O e-commerce vem se consolidando cada vez mais, se tornando preferência de compra por parte dos consumidores. Isso se deve à facilidade de se adquirir um produto, às várias formas de pagamento disponíveis e aos preços mais baixos.
Por outro lado, o mercado virtual também vem se tornando competitivo, exigindo que as marcas busquem por estratégias que as façam ganhar destaque e atrair mais consumidores. Um desses métodos utilizados pelas empresas é incorporar a rede social Instagram na estratégia de vendas.
Pensando nisso, reunimos no post de hoje algumas dicas sobre como melhorar as vendas usando o Instagram, além de fidelizar e atrair mais clientes. Quer saber mais? Confira!
Publique conteúdo com regularidade
A primeira dica não poderia ser outra: poste conteúdo de qualidade regularmente. Quando se cria um perfil no Instagram, deve-se alimentá-lo com aquilo que for pertinente à essência da empresa.
Quando alguém decide seguir um perfil na rede social, quer ver conteúdos relacionados ao dia a dia, sugestões de assuntos interessantes ou, até mesmo, produtos que possam interessá-los.
Mesmo que não poste todos os dias, defina quais são os melhores dias e horários para colocar o conteúdo online.
Existem outras empresas que fornecem soluções, gratuitas ou não, que permitem que você programe o aplicativo para que um conteúdo seja postado em determinado horário. Nesse ponto, tenha atenção: verifique se o conteúdo realmente será postado ou apenas será feito um lembrete para que você poste mais tarde.
Responda os comentários
O Instagram é uma rede social que pode ser utilizada para várias finalidades, tais como vender produtos, divulgar shows ou autopromoção. Não importa qual seja o uso, o relacionamento é fundamental.
Assim como qualquer pessoa no mundo, seus seguidores querem ser notados. Por isso, quando algum usuário enviar um comentário, procure respondê-lo da melhor forma possível. Essa simples, mas importante ação fará com que o seu consumidor se sinta privilegiado.
Demonstrar empatia e solidariedade trará inúmeras vantagens para sua marca, promovendo o aumento do seu alcance e o engajamento das pessoas com a sua empresa. Outro ponto que se torna mais fácil de otimizar é o atendimento ao cliente.
Esses são alguns indicadores que poderão fazer com que a sua loja virtual ganhe ainda mais destaque digital, além, é claro, de aumentar as chances de se fechar uma venda.
Mas, assim como a postagem regular de conteúdo precisa ter um horário e dia definidos, responder os comentários também precisa ser feito dentro de um determinado período. Além de tudo, essa padronização ajudará a otimizar o tempo do seu time de marketing.
Utilize links para aumentar suas vendas
O Instagram ainda não permite links clicáveis no corpo do texto da sua postagem, apenas na descrição do perfil. É preciso, então, planejar bem como usar essa oportunidade.
Se o seu e-commerce tem um produto que tenha um grande volume no estoque e você não sabe como melhorar as vendas, pode ser uma excelente ideia criar uma campanha no Instagram para incentivar a venda dele e usar o link para isso.
Por outro lado, se sua estratégia é direcionada para aumentar a base de leads, pode ser rentável incluir um link que direcione para um landing page. Nela, o usuário dará informações pessoais, como nome e e-mail, em troca de algo, como um e-book.
Portanto, sempre indique, quando viável, que ele poderá utilizar o link da bio para ser direcionado para outra página onde possa comprar algum produto, se informar melhor ou assinar uma newsletter.
Quando utilizar os links, procure encurtá-los, pois isso ajudará a entender quantas pessoas de fato estão clicando e se direcionando até a página. Esse simples passo ajuda na mensuração da campanha, além de tornar as URLs mais amigáveis.
Use hashtags para ser encontrado
As hashtags são utilizadas para identificar um determinado tema que está sendo debatido nas redes sociais. Basicamente, são palavras-chave que antecedem a cerquilha (#), facilitando a pesquisa de temas dentro do Instagram.
Como se trata de palavras-chave, devem ser escolhidas com cuidado para atrair público qualificado para o seu perfil ou postagem. Em outras palavras, direcionar o conteúdo para pessoas que realmente estão interessadas em consumir aquele determinado assunto.
Agora imagine que sua marca vende tênis para corrida e utilize somente #tenis no Instagram. Esse simples ponto pode parecer inofensivo, mas poderá atrair pessoas que procuram calçados para passeio, não para corrida. Com isso, busque utilizar palavras que descrevem de maneira objetiva sobre o que se trata o post.
Prepare ofertas exclusivas
O Instagram pode ser um excelente canal de divulgação de ofertas e promoções exclusivas, já que permite que a mensagem seja espalhada de maneira rápida.
É proveitoso ofertar vantagens para os seguidores. Busque presenteá-los como promoções especiais e exclusivas para os usuários do Instagram. Algumas pessoas seguem perfis de empresas justamente para ganharem brindes. Aproveite isso para mostrar como sua marca vai além e pode ser a empresa ideal para esses utilizadores.
Utilizar a rede social para vender os produtos é vantajoso, mas é essencial fazer com que seus seguidores se sintam especiais e, consequentemente, aumentar o engajamento da comunidade com sua marca.
O Instagram pode ser uma excelente fonte de leads para o topo do funil, pois por meio de conteúdos criativos, é possível atrair mais pessoas para conhecer sua marca.
Busque postar conteúdo instigante. Quer um exemplo? Se sua empresa está fazendo uma campanha com algum influenciador de um determinado nicho, procure postar fotos dos bastidores com essa pessoa. Assim, os seguidores sentirão que fazem parte disso e terão mais engajamento com a ação, posteriormente.
Além disso, aposte em fotos dos próprios usuários utilizando o produto da sua loja virtual. Um exemplo de oferta especial é oferecer um prêmio para o criador da postagem com mais engajamento. Use a imaginação para extrair o máximo dessa ferramenta!
Publique textos e imagens criativas
Mesmo que a imagem seja o foco do Instagram, o texto é um bom companheiro para aumentar o engajamento. Não é só na rede social que as palavras são essenciais: os mecanismos de busca também procuram e guardam a descrição dos produtos e das hashtags. Portanto, busque apresentar o seu post de forma simples e direta.
Além de um texto bem escrito na legenda, a imagem deve ser de alta qualidade — seja fotografia ou uma ilustração. Atualmente, o tamanho recomendado para uma imagem no Instagram é de 1080 x 1080 pixels, mas é importante se manter atualizado em relação às alterações da plataforma.
Quanto melhor for a combinação de imagem, texto e hashtags criativas, maiores serão as chances de ampliar o engajamento e, consequentemente, aumentar as vendas.
Como você viu, o Instagram é um excelente canal de divulgação de produtos. Seguindo nossas dicas, porém, torna-se possível aproveitar ao máximo a plataforma para melhorar as vendas. Por isso, mantenha-se atualizado e aproveite todas as oportunidades que surgirem.
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