Sabemos que a forma como o mundo consome mudou. E para seguir se adequando, mantendo presença digital e aumentando a sua visibilidade, a solução é o Marketplace para PME. Com ele é possível estar presente em diversos canais e conseguir aumentar as vendas do negócio.
Para que entenda o porquê e como você pode começar a operar esse tipo de plataforma, venha conosco até o final deste post!
Como o Marketplace tem crescido no Brasil?
O conceito pode ser entendido como um shopping online em que variadas empresas ofertam os seus produtos e serviços. Assim, os consumidores finais podem conhecer todas elas e escolher com qual comprar, como acontece em um shopping center. Por isso, é uma ótima maneira de ampliar a força de marca e os canais de venda do seu e-commerce.
Apesar de, geralmente, a plataforma ficar com parte da venda a título de comissão, é um investimento que vale a pena. Afinal, o volume de vendedores nesse tipo de canal teve um crescimento de 24% em 2017.
E parte desse crescimento vem justamente de pequenos e médios empresários que buscam disponibilizar os seus produtos em sites repletos de clientes em potencial. Isso nos ajuda a desmistificar um ponto que quase todo pequeno empreendedor pensa ou já pensou a respeito de marketplaces.
Marketplace para PME ou para empresas grandes?
Trata-se de um canal onde todos têm vez: desde as grandes empresas até os profissionais individuais. No entanto, os pequenos empresários devem se atentar à forma como as ações são gerenciadas. Afinal, é importante ser eficiente durante todo o processo de compra: desde o atendimento pré-venda até o recebimento do produto que o cliente comprou.
Outro ponto que requer atenção é a política de entregas e devoluções, que podem ser diferentes daquelas que são aplicadas por você na sua empresa. Grandes empresas costumam ter uma equipe dedicada a realizar esses controles. É isso que faz muitos pensarem que marketplace é algo voltado somente para grandes empresas. Contudo, PME’s podem fazer parte, desde que sejam eficazes nos pontos acima.
Como as PME’s podem aumentar a receita e o número de clientes?
Entre alguns dos benefícios que os marketplaces podem trazer às pequenas empresas, o principal deles é o aumento dos potenciais clientes do seu negócio. Isso porque o fluxo de visitantes nesses canais é alto, pequenas empresas acabam encontrando neles uma maneira de gerar mais conversões em vendas. Além do mais, tal investimento lhe faz reduzir parte dos seus custos com marketing. Já que a plataforma por si só auxilia bastante na visibilidade da sua marca.
Como ter sucesso em marketplaces?
Por fim, separamos algumas dicas para que você possa promover as suas ofertas em marketplaces.
Conheça o seu público-alvo
Para ter bons resultados em vendas é preciso ter pleno conhecimento do público com o qual você está lidando. Por isso, conheça bem o comportamento do consumidor e os problemas que ele procura resolver ao escolher o seu produto.
Trabalhe bem o seu preço e ofertas
Pessoas que compram em marketplace costumam ser sensíveis a preços. Por isso, trabalhe valores baixos para itens de muita demanda, além de promoções que chamem a atenção do público que procura um bom desconto.
Diversifique o seu catálogo
Outra forma pela qual PME’s podem ter sucesso com a plataforma é divulgando a maior variedade possível de produtos. Isso ampliará as chances das pessoas lhe encontrarem e comprarem de você.
E se você tem dúvidas sobre como conectar diversos marketplaces, A Hub2b oferece esse tipo de serviço por meio de uma plataforma SaaS que integra os sistemas do cliente com os canais de venda, de forma com que toda a operação seja automatizada.
Portanto, agora que você já sabe como Marketplace para PME’s funciona, entre em contato conosco e descubra o que nós podemos fazer pelo seu negócio!