Para ter sucesso com a venda de produtos online, estar presente nas plataformas de marketplace é uma ótima oportunidade. O mercado, atualmente, está repleto de opções, mas, você sabe como escolher o melhor marketplace para vender o seu produto ou serviço?
Cada plataforma possui as suas particularidades e processos distintos, inclusive atendem diferentes público alvos. Por isso, é tão importante se atentar à essas informações e regras de cada uma para entender qual o perfil ideal de marketplace para o seu tipo de negócio.
Tomar a decisão sobre quais marketplaces anunciar pode ser um pouco complicado, por isso, neste conteúdo, preparamos algumas dicas para te ajudar nesse processo. São pequenas diferenças que podem significar um grande sucesso de vendas.
O que preciso saber antes de vender em um marketplace?
Todos os marketplaces possuem algumas regras em comum que o vendedor precisará cumprir, que são basicamente:
- Cadastrar seus produtos;
- Manter o estoque atualizado;
- Manter os preços atualizados;
- Responder o SAC;
- Monitorar as vendas
- Emitir notas fiscais de venda;
- Preparar e enviar os pedidos o quanto antes;
- Enviar os dados de pedido e rastreio para o marketplace;
Por isso, é tão importante integrar a operação com os seus sistemas de gestão, para que assim, todas as tarefas sejam efetuadas com rapidez, agilidade, menos burocracia e com menos erros.
Além disso, já que estamos falando em sucesso de vendas, quanto mais o vendedor se especializar, maior a necessidade de anunciar e vender em outros canais. Ou seja, é aqui que entra a importância de contratar um hub de integração para unir e centralizar todos os marketplaces em uma única plataforma de gestão.
E agora, como escolher os melhores marketplaces para anunciar os meus produtos?
Separamos 6 dicas essenciais para entender e analisar os marketplaces. Acompanhe:
1. Analise a reputação de cada marketplace
Lembre-se que, ao vender produtos em marketplaces, a sua imagem fica automaticamente relacionada à eles. Por isso, busque plataformas com boas reputações e avaliações dos consumidores. O bom funcionamento da plataforma é fator decisivo na hora do cliente fechar uma compra.
2. Analise o segmento de cada marketplace
Você sabe em qual segmento os seus produtos se encaixam? Esportes, eletrônicos, moda? Para definir o melhor marketplace, é importante definir o segmento dos seus produtos para, assim, entender a plataforma mais bem ranqueada para o segmento ou nicho.
3. Quais marketplaces aparecem nos primeiros lugares da busca pelo seu produto?
Pesquise o seu produto mais importante na internet e analise quais são os primeiros marketplaces que aparecem nos resultados. Em seguida, faça a mesma pesquisa para todos os outros produtos da sua loja. Dessa forma, será possível entender quais marketplaces possuem maior potencial de vendas para os seus produtos. E lembre-se de realizar essa pesquisa sempre que começar a vender um produto novo!
4. Analise o custo da operação
Como qualquer outro planejamento, é importante calcular todos os custos que serão necessários para operar nos marketplaces. Entenda o seu potencial de investimento e analise todas as taxas e comissões cobradas pelos marketplaces para avaliar se está dentro do que você pode investir no momento.
5. Os marketplaces selecionados fazem remarketing?
Sabe quando você pesquisa um produto e depois começa a receber diversos anúncios sobre o mesmo produto pesquisado? Isso é remarketing. Avalie se as plataformas selecionadas investem neste recurso, pois ele é muito importante para a conversão de vendas e dá muito resultado.
6. Compare os resultados e trace as melhores opções para a sua loja
Com base em tudo o que foi dito, chegou a hora de analisar todas as opções selecionadas e entender quais delas fizeram mais sentido para o seu momento e para os seus produtos. Quais marketplaces apareceram mais vezes em primeiro lugar nas buscas por produtos similares ao seu? Quais deles possuem menores taxas de comissão? Todos eles apostam no remarketing?
Ao responder essas perguntas, você terá em mãos as melhores opções e, a partir daí, é só começar a anunciar e vender! E não se esqueça da importância de contar com um hub de integração na hora de organizar todos os marketplaces. O hub será o seu maior aliado na gestão e centralização dos processos para vender sempre mais.
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