As empresas de materiais de construção estão cada vez mais investindo nos marketplaces. Uma vez que a tecnologia contribui para o dia a dia das pessoas, onde tudo se encontra na internet e pela palma da mão, as empresas desse segmento também não querem ficar de fora.
De acordo com o diretor de marketplace da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), Carlos Alves, as parcerias entre empresas estão ficando cada vez mais interessantes, isso porque resulta em conquistar mais acessos, mais clientes e, por consequência, mais negócios.
Vou simplificar! Você com certeza já ouviu falar nas Lojas Americanas, Magalu, Leroy Merlin, Madeira Madeira, Casas Bahia, dentre tantas outras. Pois bem! Essas empresas já comercializam produtos, inclusive do setor de materiais de construção, nos principais marketplaces do país.
Você deve estar se perguntando em como divulgar seus produtos nesses sites. Esse negócio não é somente voltado para grandes empresas. Muito pelo contrário, os lojistas de pequeno ou médio porte também podem e devem apostar em vender produtos pelos marketplaces.
- Leia mais: Frete para e-commerce: 7 dicas para melhorar a eficiência das entregas da sua loja virtual
Mas porque vender produtos por marketplaces?
- Visibilidade em todo o país;
- Baixo investimento;
- Alto retorno;
- Aumento das vendas;
- Diversificação de público;
- Crescimento de nichos de mercado.
Pronta Reforma
A Pronta Reforma é uma plataforma que conecta os varejistas do mercado de construção civil aos maiores marketplaces do Brasil.
É através dela que os produtos são expostos 24 horas por dia para todo o país. Mas além disso, a Pronto Reforma expõe os produtos em propagandas no Google, gerencia toda a operação online em uma única plataforma e possui especialistas dedicados que ajudam a vender.
Outro detalhe importante é que a Pronto Reforma também tem parcerias com a Americanas, Submarino, Shoptime, Mercado Livre, Shopee, Via Varejo, GPA e Carrefour.
Leroy Merlin
A Leroy Merlin trouxe para o Brasil, ainda em 1998, um novo conceito para o mercado de material de construção. Ela se tornou uma das maiores players de e-commerce do Brasil.
Mas há pouco tempo, a Leroy Merlin também começou a operar no formato marketplace. E vender pelo site dessa empresa possibilita um reconhecimento muito bom.
Para se ter uma ideia, a Leroy Merlin tem mensalmente mais de 10 milhões de visitas. Sem contar que possui a opção de retirar o produto da compra feita on-line diretamente na loja.
Outro diferencial é que a Leroy Merlin possui 42 lojas distribuídas em 11 estados brasileiros e também no Distrito Federal.
O marketplace da Leroy Merlin possui mais de 80 mil itens divididos em 15 setores:
- Materiais de Construção;
- Madeiras;
- Produtos de categoria elétrica;
- Ferramentas;
- Tapetes;
- Cerâmica;
- Sanitários;
- Encanamentos;
- Jardinagem;
- Ferragens;
- Organização;
- Pintura;
- Decoração;
- Iluminação;
- Cozinhas.
Além disso, o marketplace da Leroy Merlin se posiciona como confiável, e essa confiança do consumidor é reforçada por estratégias como a devolução do dinheiro em casos de problemas com a entrega.
Mobly
A Mobly se apresentou ao mercado financeiro no final de 2020 como o aplicativo líder no segmento de decoração.
Mas a sua história vem de alguns anos anteriores, em 2011. Ela iniciou como um e-commerce de móveis e decoração, porém em 2019 inaugurou sua primeira loja física.
Desde então, a Mobly abriu outras 11 lojas físicas, porém o foco da empresa segue sendo digital, segundo informou o CEO da empresa, Victor Noda.
A loja virtual da empresa conta com mais de 200 mil produtos que estão à disposição do consumidor. Isso inclui itens de decoração para todos os ambientes, seja comercial ou residencial, além de móveis, revestimentos e objetos, para todos os gostos, orçamentos e perfis.
Recentemente, a Mobly foi avaliada pelo site E-bit e percebeu-se que a boa reputação da empresa vem subindo, sendo que 92,04% das mercadorias foram entregues no prazo e 83,48% dos consumidores voltariam a fazer negócios com a empresa.
Além de entregar os produtos dentro do prazo, a empresa também facilita os pagamentos e possui uma política de trocas e devoluções de mercadorias, estipulados pelo Código de Defesa do Consumidor.
Madeira Madeira
O próprio site já anuncia que se trata da maior loja online de móveis e decoração da América Latina.
Recentemente, o e-commerce possibilitou a venda feita por parceiros e já acumula 5,5 milhões de visitantes mensais.
Além dessa boa visibilidade, o site Madeira Madeira ainda proporciona:
- Suporte nas vendas e implementação;
- Investimento em marketing para aquisição de consumidores;
- Pós-venda focado em retenção e poucos cancelamentos;
- API de integração dedicada;
- Chatbot para auxílio no pós-venda.
Toca Obra
O Toca Obra é uma empresa de tecnologia especializada no varejo digital da construção e parte do Grupo Saint-Gobain.
Atua como um ecossistema multimarcas de vendas e serviços digitais, que reúne milhares de ofertas de pequenos e médios varejistas da construção de todo o Brasil.
No Toca Obra, são reunidas ofertas e é possível encontrar diferentes produtos de diversas marcas como:
- Chuveiros, torneiras e peças de encaixe;
- Telhas e calhas;
- Lâmpadas dos mais diversos tamanhos e tipos;
- Materiais elétricos para instalações e reparos;
- Artigos de proteção em ambientes de trabalho;
- E muito mais!
Pelo site é possível comparar preços entre os lojistas da plataforma, escolher a melhor opção de pagamento e finalizar o pedido com garantias que irá receber seu produto em casa.
- Dica importante: Como precificar corretamente os meus produtos?
Hub2b
Depois dessas explicações e “N” possibilidades de vender produtos no segmento de materiais de construção em marketplaces, já pensou em disponibilizar seus produtos em todos esses sites e ter o gerenciamento em uma única plataforma?
Pois então! A Hub2b é uma plataforma voltada a médios e grandes negócios, que além de integrar com muitos dos maiores e-commerces do país, oferece integração com ERPs (seus sistemas) na própria plataforma, facilitando sua gestão.
Oferece, ainda:
- Suporte feito por pessoas reais e profissionais;
- Mais de 70 funcionalidades;
- Integração com mais de 60 marketplaces;
- Estabilidade o ano inteiro (mesmo em dias de alto tráfego);
- Quatro planos diferentes;
- E sem período mínimo de contrato.
Venha integrar com a Hub2b e coloque seus produtos nas maiores vitrines do Brasil. Comece hoje a trabalhar menos e vender mais!