em um “piscar de olhos” já é setembro e falta pouco mais de dois meses para a Black Friday!
Há um tempo, falamos que nunca é cedo demais para se preparar para a Black Friday, por se tratar de uma data em que normalmente o fluxo de vendas se eleva muito. A data vem ganhando um espaço muito importante no calendário do varejo brasileiro, apesar de seu início conturbado e toda aquela má fama de “black fraude”, segundo uma pesquisa realizada pela Google Brasil, as pesquisas relacionadas à Black Friday em geral são muito positivas e acabou por se tornar uma das datas queridinhas pelos consumidores.
Eis que separamos um check list para estar preparado antes da Black Friday chegar.
Ótimas ofertas, trazem grandes responsabilidades
Os marketplaces sempre prezam por vendedores que cumprem o que prometem, principalmente em épocas de grande fluxo de vendas, como a Black Friday. Segundo uma pesquisa do e-bit, estima-se que o e-commerce volte a crescer na Black Friday esse ano e bata a marca de 2,2 bilhões em vendas. E para garantir seu sucesso em vendas, assegure-se que tudo estará redondinho e funcionando. Em primeiro momento, fique atento às datas limite para atualização de ofertas nos marketplaces, provavelmente você receberá um e-mail marketing de cada canal de venda sobre isso e também com as regras que aplicam-se ao feriado comercial.
Operação
É hora de checar toda sua operação: como vai o desempenho do seu e-commerce? Tem atendido às suas necessidades? Seu ERP, está funcionando certinho? E quanto ao gerenciamento de sua operação, está integrada ou você ainda trabalha de forma manual? Lembre-se de analisar seu fluxo de vendas como um todo, para aperfeiçoar o que for necessário, principalmente se desejar agregar canais de venda à sua operação, ou, até mesmo contratar um hub que fará a integração do seu negócio, esta é a hora.
Estoque
Nos últimos anos, os marketplaces têm percebido um comportamento muito comum e recorrente entre os lojistas: vender todo o estoque na Black Friday e não conseguir repor para os meses seguintes.
Segundo alguns canais de venda, o lojista foca toda sua preocupação e esforço para vender muito na Black Friday, acaba por ficar com produtos inativos pela falta de estoque, como a data é no fim de novembro alguns fornecedores saem de férias, ou, precisam de um tempo para fabricar os produtos. Isso impacta diretamente nas vendas do lojista nos marketplaces e até mesmo em seu próprio e-commerce. Assim, procure deixar alinhado com seus fornecedores suas expectativas de vendas para a Black Friday levando em consideração que logo depois já começam suas vendas para o Natal!
Frete
Tenha sempre um plano “B”, se necessário tenha um plano “C” também, é muito melhor estar prevenido para eventuais contratempos do que acabar com uma má qualificação porque deixou de entregar seu produto no prazo estipulado. Inclusive, apesar de o frete na black friday ser um pouco mais extenso que o normal, sempre é bom entregar o quanto antes para o consumidor, isso vai te dar mais credibilidade perante ao marketplace.
Vivendo e aprendendo!
Como foi sua última experiência na Black Friday? Tire um tempinho para analisar como foi trabalhar com os marketplaces nesta data, tire ensinamentos de tudo que aconteceu, aprenda com seus erros e acertos. Assim, você fará muito melhor este ano! Caso seja marinheiro de primeira viagem, fique atento as dicas encaminhadas pelos marketplaces, procure inteirar-se sobre as regras e certifique-se estar de acordo com todas.
E aí, gostou das dicas?
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