O fluxo de caixa pode ser considerado um dos demonstrativos mais importantes para a gestão financeira de uma empresa, independentemente de seu porte ou segmento de atuação. Isso porque ele fornece informações imprescindíveis sobre a saúde financeira da organização como diversas análises, que podem ser feitas para ajudar na tomada de decisões.
Apesar de muito importante, ter um fluxo de caixa organizado e atualizado não é tarefa tão simples. Por isso, alguns gestores acabam deixando a tarefa de lado, o que pode ser fatal para a empresa. Para não cometer esse erro, saiba mais sobre a importância do fluxo de caixa e confira algumas dicas sobre como colocá-lo em prática na sua empresa.
Por que o fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão tão importante?
Dados divulgados em 2017 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que em 2014 e 2015 o País registrou saldo negativo de empresas formais. Isso significa que, por dois anos seguidos, mais empresas foram fechadas do que abertas no Brasil.
Você sabia que muitas empresas, mesmo tendo lucro, podem ter que encerrar suas atividades por falha na gestão do fluxo de caixa? Pois é, dinheiro no caixa é o que gera oportunidades para negociar melhor com fornecedores, fazer investimentos mais lucrativos, entre outros. Por isso, não bastar ter lucro: é preciso saber manter a saúde do seu fluxo de caixa.
A gestão apurada do fluxo de dinheiro na empresa é imprescindível para manter uma boa gestão financeira do negócio. Ele é necessário para garantir ações como a execução dos serviços, a logística de entrega das mercadorias, a remuneração dos funcionários, o pagamento dos impostos, entre outros. Por isso, o controle do fluxo de receitas e despesas da sua empresa é uma ferramenta de gestão inquestionável.
Quais as vantagens da gestão do fluxo de caixa para o seu e-commerce?
Se você tem um negócio online, como um e-commerce, sabe que as contas a pagar e a receber não têm data fixa. Algumas chegam em um dia, outras em outro, e manter um fluxo organizado, das entradas e saídas, vai ajudar a tomar decisões sobre a hora certa de se investir ou captar recursos. Assim, é possível verificar como postergar ou adiantar o pagamento de alguma conta e, até mesmo, providenciar o ajuste de datas de recebimento.
Toda essa visibilidade esperada com o fluxo de caixa deve ajudar seu e-commerce a obter:
- mais informações para negociar datas para pagamento das contas, de acordo com as datas de recebimento dos clientes;
- mais facilidade para acompanhar inadimplências e garantir o recebimento, sem comprometer seu caixa;
- melhor acompanhamento, se suas receitas são maiores do que as despesas, para equilibrar os números e prevenir saldos negativos;
- possibilidade de fazer projeções de receitas e despesas para os próximos períodos;
- controle do mínimo de caixa que a empresa precisa ter disponível para aplicar os recursos extras, gerando receita financeira;
- identificação dos melhores momentos para investir ou economizar.
Com o fluxo de caixa do seu e-commerce atualizado em tempo real, você terá uma visão clara e precisa da necessidade de caixa da empresa. Além de formar uma base de informação confiável para tomar decisões.
Por exemplo, se você quer investir em uma ferramenta que vai automatizar e integrar a gestão da sua empresa em diversos marketplaces, vale a pena procurar uma plataforma que faça a automação e a integração dessas operações. Sendo assim, com o fluxo de caixa atualizado, você vai entender o impacto desse investimento no seu mês, para investir com segurança, sem medo de ficar com saldo negativo. Como consequência, ainda vai ampliar as chances de vender mais.
Como garantir visibilidade no fluxo de caixa?
Como toda ferramenta de gestão, um sistema não basta simplesmente ter um fluxo de caixa. Ele precisa ser completo e integrar constantemente todos os processos que geram despesas e receitas na empresa. E existem práticas que vão torná-lo eficaz.
Trouxemos aqui algumas dicas para ajudar você a montar e a usar um fluxo de caixa bem “redondinho” na sua empresa. Confira:
Organize receitas e despesas
Não importa o valor recebido ou gasto, você deve registrar todos eles. Categorizá-los ajuda a agrupar e a entender para onde seu dinheiro está indo e de onde está vindo. É importante identificar a origem desses valores para tomar a decisão sobre eles, quando necessário.
Acompanhe seu estoque
Geralmente, o estoque é um capital que não gera renda. Mas, o dinheiro investido nele pode impedir o acesso a outras oportunidades lucrativas para a sua empresa. Então, de acordo com as suas vendas e os pagamentos aos fornecedores, faça a gestão do seu estoque e avalie se ele é mesmo necessário. Faça o melhor uso possível do seu capital.
Determine padrões de vencimento e pagamento para seus clientes
Avalie seu negócio e, se possível, defina datas padrões para recebimento. Isso vai facilitar e muito o controle do fluxo de caixa.
Pense no longo e no curto prazo
O fluxo de caixa permite que você faça uma projeção média para todo o ano. Com essa projeção, você pode simular diversos cenários e se preparar para investir ou segurar despesas, se necessário.
Verifique diariamente o seu fluxo de caixa: o acompanhamento diário da movimentação do fluxo de caixa é o que vai ajudar a evitar surpresas. A gestão no dia a dia vai permitir maior planejamento, para que você possa se antecipar a situações complicadas.
Em 2015, em uma entrevista para o jornal O Estado de S. Paulo, o economista da Associação Comercial de São Paulo, Emilio Alfieri, explicou que “o fluxo de caixa precisa projetar ascendência. Se as retas (que apontam a entrada e a saída de recursos) indicam que vão se cruzar, é um sinal negativo”. A melhor forma de visualizar essas retas de entrada e saída de recursos é com a gestão diária do seu fluxo de caixa.
Como vimos, o fluxo de caixa é muito importante para uma melhor gestão do seu e-commerce. Então, consolide o quanto antes as informações de previsão de receitas e despesas da empresa e defina um processo que mantenha os valores atualizados. Só assim você vai conseguir acompanhar a saúde financeira da sua empresa.
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