Como aumentar a visibilidade no Facebook do e-commerce? | Hub2b
Como aumentar a visibilidade no Facebook do e-commerce?

Como aumentar a visibilidade no Facebook do e-commerce?

Como aumentar a visibilidade no Facebook do e-commerce?

Aumentar as vendas é um dos principais objetivos de toda loja virtual e, para isso, é preciso estar presente em todos os canais em que o seu público está inserido. Por essa razão, um dos pontos que você precisa saber é como aumentar a visibilidade no Facebook.

Você deve estar se perguntando: como usar o Facebook para alavancar as vendas? Como essa ferramenta pode contribuir com a divulgação e gestão do meu e-commerce e, assim, melhorar as conversões do negócio?

Para tirar suas dúvidas, continue a leitura que vamos explicar neste post!

 

 

Facebook e sua importância para o e-commerce A primeira coisa que sabemos é que seu público certamente está no Facebook. Isso porque essa plataforma é a maior rede social do mundo que conta com mais de 100 milhões de usuários somente no Brasil. Em outubro de 2021, o principal acionista do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou no evento Facebook Connect, que a plataforma e outros produtos relacionados, como Instagram WhatsApp, seriam controlados por uma empresa chamada Meta. Essa mudança de marca teve o objetivo de atuar com a expansão do “metaverso”, que nada mais é que um conjunto de experiências digitais imersivas que envolvem realidade virtual, realidade aumentada e outras tecnologias que não se limitam às telas 2D. O que é Facebook Meta?

Facebook e sua importância para o e-commerce

A primeira coisa que sabemos é que seu público certamente está no Facebook. Isso porque essa plataforma é a maior rede social do mundo que conta com mais de 100 milhões de usuários somente no Brasil.

Em outubro de 2021, o principal acionista do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou no evento Facebook Connect, que a plataforma e outros produtos relacionados, como Instagram WhatsApp, seriam controlados por uma empresa chamada Meta.

Essa mudança de marca teve o objetivo de atuar com a expansão do “metaverso”, que nada mais é que um conjunto de experiências digitais imersivas que envolvem realidade virtual, realidade aumentada e outras tecnologias que não se limitam às telas 2D.

O que é Facebook Meta?

A empresa Facebook funcionava como uma empresa-mãe, ou seja, era responsável por diversos produtos e outras empresas subsidiárias que formavam esse conglomerado.

Nessa mudança, o Facebook passou a fazer parte do grupo Meta. E, porquê? Porque o grande objetivo da Meta é a criação de um metaverso.

Complicou? Calma que eu lhe explico! O metaverso é um ecossistema virtual colaborativo integrando as plataformas, produtos e ferramentas da empresa, de forma que as pessoas consigam compartilhar o mesmo espaço com diferentes tecnologias.

Basicamente é uma realidade paralela a que vivemos onde as interações entre pessoas poderão ser multidimensionais.

Sua empresa presente no Facebook

Depois de entender como a tecnologia virtual está bastante avançada para essa realidade, você ainda acha que a sua empresa não deve estar presente no Facebook?

O Facebook é excelente para e-commerce. Apesar de sua principal função ser o engajamento do público com pessoas, empresas e marcas, a rede social costuma ser o ponto de partida para boas transações de negócios, inclusive através de anúncios no Marketplace da própria plataforma.

Então você deve estar se perguntando: como aumentar visualizações no Marketplace? Por se tratar de um espaço dentro da rede social em que as pessoas podem anunciar produtos novos ou usados para venda, para aumentar as visualizações preste atenção nestas dicas.

Dicas de como aumentar a visibilidade no Facebook

Para que você saiba como começar hoje mesmo a fazer a notoriedade do seu e-commerce no Facebook crescer, separamos aqui 7 dicas matadoras. Vamos a elas?

  1. Intercale posts de produtos com conteúdo de valor

Um erro que muitas empresas — independente de serem virtuais — cometem é criar postagens nas redes sociais que falam unicamente dos produtos oferecidos. Como dono de negócio, você pode até pensar que esse é o melhor caminho, mas coloque-se no lugar do seu público por um momento.

Ao passar pelo feed de notícias do Facebook, você gosta mais de ver dicas e informações sobre assuntos que lhe interessem ou posts que simplesmente dizem “compre o meu produto”? Se você respondeu à primeira opção, com o seu público não é diferente.

