A Black Friday está batendo à porta.
Em poucos dias, clientes eufóricos e ligados (guarde essas duas palavras), vão acessar lojas físicas e online em busca dos produtos que eles estão aguardando o ano todo para comprar.
Parece exagero? Pois não é!
Os números da Black Friday de 2020 mostram que a data caiu no gosto dos consumidores brasileiros (eufóricos) que estão cada vez mais aderindo às promoções e descobrindo as fraudes (ligados) dos lojistas.
De acordo com a Ebit/Nielsen, a Black Friday 2020:
- Movimentou mais R$ 4 bilhões no e-commerce;
- Gerou mais de 6 milhões de pedidos (15,5% a mais que em 2019);
- Registrou 5,6 mil queixas no Reclame Aqui por fraude e maquiagem de preços.
Se você não entrou no baile em 2020, ainda dá tempo de planejar a festa de vendas para este ano, e aqui vão algumas dicas para te ajudar. Invista na pré-campanha
1. Invista na pré-campanha
Sim, os consumidores já sabem que a Black Friday 2021 será em 26 de novembro, mas o que eles não sabem é que a sua empresa vai participar.
Por isso, crie uma estratégia para contar para quantas pessoas puder, que a sua loja está preparando ofertas incríveis para a data (e cumpra essas promessas).
Para isso você pode fazer uso das redes sociais, e-mail marketing, banner no site, comerciais em mídias tradicionais, avião no céu, enfim.
O importante é seu cliente saber que você pretende oferecer descontos para que ele fique na expectativa de comprar os produtos que você tem – o que nos leva ao próximo tópico.
2. Tenha uma lista de ‘produtos mais desejados’
Você sabe quais são os produtos mais comprados e mais queridos pelos seus consumidores e, tenha certeza, eles vão esperar que eles estejam com desconto na Black Friday.
Para criar mais expectativa e impulsionar suas vendas, você pode criar uma lista de ‘produtos mais desejados e, próximo à data, contar aos clientes alguns desses produtos, mas sem dizer qual o desconto.
Isso vai instigá-los a acessar seu site na data e verificar qual o valor especial que você preparou. Se for realmente atrativo, certamente, vai gerar compra.
E aqui está um grande pulo do gato: você não precisa oferecer uma infinidade de produtos com preço promocional na Black Friday, mas precisa ter um preço atrativo para aqueles que oferecer.
Então, pense em quantos e quais produtos você consegue ter uma margem maior de descontos e foque nesses.
Atraia o seu público pela qualidade ou pelo desejo por esses itens que vão estar com bons preços e não pela quantidade de produtos com valor pouco atrativo.
E nisso, chegamos ao ponto três, que tem tudo a ver com o produto em oferta.
3. Tenha um bom estoque
Você não vai conseguir comprar produtos para repor estoque na semana da Black Friday, ainda mais se o item em questão for o super desejado do momento. Então comece a pensar nisso agora.
Quando a Black Friday começar, os clientes vão acessar seu site esperando conseguir comprar o produto que eles tanto querem.
Não conseguir por falta de estoque vai deixá-los muito frustrados, o que pode fazer com que eles não voltem a comprar mais da sua empresa.
Tenha um bom estoque, principalmente dos produtos que você vai ter como carro-chefe. Não dá para o abre-alas quebrar na entrada do sambódromo, né?
4. Não demore para entregar
Os Correios vão estar tumultuados nas semanas pós-Black Friday, isso é certo!
Então, tente ver com fornecedores, transportadoras e empresas de logística, possibilidades para oferecer ao seu cliente uma entrega com a maior agilidade possível.
Isso também precisa ser tratado antes da data, por isso é bom começar a fazer contatos já!
Ah, e esforce-se para cumprir esse prazo. Lembre-se, depois de comprar, todos ficam ansiosos em casa esperando o produto chegar. Não o faça esperar mais do que o necessário.
5. Prepare-se para o aumento da demanda
A quantidade de acessos a lojas online por hora durante a Black Friday pode ser comparada a uma manada gigantesca de elefantes vindo na sua direção.
Seu site está preparado para isso?
Se o seu cliente não conseguir acessar a sua loja ele não vai conseguir ver os produtos que você tem para vender, e muito menos fechar uma compra.
Por isso, invista em segurança para a Black Friday.
A plataforma da Hub2b tem um histórico de estabilidade nas maiores datas de venda do comércio: como o dia das mães, namorados, Natal e, claro, na Black Friday.
Se você ainda não conta com um integrador de marketplace para facilitar as suas vendas, escolha aquele que vai manter a sua loja firme durante a sexta-feira de descontos.
Garanta mais agilidade no gerenciamento das vendas, comunicação com clientes, logística e integração com os maiores sites de varejo do país bem a tempo de aproveitar uma das maiores datas de venda do ano.