Adaptar seu negócio a um novo modelo de venda, como o marketplace, não é tão simples quanto aparenta ser, muitas dúvidas surgem ao começar a colocar tal projeto em prática. Por isso, nós da Hub2b preparamos um apanhado das principais dúvidas de quem está começando a vender em um marketplace e as respondemos para ajudá-los a implementar essa operação no seu negócio.
Quais as vantagens para o consumidor?
Variedade de produtos – Você encontra tudo em um só lugar, desde um vinho para ocasiões especiais até uma peça para o motor do seu carro.
O melhor preço – Várias empresas vendem o mesmo produto. Portanto você pode comparar qual delas oferece o melhor preço. Além disso, você pode comparar qual empresa oferece o melhor prazo de entrega e o menor custo de frete.
Conveniência – Você pode comprar de olhos fechados, pois sabe que está comprando em um lugar seguro, com uma marca conhecida. Os marketplaces investem bastante em tecnologia, garantindo a melhor experiência e a qualidade de compra.
Satisfação na compra – Caso você tenha dúvidas durante sua compra ou precise fazer uma troca de um produto, os marketplaces tem uma equipe pronta para lhe atender, além de uma série de serviços para tornar sua experiência de compra a melhor possível.
Quais as vantagens para o vendedor?
Alcance e visibilidade da marca – Além da sua marca estar visível para milhões de visitantes, pois os marketplaces, geralmente possuem uma audiência com mais de 80 milhões de visitas mensais. Além disso, os marketplaces investem bastante em marketing multicanal (TV, mídias sociais, rádio, jornal, revista). Sua marca estará sendo promovida sem custo algum.
Aumento das vendas – Você estará expondo seu produto em um novo canal de venda, sem custo e com uma quantidade gigante de potenciais clientes. É óbvio que suas vendas irão aumentar.
Baixo investimento – Você só paga uma comissão sobre o que vender. Não tem taxa inicial, não tem mensalidade e nenhum custo fixo para manter a operação nos marketplaces. Além disso, seu custo de conversão é praticamente zero, pois não haverá transações de meio de pagamento, emissão de boletos, verificação de fraude, custos com a plataforma de e-commerce, etc.
Quais são os principais marketplaces no Brasil?
Cnova – responsável pelos sites Extra, Ponto Frio, Casas Bahia e Cdiscount
B2W – responsável pelos sites Americanas, Submarino e Shoptime
Grupo GFG – responsável pelos sites Dafiti, Kanui e Tricae
Netshoes – responsável pelos sites Netshoes e Zattini
Mercado Livre
Walmart
Amazon
Carrefour
Magazine Luiza
Ricardo Eletro
O mais interessante é que a Hub2b está conectada com todos esses marketplaces e mais alguns!
Quanto custa para vender em um marketplace?
Os marketplaces cobram uma comissão sobre as vendas. Esta comissão pode variar de 10% a 25%. A porcentagem da comissão varia conforme a categoria dos produtos.
Quais os requisitos para vender em um marketplace?
Para vender em um marketplace você precisa Emitir Nota Fiscal Eletrônica e Realizar entrega para todo o Brasil.
Como faço para vender em um marketplace?
Para começar a vender em um marketplace, você precisa se cadastrar como um parceiro. Cada um deles possui seu próprio canal de inscrições. Nós mantemos os links neste local aqui.
Como é a operação em um marketplace?
O vendedor parceiro, depois de cadastrado e aprovado no marketplace, precisa cadastrar os produtos e as políticas de frete/envio e aguardar a publicação dos mesmos no marketplace. Após este procedimento, o vendedor precisa monitorar a operação e manter o preço e o estoque dos produtos sempre atualizados. Também precisa monitorar constantemente as vendas, baixar o pedido, emitir a nota fiscal e fazer o envio pela transportadora. Depois de processar o pedido deve acessar o painel do marketplace e atualizar as informações do pedido, como o status, os dados da nota fiscal e o código de rastreio do envio, sem esquecer de dar baixa no estoque desta venda. Bem complexo, não é mesmo? Pois bem, é aqui que a Hub2b entra para facilitar tais procedimentos o lojista.
Hub2b – uma ponte de conexões
A Hub2b conecta a sua loja com os maiores marketplaces do mundo. Não é necessário modificar a sua operação, nem os sistemas que você já está acostumado a utilizar. É possível automatizar toda a operação, eliminando o retrabalho de, continuamente, atualizar diferentes plataformas.
Para vender nestes canais é necessário um grande esforço para cadastrar produtos, manter os preços e o estoque dos produtos atualizados e também fazer a baixa e atualização dos pedidos em cada canal de venda, além de manter a sua operação atual em dia. Desta forma, a plataforma da Hub2b integra os sistemas de gestão que a empresa utiliza com estes canais de venda, automatizando o envio de produtos e a gestão de preço, estoque e pedidos.
Quais os requisitos para utilizar a solução da Hub2b?
Ter contrato com pelo menos um marketplace.
Como faço para contratar a Hub2b?
Basta se cadastrar em nosso site.
Como funciona a solução da Hub2b?
Basicamente, oferecemos as seguintes funcionalidades:
– Importação, edição e publicação de produtos em massa;
– Gestão de preço (Preços por Marketplace);
– Gestão de estoque (Estoque por Marketplace);
– Gestão de pedidos (Baixa dos pedidos, atualização de status, dados de nota fiscal e código de rastreio);
– Gestão de perguntas e respostas (verifique disponibilidade);
– Controle de frete;
– Gestão de templates;
– Qualificação automática;
– Integração com sistema de gestão ERP, plataforma de E-commerce, sistemas de logística e precificação inteligente.
Caso tenha outras dúvidas ou queira utilizar a nossa solução entre em contato conosco aqui.