Para otimizar as ações da gestão do seu e-commerce, é preciso ter uma visão geral de tudo que está acontecendo ao redor dele. Aumentar as vendas é bom, mas será que conseguir mais clientes é tudo o que o seu negócio precisa? E quanto aos pontos de melhora? A concorrência no mercado? As oportunidades?
Para responder a essas perguntas, é preciso fazer uma análise SWOT para e-commerce. Para que você consiga aplicá-la de forma sucinta no seu negócio, redigimos este artigo, explicando tudo sobre o assunto. Vamos lá?
O que é a análise SWOT e quais as suas características
Primeiro, vamos entender o significado do termo. SWOT é uma sigla em inglês para as palavras strenghts, weaknesses, opportunities e threats, ou seja, as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que circundam um negócio. Portanto, os quatro quadrantes dessa análise, também chamada de FOFA, são divididos em ambientes internos e externos. Vejamos agora cada um deles.
Ambiente interno
Ao falarmos de forças, nos referimos aos pontos positivos do seu e-commerce quando comparado à concorrência. Portanto, trate de saber quais são os fatores exclusivos do seu negócio que o tornam único. Por exemplo: uma loja virtual que vende roupas femininas, porém, dedica-se a peças plus size, apresenta um diferencial que é a sua força.
Já as fraquezas são os pontos negativos da empresa em comparação aos concorrentes. Logo, procure saber quais lojas são superiores à sua e por qual motivo. Saber esses fatores podem trazer insumos para que você torne o seu negócio cada vez melhor. Exemplo: um e-commerce que tenha pouca visibilidade online é fraco nesse sentido e precisa tomar ações de marketing para e-commerce, a fim de mudar esse quadro.
Ambiente externo
As oportunidades existentes no mercado são a definição desse quadrante da análise SWOT. Por isso, você deve levar em conta, sobretudo, tudo o que for referente à tecnologia e que pode beneficiar a sua loja virtual. Por exemplo: se uma nova ferramenta que otimiza os resultados para e-commerces é lançada, essa é uma oportunidade.
Por fim, as ameaças são todos os aspectos existentes no mercado que podem prejudicar o sucesso do seu negócio de alguma maneira. Embora a tecnologia seja comumente vista como oportunidade, também pode ser uma ameaça, uma vez que os sistemas online estarão à disposição dos seus concorrentes também.
Portanto, o exemplo que demos acima, de uma ferramenta lançada para otimizar as ações em e-commerces, também pode ser uma ameaça a partir do momento que a concorrência passa a adquiri-la também.
Qual a importância da análise SWOT para e-commerce
Como você pôde perceber, a análise SWOT pode trazer ao seu e-commerce uma série de possibilidades dentro da sua estratégia de negócio. Portanto, trazemos aqui as principais razões pela qual você deve implantá-la na sua empresa.
Seu negócio passa a ter uma imagem real
A visão global do negócio é fundamental para o crescimento de uma empresa. É comum que alguns donos de negócio pensem que a loja virtual esteja prosperando porque as vendas aumentaram ou o posicionamento no Google subiu. Porém, é necessário analisar o cenário todo que circunda o e-commerce.
Essa é a principal vantagem da análise SWOT, pois ela oferece a você uma visão globalizada ao apontar seus pontos fortes e fracos, além das ameaças e oportunidades. Dessa forma, você passa a ter uma imagem real de tudo que acontece em torno do seu negócio online. E, para alcançar os objetivos que você tem preparado para ele, é fundamental ter esse conhecimento global a respeito da sua empresa.
Você passa a saber quais são os seus pontos fortes
Acredite: é mais válido investir nos pontos que tornam você forte do que tentar melhorar os fracos. Afinal, um e-commerce pequeno que tenta alcançar a mesma performance de um concorrente líder de mercado, por exemplo, conseguirá resultados, no máximo, modestos. Isso é um erro.
Por outro lado, os pontos fortes o tornam único, de modo que investir neles pode fazer com que você se destaque no mercado, inclusive entre os líderes que não têm o mesmo diferencial que você.
Verificar os riscos fica mais simples
Não há negócio livre de riscos. Por isso, entender quais são aqueles que podem comprometer o sucesso do seu negócio deixa você à frente dos problemas que podem acontecer. Por exemplo: se o maior risco que você tem for entrar em um mercado de alta concorrência, a análise SWOT o mostra isso antecipadamente, de maneira que você possa buscar medidas que mudem esse cenário.
Vejamos como isso pode ser feito na prática por meio da SWOT: a forte concorrência é a ameaça e o fato do seu negócio (nesse exemplo, claro) ser pequeno é uma fraqueza. Contudo, você pode detectar oportunidades no mercado e aplicá-las para ter um diferencial competitivo que o tornará forte.
Possibilita que você tenha foco nas oportunidades
Todo negócio é uma oportunidade que foi detectada e aproveitada. Afinal, o que o motivou a abrir uma loja virtual foi o fato de ter visto quanto o produto que você oferece interessa a um determinado tipo de público, certo?
A análise SWOT consegue apontar a você as oportunidades e tendências que existem no mercado — e você deve estar atento a elas. Dessa forma, você passa a saber quais são aquelas capazes de aumentar o potencial do seu e-commerce, o que o ajuda a tomar as melhores decisões.
Você passa a ter um equilíbrio entre os ambientes interno e externo
Enquanto as forças e fraquezas dizem respeito aos fatores internos da sua empresa, oportunidades e ameaças referem-se aos externos. Uma vez que todos estejam listados, você consegue saber com clareza o que pertence ao ambiente da sua empresa e o que corresponde ao mercado.
Quando a análise não é feita, as empresas podem cometer erros, como combater a ameaça usando os meios apropriados para amenizar as fraquezas. Porém, agora que você leu este artigo sobre análise SWOT para e-commerce até o final, isso não ocorrerá, pois você já sabe o que deve ser feito para tirar o melhor proveito dos ambientes internos e externos da sua empresa.
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