Você já sabe que é uma ótima estratégia vender seus produtos nos marketplaces, sem falar nas enormes vantagens de integrar seu negócio nestes canais. E a gente sabe que como pode ser difícil dar conta de gerir sua operação com o aumento de suas vendas, por isso, aqui estão alguns procedimento básicos para melhorar seu desempenho e acabar de vez com seu problema de gestão.
Entenda e otimize sua operação!
Provavelmente a primeira coisa que você lembra quando pensa na sua operação é em todos aqueles pedidos que precisam ser criados de forma manual no seu sistema de gestão, naquelas planilhas intermináveis de produtos que você precisa exportar, editar, importar e publicar. Aposto que leva um tempão pra fazer isso, sem contar o tempo que você leva para atualizar e gerir seu estoque.
Para resolver este problema, o primeiro passo é melhorar a gestão, se você é o responsável, lembre-se de ser um líder, a mudança tem de começar com você, aqui vão 3 dicas que irão te ajudar a fazer isso:
1. Descreva sua operação, exatamente como ela é, sem deixar de fora nenhum processo.
Reúna sua equipe, duas cabeças pensam melhor do que uma, ouvir a opinião deles é importante! Decisões tomadas em momentos como este afetam o trabalho de todos e impor uma mudança não é a melhor forma de fazer ela acontecer. Além do mais, quem melhor que sua equipe, que vivencia o processo dia a dia, para descreve-lo?!
2. Descreva a operação ideal, como você gostaria que ela fosse.
Este é um processo muito importante, onde, pode-se encontrar gargalos nos processos realizados atualmente que até então passaram despercebidos. Sem mencionar que você pode antecipar eventuais erros e soluciona-los antes mesmo de existirem.
3. Defina seus próximos passos.
Depois de entender sua operação e compreender cada parte do processo, chegou a hora de botar a mão na massa e definir como otimizar sua operação a partir destes “problemas” e todo o re-trabalho que você já detectou. Uma solução muito prática para otimizar sua operação nos marketplaces e economizar seu tempo, são integradores de marketplaces, ou, sistemas HUB que concentram sua operação em uma única plataforma e economiza seu tempo.
Como funciona um HUB de marketplace?
Seu papel após contratar uma solução de integração.
Depois de contratar a Hub2b você continua com sua operação normal, cadastrando seus produtos em seu sistema de gestão e/ou e-commerce e, caso o sistema for integrado com a Hub2b, basta clicar em botão para sincronizar o catálogo com nossa plataforma. Se for o caso da plataforma e-commerce não for compatível com a Hub2b, ou você não ter um sistema assim, o cadastro dos produtos pode ser feito direto na nossa plataforma. Após escolher e conectar quais produtos você quer vender em cada canal, as suas únicas preocupações devem ser gerenciar os pedidos, que agora estão todos em um só lugar, o que é muito incrível considerando o trabalhão que você tinha antes de atualizar canal por canal manualmente. Também é legal garantir que seus produtos estão com fotos de boa qualidade, a descrição está amigável e atrativa, garantir preços competitivos, ter sempre em estoque e que chegue o quanto antes até seu cliente. Inclusive, ter um bom tempo de entrega aumenta sua relevância e avaliação nos canais de venda, consequentemente, suas vendas aumentam também.
E aí, a gente pode te ajudar a solucionar seu problema de gestão? Confira aqui mais sobre a Hub2b.