O dia das crianças sempre movimentou muito o comércio varejista brasileiro e os índices de faturamento na data sempre foram muito expressivos. Com o comércio online não seria diferente, não é mesmo? Principalmente com o grande crescimento da procura pelas lojas virtuais e marketplaces no país.
Os números do segmento infantil nos últimos anos dentro do e-commerce representam grande potencial para a data também neste ano. E lembre-se que produtos para crianças não precisam ser necessariamente brinquedos.
E mesmo se o seu e-commerce não tiver o público infantil como alvo, você pode investir em conteúdos voltados à crianças, lançar campanhas divertidas para adultos e, assim, criar autoridade para a sua marca mesmo enquanto as pessoas estão buscando outros tipos de produtos.
O que influencia o consumidor a procurar lojas virtuais?
Já não é novidade que o consumidor brasileiro está cada vez mais por dentro do mundo do comércio digital e, com isso, as exigências aumentaram. O cliente não busca mais apenas bom preço e qualidade, e sim, uma boa experiência de compra.
Por isso, primeiro de tudo, lembre-se de garantir que os processos da sua loja virtual sejam rápidos e eficientes. Os usuários precisam que a sua loja seja de fácil visualização, com aspecto agradável e objetivo e que resolva qualquer dúvida rapidamente, sem necessidade de buscar atendimento.
Ou seja, a palavra é eficiência. Por isso, transforme a jornada de compra do seu cliente em algo descomplicado e garanta melhor retorno sobre as suas vendas em qualquer época do ano.
Por que preparar a sua loja para o Dia das Crianças?
Nos últimos anos, houve um grande crescimento do faturamento do comércio virtual durante o período do dia das crianças, o que indica que as empresas precisam inovar e trazer novas ideias para se destacar nas vendas todos os anos.
Em 2018, as vendas chegaram a quase 2 bilhões de reais no dia das crianças, 5% a mais do que em 2017. E no ano de 2019, segundo a Social Miner, as vendas chegaram na casa dos 3 bilhões de reais, representando um aumento de 24% em relação ao ano anterior. Ou seja, ninguém quer perder essa grande oportunidade, certo?
Para os próximos anos, a previsão é de constante crescimento, principalmente devido à crise do novo coronavírus, que reinventou ainda mais a forma como o consumidor busca e realiza as suas compras. Por isso, comece já a preparar a sua loja virtual para a data!
Como organizar o seu e-commerce?
E agora, como preparar minha loja virtual para o período? Calma! Separamos algumas dicas essenciais para te ajudar. Confira.
- Reveja o seu site e verifique se está tudo em ordem
Já falamos um pouco acima da importância de manter um site organizado e simples para o consumidor, certo? Em tempos de sazonalidade, onde a concorrência pode ser ainda mais insistente, é mais importante ainda dar atenção à como o seu site está respondendo e garantir que os processos estejam rodando perfeitamente.
Se o consumidor sentir qualquer dificuldade de acesso ou navegação, ele pode rapidamente buscar outro site. Por isso, fique atento!
- Planeje o seu estoque e prepare a logística
Analise os números do segmentos, o que a concorrência está vendendo e estude os seus produtos mais vendidos, tanto em época de sazonalidade, quanto dias normais. E então, planeje e prepare o seu estoque de acordo com os estudos.
Esteja preparado para atender todos os pedidos, e mais importante ainda, evite atrasos na entrega. Por isso, invista em um processo logístico de qualidade para garantir que os pedidos serão entregues na data prevista.
- Realize promoções atraentes
Disponibilize ofertas imperdíveis para vencer a concorrência e aumentar a sua relevância nas buscas e no mercado. E claro, para fidelizar ainda mais clientes. Afinal, quem não gosta de uma promoção e de garantir bons preços em produtos de qualidades?
- Ofereça brindes aos seus clientes
Lembre-se também de enviar brindes na primeira compra para fidelizar novos clientes, e também para os clientes que ultrapassarem determinado valor no carrinho. Assim, sua loja investe em um bom relacionamento com o cliente, o que pode encurtar e otimizar o processo de conquista e fidelização de clientes.
- Seja referência no pós venda
Assim como nos tópicos acima, investir em relacionamento com o cliente deve ser um dos pilares principais da sua loja virtual. E ao se tratar de presentes para crianças, o sistema de trocas pode ser bastante acionado no pós data, afinal é muito fácil errar o tamanho das roupas ou comprar um brinquedo que a criança já tenha, por exemplo.
Por isso, disponibilize diversos canais para receber os seus clientes e sanar todas as dúvidas a qualquer hora do dia, disponha de serviços de logística reversa eficientes para trocas e devoluções sem dor de cabeça e, o principal, humanize o atendimento. Evite usar muitos robôs para criar mais empatia na hora de conversar e entender o seu cliente.
- Divulgação, divulgação, divulgação!
Divulgue sua loja nas redes sociais, invista em anúncios pagos, dispare e-mail marketing e adote novas estratégias de marketing digital para aumentar o alcance da sua loja e vender muito mais!
Os produtos mais procurados da época são roupas, brinquedos, games, eletrônicos e acessórios infantis, por isso, dê destaque a esses tipos de produtos.
- Anuncie em marketplaces
Se você possui uma loja virtual e ainda não anuncia em marketplaces, essa é a hora. Você sabia que através dos marketplaces de nicho você pode segmentar ainda mais o seu público e mais ainda as pessoas certas para o seu tipo de negócio? Conheça mais sobre essas ferramentas e prepare-se para o dia das crianças com muito mais assertividade.
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- Utilize um hub de integração
Com um hub de integração você pode anunciar e vender em diversas plataformas de marketplace e organizá-las todas em um único lugar. Em datas comemorativas como o dia das crianças, imagine a facilidade em otimizar a rotina das suas vendas em uma plataforma única e integrada?