É engraçado como os tempos mudam, mas os hábitos nem tanto. Apenas se transformam. Se formos parar para analisar, marketplace é apenas uma evolução das feiras de troca e venda de produtos que ocorrem no mundo desde que mundo é mundo e o e-marketplace uma extensão digital dessa metodologia mercadológica.
Em sua tradução livre market significa “mercado” e place “espaço”, e a letra “e” vem da expressão “eletronic”.
O marketplace é a reinvenção do comércio, onde o comerciante participa como expositor, vendendo seus produtos em um ambiente virtual, onde possuí uma maior abrangência. Caracteriza-se em uma reinvenção do comércio eletrônico, melhor, uma adaptação do comercio online. O marketplace, é uma loja virtual conhecida e com uma grande quantidade de visitantes, onde o vendedor parceiro anuncia sua marca e seus produtos para estes potenciais consumidores que visitam a loja marketplace.
Um ponto muito positivo desta nova modalidade de e-commerce é a junção de várias marcas e produtos distintos em uma única plataforma de compra, facilitando a vida do consumidor. O vendedor terá a oportunidade de divulgar a sua marca para milhares de potenciais clientes e, consequentemente, terá um aumento significativo em suas vendas.
Basicamente a lógica do marketplace funciona de maneira muito similar à de um shopping center, a única diferença é que o ambiente do marketplace é online.