Quando você realiza ações que geram mais vendas para o seu e-commerce, chega a calcular o retorno sobre o investimento feito para que elas tragam esses resultados? Acredite, dúvidas de como calcular o ROI são mais comuns entre donos de negócio do que você imagina.
Para que o mesmo não ocorra com a sua loja virtual, redigimos este artigo, para mostrar a importância desse indicador e como fazer o cálculo do seu ROI.
O que é ROI?
ROI é a sigla de “Return over Investment”, ou seja, refere-se ao retorno sobre investimento. Por meio dele, você consegue saber quanto dinheiro a sua loja virtual está ganhando ou perdendo a cada aplicação feita. Portanto, isso inclui todas as ações que você efetua objetivando algum lucro, por exemplo, campanhas de marketing, upgrade de servidor, aquisição de novos produtos, ferramentas online para o seu e-commerce etc.
Dessa forma, ficam evidentes os investimentos que valem a pena, assim como aqueles que não estão dando certo e precisam ter um desempenho melhor.
Por que calcular o retorno sobre o investimento é importante para o e-commerce?
O ROI é um indicador essencial em qualquer tipo de negócio, pois ajuda a ter uma melhor gestão do e-commerce, uma vez que você passa a ter plena ideia do quão lucrativo e escalável ele está sendo. Dessa forma, quando sua empresa for avaliada, investidores também checarão o retorno sobre investimento que ela produz, pois é uma das bases que os ajudarão a tomar a decisão sobre se vale a pena investir no seu negócio ou não.
Por essa razão, ficar atento a esse indicador também possibilita criar objetivos e metas para a sua loja virtual, possíveis de serem alcançados, além de levantar o tempo que os investimentos precisarão para trazer o retorno esperado. Considere, ainda, que a sua empresa precisa ter compreensão do ROI como uma métrica que influencia as metas e objetivos traçados. Por isso, seja realista na hora de criá-las.
Como calcular o retorno sobre o investimento?
O cálculo do ROI é simples de ser feito, pois consiste apenas da seguinte fórmula matemática:
((Receita – Investimento) / Custo) x 100
Vejamos um exemplo para ficar mais fácil o entendimento: você decide fazer uma promoção para divulgar um produto e aumentar as vendas. Para isso, investe em anúncios no Google Adwords e Facebook Ads. Seu investimento foi de R$ 1000 e o retorno de R$ 1750, vamos jogar estes números na fórmula:
((1750 – 1000) / 1000) x 100
O resultado é 75, o que significa que o ROI foi positivo, pois trouxe um retorno de 75%. Por outro lado, se o investimento de R$ 1000 trouxer uma receita de apenas R$ 800, vejamos como fica a aplicação na fórmula:
((800 – 1000) / 1000) x 100
O resultado é -20, portanto, o ROI da sua ação foi 20% negativo se comparado ao investimento feito, sinal de que as ações devem ser otimizadas para trazer um retorno melhor.
E por falar em melhorias, agora que você já sabe como calcular o retorno sobre o investimento na sua loja virtual, confira também este artigo em que trazemos os 8 erros no e-commerce que você deve evitar.