Gamificação: Como aplicar no dia-a-dia? | Hub2b
Gamificação: Como aplicar no dia-a-dia?

Gamificação: Como aplicar no dia-a-dia?

Gamificação: Como aplicar no dia-a-dia?

Semana passada começamos a falar sobre gamificação, de forma mais geral para esclarecer o termo e seu conceito. Assim, já que passamos da primeira fase, podemos seguir a nossa missão e aprender a usar essa habilidade de como aplicar a gamificação?

 

Entenda a Jornada

Já falamos sobre jornada de compra aqui no blog e para entender essa jornada precisamos, basicamente, descrever com detalhes como acontece cada um dos processos. Para facilitar seu entendimento, inverta os papéis e faça uma compra no seu site, sinta como é ser um cliente da sua loja. Como o comprador se relaciona com a sua empresa? Por meio de e-mail marketing ou redes sociais? De que maneira chega até seu site? Cada detalhe é muito importante.

Eis que o cliente encontra-se em seu site, perceba como é a navegabilidade, se procurar e escolher um produto é algo fácil, com quantos cliques é possível fazer uma compra? Quanto a forma de pagamento, ela é facilitada ou não? E depois de pagar pelo produto o que acontece? O que ele vê, onde vê? Anote tudo, mapear esse processo vai lhe ajudar a encontrar pontos onde pode-se implementar uma estratégia de gamificação.

 

Quem são os Jogadores

Conhecer o seu jogador é conhecer o seu cliente e isso está muito relacionado a estabelecer a sua persona. Ou seja, seu cliente ideal. Aquele que irá passar por todo o processo, finalizar a compra e pagar, saindo extremamente satisfeito com ela.

Sua persona é seu público alvo e todas as suas campanhas, inclusive essa da gamificação, precisam ser direcionadas à ela. A construção de uma persona pode ser algo bem complexa, mas existem algumas ferramentas que podem te ajudar nesse processo, como o gerador de personas criado pela RD Station em parceria com a Rock Content. Nesta ferramenta você irá construir sua persona, ou pelo menos, ter uma ideia de quem e como ela é. Algumas informações são bem importantes como o gênero, onde mora, idade, emprego, hobbies, interesses e desinteresses, sua persona prefere pizza com borda ou sem? Bolacha ou biscoito? Sony ou Microsoft? Coisas deste tipo irão lhe auxiliar em sua construção.

 

Objetivos

Assim como toda aventura de pirata que se preze seu jogo precisa de um “X” vermelho marcando o local, onde está escondido o tesouro. Resumindo, seu jogador precisa de um objetivo, ou vários. Os quais devem ser claros, você já está pedindo que seu público se engaje com o jogo, não espere que ele descubra o que fazer também, a não ser que o jogo seja sobre isso.

 

Mecânicas

A mecânica de um jogo é o seu núcleo, dentro dele estão os objetos com que o jogador irá interagir, as ações que ele precisará realizar, e por fim, as regras. Aqui é o momento em no qual você precisa explicar como o jogador deve se comportar, e o mais importante, o que ele deve pode e o que não pode fazer, para ganhar o grande prêmio. Existem diversas formas de fazer isso, desde moedas virtuais que podem ser trocadas por brindes, likes em comentários ou publicações em troca de um grande prêmio, ou, compromissos diários com recompensas diárias que irão resultar em algo muito benéfico ao jogador. Assim como o Duolinguo faz, por exemplo, que ao final do jogo recompensa o jogador com o conhecimento de uma nova língua.

 

EXTRA LIFE

Não vou cobrar nenhuma moeda de ouro por essa dica: sorteios não se encaixam no conceito de gamificação. Claro que isso não impede você de realizar sorteios como forma de expandir seus negócios e atrair público, não. Até porque é uma ótima estratégia em muitas situações. Entretanto, para que uma promoção se encaixe no conceito de gamificação o jogador / consumidor deve trabalhar pela recompensa por meio de um jogo.

 

E aí, gostou do post?

Toda jornada pode ser difícil e muito desafiadora no início, entretanto, com bons aliados, tudo se torna mais fácil! Na jornada de vender em marketplaces, somos ótimos aliados, você que está começando a trilhar a jornada de seu novo negócio pode utilizar plataforma Hub2b e otimizar suas vendas nos markeplaces, quem trabalha com a gente sabe o que é ter uma gestão prática em um só lugar. Não perca tempo e venha conhecer a Hub2b.

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