Para aumentar as vendas do seu negócio online, estar presente nos Marketplaces é fundamental. E isso também inclui o Facebook Marketplace.
Sim, a maior rede social do mundo conta com um Marketplace próprio, que pode trazer muitos benefícios à sua empresa como um canal de captação de clientes. Acompanhe-nos até o final deste artigo para saber quais são essas vantagens.
O que é o Facebook Marketplace?
O Facebook Marketplace é um shopping virtual online dentro da rede social. Esse tipo de canal é chamado de Marketplace, e algumas das plataformas mais conhecidas são Mercado Livre, OLX e Submarino.
No Facebook, a função é voltada apenas aos perfis pessoais, ou seja, não estão disponíveis para páginas. Portanto, se você tem uma fanpage da sua empresa, não poderá usá-la para publicar anúncios dentro do Marketplace. Os produtos que você anunciar por meio do seu perfil podem ser listados por categoria, preço e região. Você pode encontrar o recurso no menu lateral direito do perfil com o símbolo de uma casinha, escrito “Marketplace”.
Como funciona o Marketplace do Facebook?
O método de venda pela plataforma é simples: basta subir fotos, informação, descrição e preço do produto. Assim, os interessados entram em contato por meio do próprio anúncio e negociam a compra pelo Facebook Messenger, o chat da própria rede social. Diferente de outras plataformas de Marketplace, o Facebook não intermedeia as transações financeiras. Logo, os meios de pagamento precisam ser acordados entre as partes.
Muito embora esse tipo de comércio já exista nos grupos da rede social, a ferramenta se diferencia pela facilidade de organizar e localizar os produtos. Assim, quem quiser comprar alguma coisa, só precisa digitar o nome do que deseja no campo de busca. A princípio, não há nenhum tipo de cobrança ou comissão pelo uso da ferramenta. Contudo, é preciso ter atenção e cuidado ao realizar as negociações por lá. O Facebook dá algumas orientações para evitar fraudes e fazer transações seguras.
Quais são as vantagens do Facebook Marketing para o seu negócio?
Agora que você já entendeu como o Facebook Marketplace funciona, é hora de ver os seus benefícios. Afinal, existem outros Marketplaces em que você pode anunciar. Por isso, separamos aqui as principais vantagens de se anunciar por meio do Facebook.
Alcance
O Facebook é a maior rede social da atualidade, com uma base superior a 102 milhões de pessoas, só no Brasil. Ou seja, independente de qual seja o nicho do seu negócio, o seu público certamente estará presente no Facebook. Logo, anunciar na rede social dá a chance de levar o seu produto a mais de 50% da população brasileira. Ou seja, é um alcance superior a outros Marketplaces existentes.
Rapidez
Se você alguma vez já desistiu de alguma negociação por conta dos processos burocráticos das plataformas, o mesmo ocorre com os seus clientes. Porém, boa parte deles está sempre logado no Facebook, o que torna a compra pela rede social muito mais fácil. Em poucos cliques, ele pode realizar a compra.
Negócios locais
O Facebook prioriza os negócios locais, isto é, as negociações entre pessoas que estejam próximas geograficamente. Assim, é possível que você venda a quem reside na sua cidade, facilitando a entrega e dispensando custos relacionados a frete.
Perfil dos consumidores
Como no Facebook Marketplace as transações são feitas entre os usuários da rede, você tem acesso a diversas informações dos usuários, tais como onde mora, interesses e preferências de consumo. Saber essas informações de antemão faz com que você possa atender os clientes e fazer as ofertas certas de acordo com seus perfis.
Integração com o Messenger
O Facebook Messenger é o canal pelo qual os usuários podem falar entre si na forma de chat. É por ele também que a comunicação entre anunciante e comprador é realizada dentro do Marketplace. Assim, no Messenger, os interessados em comprar um produto podem ser atendidos, negociar preços, tirar dúvidas, acordar pagamento, entrega e frete, entre outros detalhes.
Pagamento
Como dissemos, uma das maiores vantagens do Facebook Marketplace é o fato de não haver comissão por cada transação realizada. Por enquanto, as transações são feitas por formas de pagamento que ambas as partes acharem mais conveniente — depósito, cartão de crédito, dinheiro etc. — sem qualquer intervenção da rede social.
Sistema de avaliações
Além disso, a ferramenta também conta com um sistema de avaliações, o que é muito importante para que outras pessoas saibam o quão confiável é negociar com você.
Venda por pessoa física
Por mais que a ideia desse artigo seja mostrar como a sua empresa pode vender produtos pelo Marketplace a partir do seu perfil, ele é um canal criado para negociações de pessoa física para pessoa física. Ou seja, não é preciso ter uma empresa para vender por lá.
Portanto, se você tiver a intenção de vender outros produtos que não pertençam à linha da sua empresa, pode fazê-lo por lá sem nenhum problema.
O que não é permitido vender no Facebook Marketplace?
Por mais que você também possa vender produtos que não façam parte da linha da sua empresa, fique atento, pois não é todo tipo de item que pode ser comercializado por lá.
Produtos que sejam prejudiciais à saúde, que infrinjam as leis, que sejam ilícitos ou enganosos não podem ser anunciados. Confira a lista completa:
-
produtos fraudulentos;
-
produtos falsificados;
-
itens de acesso não autorizado a mídias digitais;
-
jogos de azar;
-
armas e munições;
-
emagrecedores;
-
cigarro e tabaco;
-
bebidas alcoólicas;
-
medicamentos;
-
suplementos;
-
publicações que não sejam voltadas à venda de produtos ou serviços;
-
produtos digitais;
-
produtos de cunho sexual;
-
animais.
Quais cuidados são necessários ao vender no Facebook Marketplace?
Após ter feito negócio pelo Marketplace, atente-se aos cuidados que listamos abaixo:
-
somente entregue o produto se tiver recebido o pagamento;
-
caso realize a entrega pessoalmente, opte por encontrar o cliente em algum local movimentado como shoppings, por exemplo.
Seguindo as orientações que trazemos nesse post, você pode começar a anunciar no Facebook Marketplace hoje mesmo. Porém, lembre-se de que a sua empresa também precisa estar presente nas plataformas dedicadas de Marketplace.
Aqui na Hub2b, trabalhamos com a integração de lojas virtuais para que possam vender nos maiores Marketplaces do mundo. Entre em contato conosco para saber o que podemos fazer pela sua empresa!