Gerir um negócio é um desafio diário para os empreendedores, e isso se deve ao gradual aumento da competitividade no mercado online. Por isso, é necessário procurar continuamente por modelos que façam as vendas crescerem .
Nesse contexto, o CRO já se tornou essencial para o sucesso das empresas. Afinal, se o seu negócio atrai visitantes, mas, por algum motivo, não efetiva as vendas, alguns fatores podem estar dificultando a finalização da compra.
A taxa de conversão não se trata apenas de uma métrica, mas de um método que tem transformado as estratégias de vendas para as empresas. Confira, a seguir, o que é CRO, como funciona e quais são os elementos-chave.
O que é CRO?
CRO é a sigla de Conversion Rate Optimization ou, em português, Otimização da Taxa de Conversão. Basicamente, é um composto de estratégias que busca, de forma otimizada, orientar os visitantes a finalizarem uma ação, como o preenchimento de um formulário, a conclusão de uma compra ou a requisição de uma demonstração de algum produto.
A partir do momento em que o usuário realiza uma ação, ele é convertido de visitante para lead. Cabe, então, aos gestores nutri-lo com informações de seu interesse e, com base nesse processo constante, é possível que ele queira comprar um produto, sendo convertido para consumidor, de fato. A nutrição é parte fundamental na jornada de compra do consumidor.
Algumas técnicas, como testes A/B, experiência do usuário e otimização de landing pages, são algumas das ferramentas que auxiliam no aumento da taxa de conversão. Portanto, são usados vários recursos que influenciam no aumento das conversões. O CRO se torna um processo modificável, assim como o comportamento dos consumidores.
Qual a importância do CRO?
O principal objetivo do CRO é aumentar suas vendas sem que, necessariamente, precise investir ainda mais recursos. No entanto, é necessário compreender que até o tráfego do seu site, mesmo que orgânico, tem um custo. Então, é imprescindível usá-lo de modo que realmente gere resultados.
Veja abaixo dois pontos que fazem do CRO um método importante para a sua empresa.
Melhora os resultados sem aumentar o trabalho
Imaginemos a seguinte situação: o seu negócio vende cafés especiais por meio de um plano de assinatura que custa R$ 30 por mês e tem uma taxa de conversão de 5%, com uma visitação média de 10.000 usuários.
Portanto, a cada 10.000 visitantes que acessam a landing page da assinatura, 500, de fato, tornam-se clientes, e sua renda mensal é de R$ 15.000. Após realizar testes A/B, por exemplo, descobriu-se que a simples troca da cor do botão do CTA (chamada para ação) resultou em um aumento da taxa de conversão para 7,5%.
Em termos, a troca da cor do botão fez sua renda mensal sair de R$ 15.000 para R$ 21.000. Com isso, o aumento da taxa de conversão do seu negócio foi feito sem precisar mudar nada no produto ou, até mesmo, realizar um investimento em ações de marketing.
Economia de tempo e dinheiro
Com a utilização de um teste A/B, foi possível aumentar a taxa de conversão sem precisar investir em campanhas pagas, por exemplo. O impacto que o aumento na taxa de conversão trará refletirá em uma administração maior do tempo e, com isso, será direcionado para atingir as metas propostas para o período.
Com a economia do investimento no aumento de tráfego, por exemplo, você direcionará o dinheiro para outros setores, como estruturação da logística e do atendimento ao consumidor.
O redirecionamento do investimento influenciará no aumento do reconhecimento da sua marca junto aos clientes. Já que, se bem atendido, o cliente indicará sua empresa para amigos e familiares.
Quais são os três elementos-chave do CRO?
O CRO requer a compreensão e a utilização de alguns elementos-chave para que realmente seja útil. Isso inclui tanto a utilização de algumas ferramentas quanto de comportamentos relevantes para que a otimização da taxa de conversão aconteça da forma prevista.
Landing pages
As landing pages ou, em português, páginas de conversão, são locais em que o processo de convencimento acontecerá. Ou seja, é uma página que traz uma oferta para os visitantes e tem como objetivo fazer com que os usuários aceitem (ou não) e convertam-se em clientes.
De maneira geral, as landing pages de sucesso têm algumas características em comum:
- conteúdo claro e objetivo sobre o que o usuário ganhará;
- páginas otimizadas para o foco total na oferta;
- gatilhos mentais;
- CTA (chamadas para ação);
- provas sociais.
Esses são alguns elementos de que as landing pages que mais convertem dispõem. Mas é interessante ressaltar que cada página de conversão deve ser elaborada para suprir as necessidades dos usuários.
Geralmente, o que é oferecido em uma página de conversão pode ser um produto ou serviço, mas, normalmente, em uma estratégia de marketing, é ofertado algum material rico e gratuito, como e-books, infográficos, ferramentas ou algo que gere valor para o visitante.
Teste A/B
O teste A/B é um dos elementos mais conhecidos e aplicados no CRO. Por meio de testes, são postas em prova duas variáveis ao mesmo tempo em uma página e, após, é avaliado qual teve o melhor desempenho.
É prudente testar um elemento por vez, como a troca da imagem de fundo da página. Esse experimento facilitará a mensuração e a documentação dos resultados.
O teste A/B é um dos modos mais usados para compreender quais são as preferências e necessidades da sua audiência.
Experiência do usuário
A experiência do usuário também é um ponto essencial na otimização do CRO, pois utiliza o Big Data para encontrar dados pertinentes e, por meio de pesquisas, estabelece sua base para a tomada de decisões acertadas.
A experiência do usuário só será proporcionada, de fato, quando as páginas do seu site forem projetadas e otimizadas com base em informações pertinentes.
Compreender esse ponto é essencial, já que, em muitos casos, as decisões dos consumidores são levadas pela emoção e não pela razão.
Isso se dá pelo simples fato de uma determinada cor converter mais do que outra, ou de alguma imagem de fundo ter mais relevância do que uma outra que seja parecida. Muitas das vezes, essas questões não serão respondidas, mas, quando se leva em consideração a experiência do usuário, isso não tem tanta relevância.
Com isso, basta ter as informações e os dados certos para usá-la de maneira que estimule os visitantes a realizarem as ações.
Como visto ao longo do texto, a taxa de conversão é um dos principais indicadores de desempenho da sua empresa. Por isso, entender o que é CRO e como fará o seu negócio crescer é essencial para avaliar como anda a saúde da sua companhia.
Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário e cite os pontos que mais chamaram a sua atenção!