Quem tem um e-commerce sabe que, para aumentar as vendas, é preciso ter um número cada vez maior de visitantes. Portanto, para isso, a estratégia digital da sua loja virtual precisa contar com boas ferramentas de SEO.
E para saber quais são, lhe convidamos para ler este artigo até o final. Vamos lá?
Quais ferramentas de SEO me ajudarão a ter destaque no Google?
Para que você comece a otimizar o SEO do seu negócio virtual agora mesmo, confira aqui as 4 principais ferramentas que precisa conhecer.
SEMRush
SEMRush é uma das ferramentas mais necessárias para estratégias de Marketing Digital. Ao mesmo tempo em que você verifica palavras-chave e backlinks, também pode usar o SEMRush para espionar seus concorrentes. Portanto, ele é, de longe, um instrumento bastante completo que lhe permite entender sua concorrência e aumentar os resultados nos motores de busca.
Mas não foi sempre assim. SEMRush começou como uma simples ferramenta de rastreamento de ranking e levou anos de desenvolvimento e adição de novos recursos antes de dominar a indústria de SEO.
Você pode literalmente sair na frente do tráfego de seus concorrentes usando o SEMRush. Comece encontrando todos os sites em seu nicho que são semelhantes a você e com boa autoridade de domínio. Filtre suas palavras-chave para ver o que seus concorrentes estão fazendo em relação a elas, crie um conteúdo melhor e tire-os do ranking. Logo, o SEMRush tem o potencial de aumentar o nível de seu SEO. Use-o com sabedoria e você pode rapidamente elevar o seu nicho de mercado.
Google Search Console
O Google Webmaster Tools era uma das ferramentas mais conhecidas e qualificadas para analisar a performance dos sites e blogs no Google. Atualmente, ele se chama Google Search Console e é visto como o especialista que indica como os usuários chegaram ao seu site, além de dar maior precisão de dados, como páginas indexadas e sites com links ao seu.
O Search Console apresenta relatórios que ajudarão você a entender a arquitetura do site e como o Google está lendo os elementos (imagem, títulos, palavras-chave, meta descrições e assim por diante). Você também pode identificar quais são as maiores dificuldades do Google em entendê-las.
Falando diretamente do mecanismo de pesquisa, o Google Search Console também pode apresentar como é o trabalho dos robôs do Google ao indexar as páginas do seu site, além de apontar alguns problemas de segurança.
Open Site Explorer da Moz
A MoZ oferece uma versão limitada do Open Site Explorer para até 4 domínios por dia. Com a extensão do Google Chrome MozBar. Você ainda pode analisar a Autoridade de Domínio (DA) e a Autoridade de Página (PA) de qualquer site nos resultados, de uma só vez. Com a versão paga do Open Site Explorer, você consegue avaliar quantos domínios forem necessários e também observar métricas mais específicas sobre o link building do site. Se precisa verificar muitos domínios, vale a pena pensar neste investimento.
BuzzSumo
O BuzzSumo foi originalmente lançado como uma ferramenta de análise de mídia social, porém, acabava sendo desviado muitas vezes para exames de SEO. Assim, o poder dele cresceu e então se tornou um instrumento forte de Inbound Marketing.
O BuzzSumo é usado para gerar novas ideias de conteúdo, seja por vídeos, artigos de blog, guias ou apenas conversas em mídias sociais. Sua maior eficácia ocorre quando combinado com pesquisas de palavras-chave. A área de backlinks do BuzzSumo é muito intuitiva para identificar oportunidades e desenvolver novos conteúdos melhores que os da concorrência.
E agora que você conhece estas importantes ferramentas de SEO, capazes de otimizar seus resultados no Google, que tal passar esse conhecimento para seus amigos e contatos partilhando este post em suas redes sociais? Compartilhe!