A mudança de comportamento dos usuários e consumidores nos últimos anos, principalmente os que compram online, é totalmente notável e não é novidade para ninguém.
Por isso, para criar uma experiência de compra positiva para a sua loja virtual, já existem diversas novas técnicas e conceitos a serem aplicados. Hoje em dia, não basta mais apenas um site ou uma plataforma de e-commerce funcional, é preciso focar na experiência que a compra vai gerar no consumidor.
Os consumidores, atualmente, exigem muito mais facilidade nos processos, desde o início das pesquisas por produtos até o pós venda, ou seja, qualquer falha ou complicação nessa jornada, pode significar a desistência da compra e a baixa no faturamento da sua loja.
Por isso, é importante estar conectado às mudanças e conhecer sobre alguns novos conceitos e técnicas para começar a aplicar hoje mesmo na sua loja virtual e aprimorar a experiência dos seus consumidores.
O que é UX – User Experience?
O termo em inglês User Experience, ou Experiência do Usuário, traduzido para o português, representa a sigla UX e pode ser tratado no mundo digital, basicamente, como o conjunto de sensações e fatores que uma pessoa pode ter ao usar um produto, serviço ou trafegar em um ambiente virtual.
Ou seja, o centro do UX é sempre o usuário. Por isso, é importante considerar todos os seus interesses, expectativas e necessidades em relação ao seu produto. Afinal, quando as expectativas do seu cliente se alinham à jornada que sua loja proporciona, o resultado pode ser uma excelente experiência de compra.
Mas, para isso, lembre-se da importância de manter o conhecimento sobre a sua base de clientes e sobre o perfil do seu público. Realize pesquisas de satisfação, busque informações e dados consistentes sobre os seus usuários, faça benchmarking com a concorrência e outros players do mercado e esteja sempre a frente.
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O que é UI – User Interface?
Enquanto o UX se preocupa com a experiência e sentimentos despertados no seu usuário, o UI, ou User Interface (Interface do Usuário), se volta para a produção do que o consumidor irá interagir, ou seja, desde as páginas do seu site ou loja virtual, cada botão e toda a interface para garantir que o usuário tenha a experiência desejada pelo UX.
Qual a importância em utilizar as técnicas de UX e UI?
Uma vez que as exigências do usuário cresceram e se tornaram ponto chave para qualquer negócio, é importante colocar a sua perspectiva em primeiro lugar sobre qualquer tipo de teste, novas operações e novos fluxos sobre a sua experiência de compra.
Afinal, quem melhor do que o próprio usuário ou consumidor para dizer o que faz sentido ou não em uma jornada de compra?
Inserir essa perspectiva é o mesmo que se perguntar “como a jornada pode ser melhor para os meus clientes?” e, a partir disso, voltar os esforços todos para atendê-los da melhor forma e criar maior conexão com seus clientes de forma orgânica e genuína.
Qualquer dono de e-commerce no Brasil sabe que a jornada do cliente até finalizar uma compra é desafiadora, é preciso uma luta diária contra os carrinhos abandonados ou até mesmo contra aqueles que fecham o site sem nem chegar ao carrinho.
Por isso, estar alinhado com as expectativas do seu cliente e com tudo o que a sua marca ou produto pode proporcionar a ele, ajuda a criar uma relação de confiança e muito mais significativa, aumentar as vendas e ainda fidelizá-lo e criar uma proximidade muito positiva, tanto para os negócios quanto para quem compra e faz uso da sua marca.
Na prática, tudo isso que estamos falando envolve um site totalmente responsivo, com layout dinâmico, inteligente e intuitivo, com botões estratégicos, sem excessos, e que facilitem o processo de compra.
Assim, é muito mais fácil garantir que os usuários da sua loja terão uma excelente experiência e serão realmente convencidos a finalizar suas compras.
Como aplicar as técnicas de UX e UI na sua loja virtual?
Como dissemos ao longo do conteúdo, o usuário é o ponto principal das técnicas de UX e UI, certo? Portanto, o passo mais importante é conhecer profundamente o perfil do seu público e dos seus usuários, o que eles compram, como e quando. E não apenas os que finalizam as compras, mas também os que não finalizam, abandonam carrinhos ou apenas navegam na sua loja virtual.
Outro ponto importante é saber tudo sobre a navegação dos seus usuários dentro da sua loja, ou seja, de onde o usuário chega, para onde vai, quanto tempo costuma ficar dentro do seu site navegando, o que busca, onde clica e quais conteúdos ou produtos que mais acessa. Para isso, é essencial ter uma equipe especializada para cuidar dessas métricas.
Com tudo isso que falamos aqui, todas essas informações e técnicas, fica muito mais fácil identificar melhorias para a sua loja virtual e tornar seu site mais responsivo e interativo com o seu tipo de público.
Seja em elementos visuais, usabilidade ou até mesmo na forma como os seus textos e conteúdos são escritos, tudo é válido na hora de desenvolver novos layouts e modelar os recursos de acordo com o seu tipo de usuário!
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