O Dia das Mães, que ocorre no segundo domingo de maio (13/05), é a maior data comercial do primeiro semestre do ano. Para e-commerce a comemoração é uma grande oportunidade de dar um salto de vendas, já que é a data mais representativa do varejo desde o Natal.
Felizmente, com a baixa da inflação o cenário econômico é otimista. A estimativa é que esse será o maior Dia das Mães dos último cinco anos, com uma movimentação de quase R$ 10 bilhões em produtos e serviços. Se tratando do e-commerce especificamente, a previsão de faturamento é de 2,6 bilhões, segundo o Ebit, empresa que desenvolve pesquisas sobre o comércio eletrônico. Isso representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.
As notícias são boas até aqui, certo? No entanto, nosso objetivo com esse texto é lhe ajudar a pensar em estratégias que possibilitem um aproveitamento máximo dessa data tão esperada.
Fique atento aos sucessos de venda
Toda data comercial possui seus “best sellers”, com o Dia das Mães não seria diferente. Segundo levantamento do Ebit, o top três de segmentos mais vendidos na data são: 1º Celular e Smartphone; 2º Perfume e 3º Água de Colônia. Na sequência também aparecem os ítens geladeira/refrigerador; vinho; cafeteira; fogão; TV; livros e máquina de lavar roupas. Essa é uma informação importante, mas não definitiva, afinal se o seu e-commerce não trabalha especificamente com esse tipo de mercadoria, no que investir? Dar destaque a artigos que fogem do clichê pode ser uma boa ideia, afinal, existem mães de todos os tipos, gostos e profissões. Por que não criar uma campanha de acessórios para carros focando nas mamães motoristas e/ou que amam dirigir? Esse é um exemplo, mas as possibilidades de ir além do tradicional são muitas, basta ser criativo. É claro que uma estratégia fora da curva, exige muita pesquisa e planejamento, por isso é importante conhecer muito bem o seu público e promover uma boa divulgação.
Invista em ofertas especiais
Agora que você já sabe em que segmentos vale a pena investir, é hora de chamar a atenção para ele. Como? A palavrinha mágica é: promoção. Por mais controversa que pareça essa estratégia, é preciso reconhecer que grandes datas como o Dia das Mães são momentos propícios para ela. O público está disposto a comprar e quer ser seduzido pelo presente ideal, portanto um desconto especial ou oferta de frete grátis podem dar um empurrãozinho para a decisão final. O dia é das mães, mas os compradores geralmente são os filhos, então porque não unir o útil ao agradável? Crie pacotes especiais para mãe e filho(a), por exemplo: na compra de um artigo específico o cliente ganha um brinde, ou tem desconto para levar outro item; Kits para mãe e bebê ou conjuntos de acessórios e roupas que podem ser usados pela mãe e pelos filhos podem funcionar bem nesse caso. Para alguns compradores as condições de pagamento podem fazer a diferença na escolha, então cogite aumentar as possibilidades de parcelamento de algumas mercadorias, em especial as de maior valor.
Atenção para as vendas de última hora!
Planejamento sem dúvidas é essencial quando se espera por um aumento nas vendas. Organizar estoque, promover ofertas, investir em divulgação, etc. Tudo precisa ser pensado com antecedência. Enfim, uma grande data exige todo um trabalho que pode iniciar de um a dois meses antes. No entanto, as semanas mais próximas à data não devem ser esquecidas. Pelo contrário, essa é a hora de mostrar o que tem a oferecer de melhor aos clientes indecisos. Segundo dados da Criteo, as vendas começam a subir 12 dias antes do Dia das Mães, então sim, ainda dá tempo de vender! Nessa fase, oferecer opções mais rápidas de frete podem ajudar bastante a convencer os atrasados. Para quem possui loja física, vale a pena oferecer as possibilidade de retirada na loja ou rever suas estratégia de entrega rápida, para ainda conseguir conquistar algumas vendas de última hora.
Gostou das dicas? Já que o assunto de hoje são as mamães, que tal relembrar as 4 lições de mãe para melhorar suas vendas nos marketplaces? O texto foi publicado aqui no blog no ano passado, mas lição de mãe é atemporal, né?