Hey! O que você vai fazer para incentivar suas vendas nesta próxima data comemorativa? Ou está esperando que os clientes caiam do céu?
É importantíssimo se colocar no papel do seu cliente nessa hora. O que ele procura? O que ele espera? Do que ele precisa de ajuda? Que problema ele tem?
Compra online é muito de momento, ou seja, atingir o emocional da pessoa e faze-la comprar naquela hora é a meta. E é o emocional na hora certa que direciona a mudança e a tomada de decisão das pessoas.
Você está fazendo o básico para aumentar suas vendas?
1) Criar conteúdo sobre a data comemorativa
Você já criou um post no seu blog, escrevendo sobre sugestões de presentes, para que seus potenciais clientes o encontrem? Eu sempre procuro ideias diferentes de presentes quando preciso, tentando sair do óbvio (por exemplo para o dia dos pais: cueca, meia, ferramentas, material esportivo, sapatos). Tem alguma dica “fora da caixa” de presente? Seu produto combinado com algum outro? Uma dica de ação que envolve seu produto, como um momento envolvendo o vinho que você vende, uma mistura ou aplicação diferente envolvendo o seu produto, algo assim?
2) Preparar e disponibilizar sua promoção
Você consegue praticar algum desconto especial para esta promoção? Não um desconto básico (um dia fui num shopping e o panfleto dava direito à 5% de desconto. Pensei: “isso eu ganho se pechinchar ou se eu pagar à vista”), mas sim um desconto chamativo, competitivo. Você preparou seu estoque? Seu frete? Estoque é tão importante quanto preço! E as embalagens? Você preparou algum folder dizendo que o pedido foi preparado por alguém como seu cliente, criando assim uma empatia? Este folder incentiva o cliente a compartilhar nas redes sociais e “marcar” a sua Marca? Mesmo se o pedido vem do marketplace, já pensou em fazer isso para convence-lo?
3) Marketing direcionado
Já preparou a lista de e-mails? Esposas e maridos, filhos, pais, mães? E para os amigos próximos que podem presentear também? Direcionar seu conteúdo e suas promoções é outro ponto importantíssimo! Aonde está seu público alvo? É coerente com seu preço e frete bem pensados quando você estava preparando sua promoção?
Seus clientes que vieram da primeira compra dos marketplaces, você vai entrar em contato com eles via mensagem de celular ou whatsapp avisando da promoção? (os clientes que vieram pelo marketplace não tem e-mail – por regra dos marketplaces – mas tem telefone de contato).
4) Analisar o momento da compra, e alinhar abordagem
Você precisa fazer isso com tempo! Já pensou em fazer seu conteúdo sobre a data comemorativa, divulgar 17 dias antes (5 dias antes do seu melhor prazo de frete – vamos dizer que para o interior de Santa Catarina é 12 dias), e, sabendo que o frete leva 12 dias, ligar para ele 14 ou 15 dias antes oferecendo seus produtos (pense na compensação do boleto!)? Isso mesmo! Venda on-line não é esperar o cliente cair do céu (ou do Google!). Pense como vender de forma recorrente aos seus clientes existentes!
Fazer essa abordagem no tempo certo é conversão na certa! Muitas vezes eu lembrei em cima da hora de comprar um presente (vida corrida!), e no fim das contas acabei até desistindo por causa do prazo e comprando na minha cidade mesmo, e na maioria das vezes eu nem gostei do presente (eu me sinto bem se gosto do presente que estou dando).
Mas claro, não esqueça de calcular seus custos ao fazer isso! Faz sentido e fecha a conta fazer as ligações ou mensagens incentivando a compra?
Pense bem, planeja-se! Saia do óbvio! E aproveite o momento!
Boas vendas!