Psicologia nos preços aumenta as suas vendas nos marketplaces! | Hub2b
Psicologia nos preços aumenta as suas vendas nos marketplaces!

Psicologia nos preços aumenta as suas vendas nos marketplaces!

Psicologia nos preços aumenta as suas vendas nos marketplaces!

Sabe uma forma de aumentar as suas vendas, seja vendendo em marketplaces, e-commerce ou até em lojas físicas? Use a psicologia!

Neste post, vamos falar sobre o uso do 9, 99, e até números quebrados, que dão a impressão que o produto é mais barato.

Um centavo de desconto aumenta as vendas

No nosso idioma, e em muitos outros que leem palavras da esquerda para a direita, as pessoas fazem a leitura e o processamento de números naturalmente, da esquerda para a direita também.

Vários estudos afirmam que ao fazermos a leitura de preços, arredondamos para baixo o número inteiro em nossas mentes ou basicamente esquecemos o que vem depois do início.

Outras pesquisas sugerem que, quando vemos um preço terminando em 9 ou 0,99, acreditamos que o vendedor já colocou o preço do item como mínimo possível e que estamos na frente de ótimas ofertas.

Em geral, os preços que terminam em 0,99 têm taxas de conversão mais altas do que os que terminam em um centavo mais alto. A Gumroad provou isso através de um experimento, onde houve um caso que a taxa de conversão foi duas vezes maior, inclusive.

Em resumo: Reduzir um centavo de um preço arredondado causa a sensação de que o produto está mais barato. E o efeito psicológico disso tem sido explorado há anos.

Para o consumidor, a redução no preço traz a falsa sensação de desconto e minimiza o sentimento de “culpa” na hora da compra.

Alternativas válidas!

Além do uso do 9, outra alternativa envolve o arredondamento dos preços de alguns produtos, usando dígitos como o “0” e o “5”.

Diferente do 9, este tipo de arredondamento gera um impacto positivo nos consumidores, principalmente porque incentivam compras impulsionadas por sentimentos e impulsos afetivos.

Um exemplo é a forma como lidamos com compras de objetivo pessoal, que não tão racional assim. Ao comprar um presente para uma pessoa querida, por exemplo, estamos mais propensos a pagar R$ 80,00 redondos.

Já em casos de compras com objetivo profissional, este arredondamento surte menos efeito do que uma oferta com preço quebrado, como R$ 78,56, por exemplo.

 

A Hub2b facilita este tipo de ação através da função arredondar, durante a alteração de preço. Assim, é possível definir com qual casa decimal o produto será apresentado no marketplace, e ainda realizar este processo em massa. Você define apenas os centavos, e o sistema reduz 1 real e soma os centavos que foram preenchidos.

 

 

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