Não é novidade que cada vez mais a experiência de compra faz total diferença na hora de conquistar o consumidor. O comportamento dos usuários evoluiu muito nos últimos anos e, com a constante transformação digital, é preciso se adaptar.
E é aí que entra a necessidade de ser omnichannel. Mas, o que é o Omnichannel e por que ele deve ser considerado como a estratégia do futuro?
A estratégia omnichannel é voltada, principalmente, para suprir a exigência dos usuários atuais por uma experiência de compra melhor e mais completa. Vamos entender tudo sobre esse conceito e entender os principais motivos que nos levam a prestar atenção nessa estratégia tão utilizada atualmente.
O que é omnichannel?
Para começar, omnichannel significa “multicanal” e é, basicamente, um conceito de uso integrado entre diferentes canais de comunicação de forma simultânea com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline e aproximar lojistas dos clientes e aperfeiçoar a sua experiência de compra.
Podemos dizer que o termo se refere a integrar o online com o offline para explorar todas as oportunidades do mundo digital. Sabemos que, não há muito tempo atrás, comprar um produto exigia um pouco mais do consumidor, que tinha que ir até uma loja fazer pesquisas de preço e qualidade para encontrar o melhor custo benefício.
Hoje em dia, o usuário faz a mesma coisa, mas de forma online. Seja através do site ou blog corporativo, redes sociais, e-mail ou aplicativos para smartphone, por exemplo. São esses meios que permitem o cliente pesquisar e trocar experiências com outros usuários sobre o seu produto ou sua marca.
Ou seja, é nesse momento que a estratégia de omnichannel entra para garantir que a sua presença esteja fazendo sucesso nestes ambientes para fortalecer sua marca e aumentar o nível das suas vendas.
Estratégia multichannel, crosschannel ou omnichannel?
Vamos entender um pouco a diferença entre as estratégias multichannel, crosschannel e omnichannel para não confundir os termos. Afinal, todos possuem relação com a experiência do usuário, mas não significam a mesma coisa.
Multichannel: pelo prefixo “multi” entendemos que este é um termo que significa muito ou muitos. Neste caso, uma empresa que utiliza dessa estratégia oferece diversos canais de compra para o cliente, porém eles não são conectados. Ou seja, a loja física nao sabe o que está sendo vendido por aplicativo ou site, e vice e versa pois nao ha troca de informação entre eles.
Crosschannel: já o prefixo “cross” significa cruzar, ou seja, nessa estratégia os canais podem se cruzar de certa forma, por exemplo, ao comprar um produto na loja online e ir buscar na loja física. Assim, os canais se tornam complementares.
Omnichannel: o prefixo “omni”, por sua vez, faz referência a todos os canais de uma empresa de forma conectada. Dessa forma, mesmo se o usuário estiver dentro da loja física, ele pode utilizar o aplicativo para conferir se o produto está disponível e até optar por comprar na loja física e receber o produto em casa.
Quais os benefícios da estratégia de marketing omnichannel?
É importante ter em mente que investir em uma boa experiência para os seus usuários é sempre um passo a frente para o sucesso dos negócios. A satisfação dos clientes precisa ser um dos maiores objetivos de uma empresa, afinal, cliente feliz é cliente que se fideliza e recomenda a sua marca ou produto.
A imagem da sua marca pode ser melhorada, a qualidade dos seus produtos e serviços aumentada e, consequentemente, as suas vendas podem alavancar!
Ou seja, fazer o uso de vários canais de marketing pode não parecer uma tarefa fácil, já que exige bastante planejamento e esforço profissional especialista. Mas uma coisa é certa, com a estratégia de marketing omnichannel, todos os canais de contato com o seu cliente são melhorados e constantemente desenvolvidos para gerar ganhos para a sua empresa e, o melhor de tudo, de forma genuína.
Os desafios do omnichannel: como transformar o seu negócio?
Primeiro passo: defina a persona principal do seu negócio e conheça os seus hábitos de compra. Só assim você poderá compreender o que os seus clientes demandam para poder oferecer um produto adequado e relevante para a sua busca.
Em seguida, é preciso começar a integrar todos os canais da sua empresa, alinhando o offline com o online e integrando todas as suas áreas, principalmente de marketing e vendas, e faça testes! Para isso, é importante pedir ajuda especializada para garantir a melhor qualidade dessa integração e evitar problemas no futuro.
Porém, sabemos que integrar os canais de uma empresa e oferecer essa experiência única e exclusiva para os clientes não é tão simples e pode exigir bastante tempo e planejamento por parte dos responsáveis. É preciso conhecimento profundo sobre o seu negócio e o acompanhamento de todo esse processo para garantir que está dando certo e os clientes estão realmente satisfeitos.
Por isso, busque sempre entender as necessidades de quem realmente importa e invista em estratégias que façam sentido para o seu público. Acompanhe o blog da Hub2b e fique por dentro de todas as novidades do mercado para a sua loja crescer mais e mais!