Os KPIs são parte fundamental de qualquer negócio, principalmente para entender se os seus objetivos e investimentos estão trazendo os resultados esperados. Confira no artigo como medir os do seu ecommerce!
Os KPIs são parte fundamental de qualquer negócio, principalmente para entender se os seus objetivos e investimentos estão trazendo os resultados esperados, e uma das vantagens de um e-commerce é que praticamente todas as métricas podem ser medidas através de ferramentas online.
A maioria delas, inclusive, pode ser medida através do Google Analytics, uma plataforma gratuita que disponibiliza diversas estatísticas de um site. Dica: conte com um especialista da ferramenta no seu time ou busque conhecer mais sobre ela através de cursos e tutoriais para explorar tudo o que ela tem a oferecer.
Vamos então conhecer o que são KPIs e quais são as principais métricas que uma loja virtual precisa para mensurar os resultados de forma eficiente e assertiva.
O que são KPIs e por que analisá-los?
A sigla KPI significa Key Performance Indicators, ou Indicadores Chave de Performance em portugês. Ou seja, são indicadores que nos mostram como está o desempenho de cada área de um negócio, como vendas e marketing, por exemplo, com base em algumas métricas principais.
Com essa análise é possível mensurar o cenário atual das empresas e definir quais estratégias estão dando certo e o que ainda precisa ser melhorado. Por isso essas métricas são tão importantes, afinal, é a partir disso que as empresas podem se desenvolver e buscar aprimorar cada vez mais os seus processos.
Também é importante lembrar que, a cada momento do seu negócio, a prioridade dos seus KPIs pode mudar. Por exemplo, uma loja virtual consolidada no mercado pode considerar a taxa de conversão sua métrica principal, enquanto que um e-commerce recém lançado considera o tráfego do site o KPI mais importante a ser analisado no momento.
8 KPIs de ecommerce que você deve acompanhar
1. Tráfego do site
Ao medir o tráfego da sua loja virtual é possível saber se os consumidores certos estão sendo atraídos para o seu site, ou seja, se a sua loja está realmente sendo visitada por possíveis compradores ou se é preciso algum ajuste e investimento em novas estratégias de marketing digital.
Com o Google Analytics, você analisa essa métrica dentro da área “Sessões”, onde é possível comparar e analisar outros períodos para ter uma visão ampla dos momentos em que sua loja foi mais visitada, corrigir suas estratégias e até repetir o que deu certo.
2. Taxa de conversão (CVR)
A conversão de um site é, basicamente, a venda realizada e a conquista do cliente. Dessa forma, o KPI de taxa de conversão mede a saúde da sua loja virtual através do número de visitas pelo número de vendas realizadas dentro de um período, para saber qual a média de visitas no seu site que realmente fecham negócio com você.
Dentro da sua página do Analytics, acesse “Comportamento > Conteúdo do site > Páginas de destino”, e o número de vendas do período você encontra dentro da plataforma de e-commerce que hospeda a sua loja.
Com estes dados, siga a fórmula abaixo e pronto, você terá a média de porcentagem de vendas por visitas do seu site.
Total de Vendas / Quantidade de Visitas * 100 = Taxa de Conversão (%)
3. Taxa de rejeição (Bounce rate)
A taxa de rejeição de um site é, simplesmente, a média de usuários que navegam pela sua loja, mas interage pouco com o seu conteúdo e, no final, não finaliza a compra. Ou seja, se essa taxa estiver alta significa que a sua loja pode estar com algumas falhas de usabilidade e engajamento que precisam ser corrigidas.
Lembre-se de criar páginas com elementos atrativos para o usuário, CTAs clicáveis, link para conteúdos relevantes, boas imagens e descrições, porém tudo isso com objetividade e sem exageros.
Com o Analytics, basta acessar “Público > Visão geral” e você já visualiza a taxa de rejeição do seu site, entre outras informações sobre o seu e-commerce. Segundo pesquisas, a média ideal de taxa de rejeição para o varejo é de até 40%. Por isso, é importante também buscar outras ferramentas que apresentem mapas de calor das suas páginas para descobrir quais CTAs e informações estão sendo mais ou menos clicadas e ajustar o que for preciso.
