Os empreendedores já estão animados para iniciar 2022 e lucrar com as vendas do e-commerce. Nos dois últimos anos de pandemia, a economia mundial deu uma estagnada, apesar das pessoas terem se adaptado a fazer compras online. Porém, a expectativa é que o ritmo continue crescendo e que o faturamento aumente.
Para isso, o empresário deve ficar atento às datas comemorativas do próximo ano e ter estratégias para recuperar o que deixou de vender.
Dessa forma, a palavra de motivação e ânimo é planejamento e ter uma visão de longo alcance. Com isso, você sairá do vermelho sem sombras de dúvidas.
Datas importantes de 2022
Para fazer um plano comercial dos grandes momentos do e-commerce, é preciso ficar atento a cada período. Isso vai ajudar a aperfeiçoar suas operações para cada um deles, oferecendo ao seu público o que ele espera em cada momento de celebração e compras.
Mas nunca se esqueça que planejar com antecedência dá a você a possibilidade de negociar melhores preços com seus fornecedores, além de programar estratégias eficientes de atendimento e entrega para que seus clientes se sintam encantados pela sua marca.
Veja as datas:
- 08 março – Dia Internacional da Mulher
- 15 março – Dia Mundial do Consumidor
- 20 março – Início do Outono
- 17 abril – Páscoa
- 22 abril – Dia do Descobrimento do Brasil
- 01 maio – Dia do Trabalho
- 08 de maio – Dia das Mães
- 12 junho – Dia dos Namorados
- 21 junho- Início do inverno
- 15 julho – Dia do Homem
- 20 julho – Dia do Amigo
- 26 julho – Dia dos Avós
- 14 agosto – Dia dos Pais
- 07 setembro – Independência do Brasil
- 22 setembro – Início da Primavera
- 30 setembro – Dia da Secretária
- 12 outubro – Dia das Crianças
- 15 outubro – Dia do Professor
- 25 novembro – Black Friday
- 28 novembro – Cyber Monday
- 21 dezembro – Início do Verão
- 25 dezembro – Natal
- 31 dezembro – Reveillon
No primeiro semestre acontecem trocas de presentes pós-Natal e também período de férias. Por isso, esteja preparado para fazer novas vendas.
É nesse período que as famílias estão aproveitando as férias com os filhos e aproveitam para comprar itens esportivos e de lazer.
No primeiro semestre também damos adeus ao verão para brindar a chegada do outono, então é uma ótima oportunidade de liquidações.
Em março tem o mês do consumidor e que a cada ano está ganhando mais relevância para o varejo brasileiro. Como conquistar mais clientes? Muito simples, promova descontos exclusivos.
Não esqueça da Páscoa em abril e Dia das Mães em maio. Importantes datas para faturar com o e-commerce.
E, para fechar o primeiro semestre tem o Dia dos Namorados em junho. A expectativa é grande para a data, já que nos últimos dois anos os negócios relacionados notaram certa retração no faturamento devido à mudança de comportamento dos casais.
Para o segundo semestre tem o Dia dos Pais em agosto, Dia das Crianças em outubro, Black Friday em novembro e Natal em dezembro.
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Potenciais de datas comemorativas para 2022
Outra maneira de se organizar com o calendário de 2022 é por nichos e campanhas promocionais que vão desde vestuário de calçados até utensílios para pet. Confira as datas!
Vestuário e calçados
- 21 janeiro – Dia Internacional do Moletom
- 19 fevereiro – Dia do Esportista
- 19 julho – Dia Nacional do Futebol
- 09 outubro – Dia do Atletismo
Móveis e eletrodomésticos
- 03 junho – Dia Mundial da Bicicleta
- 13 julho – Dia Mundial do Rock
- 15 dezembro – Dia do Arquiteto
Perfumaria e cosméticos
- 05 agosto – Dia Nacional da Saúde
- 15 de agosto – Dia dos Solteiros
Livrarias e papelarias
- 18 abril – Dia Nacional do Livro Infantil / Dia de Monteiro Lobato
- 24 maio – Dia do Vestibulando
- 08 setembro – Dia Internacional da Alfabetização
- 29 outubro – Dia do Livro
Jogos e eletrônicos
- 19 junho – Dia do Cinema Brasileiro
- 19 julho – Dia Nacional do Futebol
- 13 julho – Dia Mundial do Rock
- 15 de agosto – Dia da Informática
- 10 outubro – Semana da Ciência e Tecnologia
Restaurantes e alimentícios
- 26 janeiro – Dia da Gula
- 31 março – Dia da Saúde e Nutrição
- 28 maio – Dia Mundial do Hambúrguer
- 07 julho – Dia Mundial do Chocolate
- 10 julho – Dia da Pizza
- 15 agosto – Dia dos Solteiros
- 16 outubro – Dia Mundial Alimentação
- 01 novembro – Dia Mundial Veganismo
- 12 novembro – Dia do Supermercado
Agro e pet
- 10 maio – Dia do Campo
- 25 maio – Dia trabalhadores Rurais
- 15 julho – Dia Nacional do Pecuarista
- 25 julho – Dia do Colono
- 04 outubro – Dia do cão
- 16 outubro – Dia Mundial Alimentação
Planejamento para 2022
Seguir o calendário de datas comemorativas é fundamental para alavancar vendas e criar oportunidades de relacionamento com os clientes.
Para te ajudar, faça uma lista do que você precisa executar e que vai de apoiar na hora de colocar em prática as ações e ter mais sucesso na execução:
1 – Reveja, com muita antecedência, os prazos de entrega para toda data comemorativa importante do seu e-commerce, pois são estas as épocas de maior fluxo de produção e de entrega.
2 – Informe seu cliente até quando ele deve comprar para receber a tempo do dia especial. Crie uma tabela com prazos por região ou anuncie “compre até o dia X e receba a tempo”.
3 – Converse com seus fornecedores e tente sempre disponibilizar um meio de entrega mais rápido, ainda que mais caro.
4 – Invista em estratégia Omnichannel – retire na loja – como saída para aqueles que compram em cima da hora.
5 – E, por fim, invista em brindes temáticos e embrulhos personalizados para cada dara, eles conquistam qualquer um
Criar campanhas interessantes e diferentes em datas especiais coloca seu negócio à frente da concorrência. Às vezes, ideias simples geram ótimo retorno! Dessa forma, você já começou a planejar suas ações para 2022?
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Sem contar que a Hub2b tem um histórico de estabilidade nas maiores datas de venda do comércio: como o dia das mães, namorados, Natal e, claro, na Black Friday
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