Fluxo de caixa para e-commerce: você sabe como organizar o da sua loja virtual? | Hub2b
Fluxo de caixa para e-commerce: você sabe como organizar o da sua loja virtual?

Fluxo de caixa para e-commerce: você sabe como organizar o da sua loja virtual?

Fluxo de caixa para e-commerce: você sabe como organizar o da sua loja virtual?

A principal função do fluxo de caixa é organizar todas as movimentações financeiras da sua loja para manter um controle assertivo das finanças e garantir resultados positivos para o seu negócio. Portanto, qualquer empresa que não tenha o cuidado de analisar e controlar esses dados pode acabar tendo sérios problemas financeiros.

Por isso, manter o fluxo de caixa do seu e-commerce sempre organizado é parte essencial de uma boa gestão. Ou seja, é fundamental manter todas as informações atualizadas em tempo real e, principalmente, centralizadas em um único sistema de gestão.

Essa organização vai ajudar muito a ter uma maior visão das entradas e saídas de dinheiro da sua empresa e ainda permite entender onde é possível melhorar, tanto para evitar gastos desnecessários quanto para saber qual o momento certo de investir em novas tecnologias e processos para o seu negócio.

Vamos entender melhor como funciona esse processo e algumas dicas de como organizar melhor as finanças do seu e-commerce para garantir sempre os melhores resultados.

 

O fluxo de caixa para e-commerce e marketplaces

O fluxo de caixa para lojas virtuais ou marketplaces controla, basicamente, todas as entradas e saídas de dinheiro da sua loja, o que inclui todos os custos com os seus fornecedores, transportadoras, aluguel da plataforma que hospeda o seu site, marketing e divulgação, além das entradas com as vendas, dentre outros.

É muito importante manter essas informações sempre em mãos e organizadas para poder entender a real situação do seu negócio a qualquer momento, e assim, poder tomar as melhores decisões sempre que necessário, seja para identificar gastos excessivos, estudar novos fornecedores ou projetar novas ações de marketing para alavancar as vendas da sua loja virtual.

 

Quais são as vantagens de um fluxo de caixa organizado?

Reduz custos e elimina gastos desnecessários

Ao documentar todas as movimentações financeiras de uma empresa, é possível analisar panoramicamente todos os gastos e entender o que é realmente necessário e o que pode ser eliminado, além de identificar custos que podem ser reduzidos sem perder a qualidade do seu produto ou serviço prestado.

Melhora as tomadas de decisão

O fluxo de caixa garante um real diagnóstico da situação financeira da sua loja virtual e pode ser considerada a ferramenta principal para desenvolver planejamentos estratégicos e financeiros, através de dados e informações financeiras que permitem análises aprofundadas e decisões mais assertivas.

Permite melhores negociações

Existem diversos custos dentro de um fluxo de caixa, certo? E muitos deles podem ser muito bem negociados, se organizados da maneira correta. O aluguel do seu armazém ou escritório, por exemplo, pode ser negociado para que o pagamento seja sempre feito na data mais próxima em que a sua loja costuma receber maiores pagamentos.

Depois de analisar algumas das principais vantagens em manter um processo de fluxo de caixa, separamos algumas dicas para você organizar o seu fluxo de maneira assertiva e inteligente para o seu negócio.

 

Como organizar o fluxo de caixa do seu e-commerce de forma eficiente

Use um sistema de gestão financeira e centralize os dados

É essencial organizar e registrar todas as informações financeiras em um formato padrão dentro de um ERP (Enterprise Resources Planning ou Sistema de Gestão Integrado), já que com esse tipo de software é possível gerenciar de forma integrada todas as informações necessárias para o planejamento financeiro e estratégico das empresas.

Existem diversas opções de ERP no mercado, inclusive com integração automática às plataformas de e-commerce e hubs de marketplace, pontos de venda, emissores de notas fiscais, dentre outros.

Além disso, o sistema de gestão integrado também permite centralizar todas as informações financeiras da sua loja virtual ou marketplace, o que garante um acompanhamento bem detalhado da área financeira e contábil. E o melhor, tudo isso de forma rápida e automatizada.

 

Identifique centros de custos

Organizar suas movimentações por centro de custos com certeza vai te ajudar a acompanhar as saídas e entradas de dinheiro por departamento e identificar, portanto, onde a empresa está gastando mais ou menos recursos e, com isso, diagnosticar quais os principais pontos de atenção do seu negócio.

 

Realize projeções e planejamentos

Os dados que provêm do fluxo de caixa permitem que você e sua equipe realizem projeções de diversos cenários financeiros e analisem quais decisões podem ser tomadas para atingir determinados objetivos.

Mas, lembre-se que essas projeções devem considerar também as variações sazonais que podem surgir para algumas lojas, dependendo do seu segmento. Dessa forma, o planejamento do fluxo de caixa se torna ainda mais relevante já que permite a alocação de recursos nas áreas que serão afetadas por determinada sazonalidade.

 

Ajuste seus preços e sua margem de lucro

Cuidar do preço de venda de seus produtos e garantir sua margem de lucro é uma das tarefas fundamentais para manter seu negócio saudável. E essa tarefa envolve diretamente as informações fornecidas pelo seu fluxo de caixa.

Para calcular seu preço, lembre-se de considerar seus custos totais e a margem de lucro mínima e máxima que você precisa receber para manter o negócio com resultados positivos e competitivos. Dentre essas margens, você pode aplicar descontos e realizar promoções de acordo com o seu momento comercial.

Ao final de todos esses pontos, fica claro a importância de manter um processo de fluxo de caixa organizado e assertivo para manter a saúde financeira do seu negócio. Com isso, você, empresário, pode ter mais liberdade para realizar ações e colocar medidas relevantes em prática, sem medo de falhar e sempre com o foco no sucesso das vendas.

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