4. Carrinho abandonado
A taxa de abandono de carrinhos pode significar falhas no seu processo de funil de vendas, ou seja, algo está impedindo o usuário de finalizar sua compra, como frete alto, formas de pagamento restritas, insegurança e até os formulários de compra que podem ser longos demais.
Para medir essa taxa, é preciso cadastrar as páginas de venda do seu site no Google Analytics e configurar as metas e conversões para que a ferramenta possa te dar os resultados que você precisa.
Leia também: Carrinho abandonado: como fazer a recuperação em estratégias de vendas
5. Custo de Aquisição por Cliente (CAC)
O CAC nada mais é do que o preço do seu cliente para a sua loja, ou seja, quanto é investido para conquistar e manter clientes por determinado período. É através desse KPI que é possível analisar se as estratégias de venda estão trazendo resultados efetivos.
Alguns exemplos de investimento são: anúncios por Google Ads, eventos, mensalidade das ferramentas de gestão internas, dentre outros. E então, para calcular essa média, a fórmula é simples:
Total de custos Marketing e Vendas / Nº de clientes adquiridos = CAC (R$)
6. Ticket médio
Quanto maior for o ticket médio da sua loja, significa que os clientes estão gastando mais em pedidos. Esse KPI, portanto, indica o comportamento do seu usuário, já que ele está diretamente ligado ao valor que o seu cliente gasta dentro da sua loja.
O cálculo do ticket médio também é simples. Basta ter em mãos o valor total de vendas do seu e-commerce e a quantidade de conversões em determinado período. E então, encaixe na fórmula:
Valor total de vendas / Quantidade de vendas = Ticket Médio (R$)
Esses dados você pode buscar direto na plataforma da sua loja virtual, ou através do Analytics pelo caminho: “Conversões > E-commerce > Performance de vendas no Google Analytics”. E se o resultado da fórmula estiver abaixo do esperado, talvez seja a hora de rever as suas estratégias de vendas e abordagens para tentar aumentar esse KPI.
7. Valor do ciclo de vida (LVT)
O Lifetime Value (LVT), ou Valor do Ciclo de Vida, é todo o lucro que o usuário vai gerar para a sua loja virtual durante toda a sua vida como cliente. Este KPI deve ser inversamente proporcional ao CAC, ou seja, baixo custo de aquisição de cliente por alto lucro no LVT.
Calcular o LVT é simples e é um KPI que permite criar estratégias a longo prazo. Para isso, é preciso ter em mãos o período total de permanência do cliente e o ticket médio do mesmo período. Assim, temos:
Ticket Médio * Período de retenção do cliente = LTV (R$)
8. Retorno sobre investimento (ROI)
O ROI é um dos KPIs mais importantes de qualquer negócio, já que se trata da métrica que indica o retorno e os resultados sobre todo o investimento feito na operação, desde a mensalidade de ferramentas de gestão até o pagamento dos seus fornecedores.
Para medir este KPI você pode considerar os gastos da empresa como um todo ou dividi-los por áreas, porém o cálculo é o mesmo. Veja a fórmula:
Receita – Custos / Custos * 100 = ROI (%)
O objetivo é que o ROI tenha sempre um resultado positivo e cada vez maior. Caso isso não aconteça na sua loja, tente revisar algumas estratégias e analisar alguns fatores externos, como ofertas da concorrência e sazonalidade de vendas.
Com tudo o que lemos até aqui, fica fácil notar como uma loja virtual é capaz de ser totalmente metrificada, e o melhor, de forma simples. Por isso, é muito importante analisar todos os dados possíveis e sempre ter em mãos os resultados obtidos para que os cálculos sejam feitos da maneira correta.
Mas, mais do que dados, é preciso planejamento e tomada de decisões relevantes e estratégicas a todo momento. Por isso, confira o nosso artigo sobre o futuro do e-commerce no Brasil e conheça todas as perspectivas para o seu negócio.