Portanto, dedique boa parte dos seus posts à publicações desse tipo. Uma boa maneira de fazê-lo é por meio da técnica 80/20, ou seja, 80% do seu conteúdo voltado ao valor e 20% à oferta de seus produtos.

  1. Publique nos melhores horários

Não existe horário certo para publicar no Facebook, pois isso vai depender do comportamento de cada audiência. Por isso, fique atento aos horários de maior acesso da sua audiência.

Para conferir quais são os seus horários de pico, basta acessar o Facebook Insights e, em seguida, clicar em Publicações. Lá você poderá ver que horas o seu público mais acessa as suas postagens. Programá-las nesses horários poderá aumentar o engajamento com a sua fanpage.

  1. Faça relatórios e analise os resultados do Facebook

Já que falamos de Facebook Insights, ela é a principal ferramenta para você analisar a performance da sua marca na rede social. Os relatórios gerados apontam:

  • quais ações foram realizadas na fanpage;
  • quantas visualizações ela teve;
  • quantas curtidas teve durante um determinado período;
  • qual foi o alcance das suas publicações;
  • quais envolvimentos ela gerou;
  • quantos seguidores ganhou;
  • além da análise de cada publicação sua e comparação com páginas concorrentes.
  1. Inclua um CTA em cada post

CTA é a sigla de “call to action”, ou seja, é uma chamada para ação que você pode colocar em qualquer tipo de postagem, até mesmo nas redes sociais. Afinal, cada publicação tem uma intenção: pode ser pedir um comentário sobre o post, compartilhar dentro do Facebook ou, caso se trate de uma publicação comercial, clicar para fazer a compra do produto.

Por isso, para que o público faça o que se espera em cada post, lembre-se de incluir um CTA convidando-o a executar essa ação.

  1. Coloque botões de compartilhamento nas redes sociais em seu site

Compartilhar

Ações no Facebook não precisam ser feitas somente dentro das redes sociais. Insira também botões para compartilhamento no site do seu negócio.

Imaginemos que uma pessoa chegue até o seu site e veja um produto que possa interessar um amigo. Se houver ali um botão do Facebook, ele poderá compartilhar na linha do tempo desse amigo que poderá comprar o produto, ou mesmo marcar o amigo.

Mesmo que ele acabe não comprando, ao menos passou a conhecer a sua marca. Por isso, colocar botões também é uma forma de aumentar a visibilidade do seu negócio.

  1. Invista em Facebook Ads

Sim, você também deve investir em anúncios. Por mais que os seus resultados orgânicos estejam indo bem, é preciso levar em conta que aproximadamente 2% a 3% dos seus fãs e seguidores veem os conteúdos publicados no Facebook por conta do algoritmo da rede social.

Por isso, criar anúncios pode expandir essa visibilidade tanto para o público que já lhe acompanha quanto para atrair novos fãs para o seu negócio.

Afinal, o Facebook Ads oferece campanhas específicas destinadas a conseguir mais curtidas, levar pessoas ao seu site, aumentar a conversão de vendas, entre outros. Além disso, você também pode vincular os anúncios a sua conta do Instagram.

  1. Participe de grupos

Os grupos do Facebook também são uma ótima maneira de promover o seu negócio. Contudo, atente-se que os grupos permitem apenas a participação de pessoas, e não de empresas. Por isso, você deve acessá-los com o seu perfil pessoal.

Cada grupo tem as suas regras, por isso, leia-as com bastante atenção para não ser excluído por desrespeitá-las.

Por exemplo: se um grupo permitir publicação de anúncios, fique à vontade para promover os seus produtos por lá usando o seu perfil. Por outro lado, se anúncios não forem permitidos, compartilhe postagens de valor da sua fanpage ou blog a fim de gerar mais audiência a conhecimento de marca para o seu e-commerce.

Seguindo essas dicas de como aumentar a visibilidade no Facebook do e-commerce, você poderá começar a otimizar seu negócio virtual hoje mesmo.

Gostou das dicas? Não deixe de acompanhar nosso conteúdo e aprender cada vez mais sobre o mundo do comércio virtual e lucrar cada vez mais com seu negócio.

Assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos!

Comentários
Share

A Hub2b conecta a sua marca com os maiores marketplaces. Conheça a ferramenta mais prática para gerenciar e automatizar a sua operação nos marketplaces.