Um novo ano está apenas começando, e com ele surgem alguns compromissos que empresas não podem deixar de cumprir, como o planejamento estratégico 2018. Quando falamos das empresas que trabalham com o e-commerce, isso não é diferente.
Normalmente, dizemos que a importância desse tipo de planejamento é algo inegável. Para quem trabalha com vendas online ela é ainda maior, visto que somente definindo objetivos e metas que sejam claros será possível saber onde se quer chegar, facilitando a execução de qualquer plano de ação.
Se você ainda não fez isso ou não sabe por onde começar, fique calmo! Preparamos aqui seis dicas infalíveis para que você faça um bom planejamento estratégico para o seu e-commerce. Ficou interessado? Então, confira as dicas!
1. Faça uma retrospectiva do ano anterior
A nossa primeira dica de planejamento estratégico 2018 para o seu e-commerce é começar fazendo uma retrospectiva do que aconteceu de marcante no ano anterior. Nada melhor do que analisar o histórico para entender o que deve ser corrigido e o que deve ser melhorado para esse próximo ano.
Para realizar a retrospectiva, leve em consideração todas as áreas e atividades do negócio, desde o fluxo de caixa até as campanhas de marketing. O segredo é enxergar profundamente tudo que de alguma forma influenciou os resultados positivos e negativos do ano.
Pode parecer pouca coisa, mas essa ação, se feita de forma correta, servirá como um bom insumo para realizar o planejamento estratégico. Preparamos algumas perguntas de apoio que podem lhe ajudar nesse momento. Veja:
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As campanhas deram certo?
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Faltou estoque durante o ano?
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Como foram as vendas? Houve uma consistência nos 12 meses?
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O faturamento atingiu o resultado esperado?
A resposta dessas e de outras perguntas lhe auxiliarão a pensar em como conduzir estrategicamente o próximo ano.
2. Defina quais serão os objetivos do negócio
Um dos grandes segredos para que qualquer planejamento seja feito de forma correta é confeccioná-lo de forma a transmitir onde o negócio pretende chegar. O primeiro passo para conseguir isso é, de fato, saber onde se quer chegar!
O fato é que para as empresas que não sabem disso, qualquer caminho serve e, pensando dessa forma, as chances de prejudicar o futuro são grandes. Com o e-commerce, isso também não é diferente.
Podemos dizer que não existe fórmula mágica para ter controle dos seus propósitos e alcançá-los o quanto antes. É preciso projetar quais serão os resultados que quer buscar ao longo do ano. Dessa forma, definir metas futuras e associá-las a um objetivo é uma excelente prática para que o planejamento funcione.
Saiba que quanto mais detalhado esse processo for, melhor ficará o planejamento — o que será ótimo para conduzir o futuro da empresa. Só é preciso tomar cuidado para que ele seja o mais realista possível.
3. Estude ainda mais o consumidor e o seu mercado
Quando falamos de vendas online, sabemos que esse é um canal de vendas extremamente competitivo, pois é algo de fácil acesso para todos. Por isso, é preciso buscar cada vez mais maneiras de se diferenciar nesse mercado.
Buscar conhecer melhor o seu consumidor é um dos caminhos para se dar bem nessa questão. Afinal, ele é uma das razões da existência do seu negócio e é o grande responsável por todo dinheiro que entrará no seu caixa.
Para ajudar nesse desafio, sugerimos utilizar a ferramenta de buyer personas para entender melhor como é a cabeça do seu consumidor. Contar com esse tipo de apoio ajudará a definir o que ele faz, o que ele sente, quais são suas dores, dentre outras informações.
Com esse recurso será possível realmente focar em quem tem mais chances de comprar os seus produtos, além de indicar a loja para conhecidos.
Junto a isso, saiba que estudar o seu mercado de atuação é mais do que uma obrigação. Independentemente do setor, a competitividade é algo que torna-se cada vez maior. Por isso, é preciso estar sempre a par do que está acontecendo, principalmente saber como anda a concorrência.
4. Tenha um calendário de ações para as datas especiais
Nos dias de hoje, há muitas datas que são especiais no e-commerce. Nessas ocasiões é normal que o consumo aumente e, por esse motivo, merecem uma atenção mais do que especial.
Então, é preciso criar um calendário para organizar possíveis divulgações e promoções para essas datas. Essa simples ação ajudará a aumentar as vendas no e-commerce durante essas datas.
Temos Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais, além de muitas outras que podem ter uma enorme sinergia com a sua loja virtual. Podemos citar como exemplo uma loja virtual de brinquedos, que certamente deve organizar algo especial para o Dia das Crianças.
Além disso, não esqueça de se planejar para futuras promoções sazonais, que também ajudam a aumentar as vendas e na fidelização do consumidor.
5. Levante os recursos necessários
Uma etapa que também é importante para que o planejamento estratégico funcione é o levantamento dos recursos necessários para colocar em prática as ações que ajudarão a alcançar os objetivos desejados.
Fazer esse levantamento não é difícil, basta analisar tudo que é necessário para que cada atividade seja realizada sem maiores problemas. Os recursos podem ser materiais gráficos, contratação de serviços e mão de obra, e até o tempo das pessoas que vão trabalhar nessas atividades.
O importante é que você consiga colocar em ação esse planejamento e não falte nada para que seja viável atingir os objetivos e metas da empresa.
6. Defina um método de avaliação
De nada adianta fazer um bom planejamento se não é possível avaliar periodicamente como está o andamento das ações, se elas estão trazendo resultados efetivos para a empresa. Ou seja, verificar o que está funcionando e o que não está.
Por isso, é preciso criar um método eficiente para metrificar as suas metas e acompanhá-las durante o ano. Somente assim você saberá se os resultados esperados têm condições de serem alcançados, além de aplicar quaisquer ações corretivas ao longo do ano.
Agora que você já sabe como fazer um planejamento estratégico 2018 para o seu e-commerce, veja também nossas dicas para aumentar as suas vendas!