Não raramente, é comum pensar que o sucesso de um e-commerce pode ser medido pela quantidade de vendas. Porém, é preciso lembrar que o aumento de vendas acontece de forma escalável quando os processos do seu negócio estão bem definidos. Por isso, é muito importante ter uma boa automação de processos dentro da sua loja virtual.
Por exemplo: imagine que você faça uma promoção, divulgue-a em todos os canais on-line em que seu público está presente e tenha o seu melhor mês de vendas. No entanto, ocorre um problema no envio dos produtos. Isso, certamente, deixará os clientes insatisfeitos e menos propensos a comprar novamente com você. Assim sendo, para que um e-commerce seja bem-sucedido, é preciso que todos os processos estejam eficazmente alinhados.
Pensando nisso, neste artigo, apresentamos a você informações essenciais para ajudá-lo a entender melhor sobre como a automação de processos evita retrabalhos no e-commerce. Então, continue a leitura e confira!
O que é automação de processos para e-commerce?
Automação de processos no e-commerce é uma forma operacional de fazer com que a empresa atenda o público no momento da compra e realize a entrega do produto de maneira eficiente e o mais rapidamente possível. Além disso, ela também beneficia o negócio ao evitar a perda de recursos, de esforços e de tempo.
Nesse sentido, abaixo, listamos algumas das principais vantagens que a automação pode trazer para o seu negócio. Acompanhe!
Otimiza o controle de estoque
O estoque é um dos pilares do faturamento da empresa, pois, quanto mais ele se movimenta, mais ganho o seu negócio está gerando. Por isso, ter o seu estoque compartilhado com seu fornecedor é essencial para otimizar os seus processos. Assim, cada vez que um cliente comprar algum produto, o fornecedor pode ser contatado para que ele mesmo faça o envio, em vez de precisar passar pela expedição da sua loja virtual.
Melhora o processo de logística
Todo e-commerce tem interesse em fidelizar o cliente e, para isso, a sua primeira experiência de compra precisa ser memorável. Logo, o processo de logística — que envolve desde entrega até trocas e devoluções — deve ser totalmente automatizado.
Afinal, imagine se, para cada venda, for preciso entrar em contato com o fornecedor e a transportadora para realizar a entrega do produto. Caso haja algum problema, você é obrigado a passar por todo o processo repetidas vezes e ainda tem que pedir desculpas ao cliente pelos transtornos causados.
Garante praticidade nos pedidos
Além do estoque e da logística, os pedidos da loja virtual também precisam estar automatizados. Um processo de compra fácil para o cliente diminui o risco de abandono de carrinho. Consequentemente, uma vez que a sua loja tenha ferramentas que permitam comprar qualquer produto com poucos cliques, a quantidade de transações efetivadas será muito maior.
Aliás, na medida em que não precisa tomar nota de dados como forma de pagamento, informações de faturamento, emissão de nota fiscal, entre outros, a sua equipe interna também poupa tempo e pode ser mais produtiva em outras atribuições.
Como fazer automação de processos para e-commerce?
Para que você possa começar a automação de processos de forma eficiente na sua empresa, trazemos também alguns aspectos que devem ser considerados.
Novas métricas
Você tem controle de todas as métricas do seu e-commerce? Se a resposta for “não”, então está na hora de levantar os pontos positivos e, sobretudo, os negativos, a fim de tomar ações corretivas em relação a eles. Em um e-commerce, as principais métricas a serem analisadas são:
Carrinho abandonado
Quantas pessoas entram na sua loja, preenchem o carrinho e depois vão embora? Pois saiba que algumas ações podem remediar essa situação. Entre elas, você pode, por exemplo, pedir à sua equipe de atendimento para entrar em contato com todos que abandonaram o carrinho e tentar realizar a venda. Porém, mais importante ainda é buscar entender as razões do abandono e corrigir o problema.
Retorno sobre Investimento (ROI)
Todo investimento feito em marketing precisa trazer um retorno financeiro maior. Para isso, é preciso calcular o ROI. Se, por exemplo, você investir R$ 10 mil numa campanha e conseguir R$ 20 mil de faturamento vindo dela, seu ROI está positivo. Caso esteja negativo, é preciso corrigir as ações de marketing digital a fim de trazer mais conversões.
Taxa de conversão de visitantes em cliente
E por falar em conversões, quantas pessoas que visitam a sua loja virtual se tornam clientes? Saber esse número é fundamental para o seu negócio, pois, por mais que você faça boas vendas nos marketplaces, o seu site precisa ser o principal canal de captação e de conversão.
Integração entre plataformas
Em relação às vendas, também é preciso que todos os canais estejam integrados. Alguns e-commerces costumam gerenciar o estoque manualmente em cada canal de venda: site, marketplaces, entre outros.
Isso, além de aumentar o seu trabalho, também deixa o processo sujeito a erros, como é o caso de um cliente efetuar a compra de um produto que está fora de estoque. Para evitar que isso aconteça, invista numa ferramenta que integre todas as plataformas.
Organização financeira
Se você faz o controle do seu caixa de forma manual, inserindo cada venda numa planilha de Excel, também é hora de automatizar esse processo. Afinal, imagine o dia em que muitas vendas entrarem e algumas acabarem não sendo inseridas. Isso pode causar erros graves no seu faturamento.
Controle de dados
O ponto-chave do sucesso de um e-commerce é o cliente. Quanto mais clientes — tanto novos quanto os que já estão fidelizados — um negócio tiver, mais efetivas e saudáveis serão suas vendas. Para atender melhor os seus clientes, é preciso entendê-los muito bem. Logo, é necessário analisar os dados que você tem sobre eles.
Nesse sentido, ferramentas como CRM podem organizar todas as informações sobre os seus clientes, servir como insumos para um melhor atendimento e para campanhas de marketing mais eficientes, e, ainda, contribuir para você tomar decisões a partir do controle de dados.
Parceiros confiáveis
Por fim, tenha bons parceiros no seu negócio. Afinal, de que vale otimizar todos os processos da sua empresa se um representante não faz a venda da forma adequada ou se o fornecedor sempre atrasa as entregas? Se isso acontecer, o melhor a fazer é rever a parceria, pois esses problemas prejudicam a imagem do seu negócio e a satisfação do seu cliente.
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