Neste conteúdo iremos explicar como funcionam uma plataforma de e-commerce e um hub de integração, suas diferenças e como elas podem fazer com que você comece a vender seus produtos online e de forma eficaz.
Com o avanço da tecnologia, a forma de empreender e gerenciar negócios mudou, e para a melhor. Você imaginaria, há um tempo atrás, que uma loja que não precisaria mais ter um endereço físico para ser um sucesso de vendas, ou que um lojista poderia anunciar os seus produtos online em diversas plataformas virtuais ao mesmo tempo?
Vender produtos na internet tornou-se algo simples e viável para qualquer pessoa com o conhecimento e o desejo de empreender e se destacar no mercado.
O maior alcance de público das lojas virtuais é um dos grandes atrativos para esse modelo de negócio, e existem duas maneiras muito eficazes de começar a vender os seus produtos online: as plataformas de e-commerce ou através de marketplaces.
Você sabe como funciona cada uma dessas ferramentas? Então, acompanhe a leitura e descubra todas as facilidades e vantagens para o seu negócio.
O que é plataforma de e-commerce?
A plataforma para e-commerce é o sistema que cria e gerencia as lojas virtuais, sendo um dos seus principais elementos. É com essa plataforma que os vendedores cadastram e anunciam seus produtos, gerenciam o seu estoque e organizam os pedidos, vendas e financeiro.
Basicamente, a plataforma para e-commerce é a base de toda a operação de uma loja virtual, e por isso, o ideal é que ela seja funcional e com uma boa usabilidade, além de integrar com outros tipos de plataforma, como um ERP ou um hub de integração de marketplace.
Para isso tudo funcionar, você precisa, além de contratar a plataforma, adquirir um domínio e criar o seu site, que servirá de vitrine para os seus produtos. Importante ressaltar que, nesse tipo de ferramenta, não é cobrado nenhum tipo de comissão pelas vendas, já que a loja é própria.
Lembre-se de que a visibilidade de um site depende muito da promoção e divulgação que é feita sobre ele, por isso, invista em marketing digital e saia na frente da concorrência com ações relevantes para o seu público.
Quer saber mais? Veja as 6 dicas de marketing digital para pequenas empresas que preparamos para você e comece a alavancar os seus negócios
A escolha da melhor plataforma de e-commerce precisa caminhar de acordo com as necessidades da sua loja, por isso, pesquise muito antes de adquiri-la. Ou, se preferir criar sua loja do zero, você pode contratar um programador ou empresa especializada.
O que é um hub de integração?
O hub de integração é uma ferramenta que permite organizar e concentrar todas as informações em um só lugar. Quando falamos em vendas online, além das lojas virtuais próprias, também temos os marketplaces, que são grandes sites que reúnem consumidores e vendedores de diversos tipos de produtos e serviços, como um shopping center virtual.
Anunciar e vender por marketplace, além de aumentar suas chances de venda, sua loja e seus produtos ainda podem ganhar mais visibilidade e destaque. Mas, com isso, também existe uma maior necessidade de gestão, já que estamos tratando de diversos canais.
Por isso, o hub de integração de marketplaces é a melhor opção para quem deseja vender online através de diferentes plataformas. O hub permite gerenciar todas elas em um único lugar, em um único painel, além de facilitar o cadastro de produtos, a gestão e edição de anúncios e organização de estoque e pedidos.
Imagine poder anunciar em diversas vitrines virtuais de grande visibilidade, sem precisar gerenciar uma por uma. É isso que o hub de integração faz por você e pela sua loja.
Por exemplo, se a última unidade de um produto foi vendido em um marketplace X, o estoque integrado através do hub fará a baixa automática em todos os outros anúncios, para que o mesmo produto não possa ser vendido no marketplace Y, e assim, evitar qualquer tipo de transtorno e problemas com os seus clientes.
Para saber mais sobre como funciona um hub de integração e todas as vantagens para o seu negócio, entre em contato com um de nossos consultores.
A diferença entre plataforma de e-commerce e hub de integração
Por fim, se você chegou até aqui, vamos agora entender a diferença entre essas duas ferramentas, que talvez não sejam tão diferentes assim. Na verdade, o seu e-commerce pode fazer parte de um marketplace. Vamos entender.
O e-commerce é a sua loja virtual própria, criada por você ou através de uma plataforma, mas com o seu domínio, seu nome e os seus produtos anunciados da forma que você escolheu.
Já o marketplace é como um grande centro comercial, com diversos vendedores, lojas e produtos à disposição dos usuários, de diferentes marcas e modelos. Alguns exemplos são: Amazon, Mercado Livre, Submarino, dentre muitos outros.
Levando em consideração o tamanho dos marketplaces comparado à uma loja virtual própria, é natural que a visibilidade e o número de visitantes seja maior nas plataformas marketplace. Por isso, ele se torna uma das melhores estratégias para quem quer crescer e elevar as suas vendas online de uma forma simples e eficaz.
Sendo assim, que tal vender os seus produtos, do seu e-commerce, também em uma grande plataforma com alta visibilidade? Você sabia que é possível integrar sua loja virtual em todos os grandes marketplaces que você quiser através do hub de integração?
Confira no artigo E-commerce e marketplace: como a integração funciona na prática?