Logística Just in time: como aplicar no seu e-commerce? | Hub2b
Logística Just in time: como aplicar no seu e-commerce?

Logística Just in time: como aplicar no seu e-commerce?

Logística Just in time: como aplicar no seu e-commerce?

A metodologia logística Just in Time – JIT surgiu no Japão na década de 1950 dentro das fábricas da Toyota. Com o crescimento da indústria automobilística da época no país e no mundo, a Toyota começou a buscar novas formas de agilizar a produção sem perder a qualidade dos seus carros. Mas, como fazer isso?

Foi então que, com este novo método JIT, a empresa diminuiu bastante o tempo dos processos envolvidos na produção e começou a implementá-lo em todos os outros processos da fábrica, diminuindo custos e otimizando toda a operação. Foi assim que a eficácia da metodologia pôde, enfim, ser comprovada.

Imagine poder contar com um processo logístico totalmente focado em redução de custos, diminuição de desperdícios e otimização do processo de produção? Este é o Just In Time. Vamos entender neste artigo como garantir a eficiência dos processos e a qualidade do produto final, com mais produtividade e estratégia para o seu e-commerce, através do modelo Just In Time.

 

O que é o método Just In Time de logística – JIT?

A filosofia principal do método JIT é “produzindo conforme a demanda”. Ou seja, de forma objetiva, podemos definir o JIT como uma metodologia que produz e entrega produtos baseado “bem na hora”, como o próprio nome diz, totalmente na quantidade exata necessária para atender a sua demanda.

Dessa forma, o seu estoque pode ser reduzido de forma segura, diminuindo os custos de armazenagem e garantindo a eficácia dos processos de produção e entrega para o cliente final.

O gestor responsável, portanto, deve controlar a demanda e o abastecimento do estoque bem de perto e de forma assertiva, para que a compra de produtos seja feita na hora e na quantidade certa.

Por isso, para garantir a qualidade do produto entregue e a fidelização de clientes, é preciso manter uma boa gestão de compras, estoque e produção na sua empresa através de sitemas de gestão integrados e eficientes para o seu negócio.

 

Qual a importância da gestão de estoque para e-commerce?

Basicamente, a gestão de estoques é um dos pilares principais da organização de qualquer empresa de venda e revenda de produtos. Com um controle eficiente de entradas e saídas de produtos, curva ABC e gestão de vendas, por exemplo, os produtos correm menos riscos de ficarem parados e gerar custos desnecessário para o empresário.

Produtos inutilizados por expiração de prazo de validade, desgaste de embalagem ou qualquer outro problema, podem gerar diversos custos que podem ser evitados através de uma visão clara e objetiva sobre a demanda e a geração de novas estratégias de vendas.

No âmbito do e-commerce, isso não é diferente. Quando o empresário sabe exatamente os produtos com mais saída da sua loja virtual, é possível organizar melhor as ações de marketing e vendas, como promoções, brindes para compras acima de determinados valores, dentre diversas outras.

 

Quais são as vantagens do JIT na logística?

Com as atividades de produção realizadas “na hora certa” e sob demanda, como compra, transporte e produção, a sua loja virtual consegue trabalhar com estoque reduzido, ou até mesmo zerado, gerando mais economia e evitando custos de armazenamento.

Veja as principais vantagens da metodologia para o seu e-commerce:

  • Qualidade dos produtos: com a busca contínua por melhoria nos processos de compra ou produção, fica mais fácil evitar erros e falhas nas mercadorias produzidas ou revendidas;
  • Redução de estoque e espaço de armazenagem: com produtos encomendados e produzidos sob demanda, você não precisa mais de muito espaço ou equipamentos de armazenagem;
  • Qualidade da operação: com profissionais alocados de forma mais estratégica, você garanta a fabricação, transporte ou qualquer outro processo mais eficiente;
  • Planejamento e otimização de processos: com planejamentos bem definidos, tudo acontece de forma mais assertiva e os processos se tornam mais eficientes;
  • Redução de desperdício e gestão de custos: ao evitar a produção exagerada e sem planejamento, é mais fácil evitar o desperdício de produtos por desgaste ou vencimento, além de evitar gastos com limpeza, iluminação e todos os custos gerados pelos armazéns.

Porém, é importante lembrar que, para garantir esses benefícios e atuar de forma estratégica com estoque reduzido, é preciso manter uma gestão totalmente eficiente dos processos e da metodologia JIT.

 

Como aplicar no seu e-commerce?

Aplicar a metodologia Just In Time no seu e-commerce pode não demandar muito tempo nem investimentos altos, se aplicada de forma organizada e um passo por vez. Primeiro, é preciso uma mudança de cultura dentro da sua empresa, pois é preciso garantir uma equipe engajada e motivada a entregar a eficiência do processo.

Trabalhe com números reais e evite projeções fora da realidade. Por isso, de início, também é importante começar a criar relatórios de acompanhamento assertivos para o seu tipo de negócio, que integre os processos de gestão de vendas, compras e produção e permita que os fornecedores recebam e entreguem os pedidos dentro do prazo necessário.

Por segurança, você pode adotar um estoque mínimo de produtos para iniciar a aplicação da metodologia, até entender exatamente como funciona a sazonalidade e a curva ABC dos seus produtos.

Lembre-se de adotar uma ferramenta de gestão que te ajude a organizar a sua loja virtual e garanta um controle de estoque, processos e relatórios completos para o seu dia a dia. As vantagens do JIT são inúmeras e, se aplicada na medida certa para o seu negócio, pode trazer muito mais produtividade e lucros para a sua loja virtual.

 

Já pensou em vender seus produtos nos maiores marketplaces do Brasil? Confira no artigo Marketplace: o que é, quais as vantagens e quem pode ter? e saiba como começar a se preparar para vender mais e melhor!

Comentários
Share

A Hub2b conecta a sua marca com os maiores marketplaces. Conheça a ferramenta mais prática para gerenciar e automatizar a sua operação nos marketplaces.