No planejamento de 2017 da Hub2b, traçamos dois objetivos chaves para o ano:
Entregar autonomia, flexibilidade e agilidade nas integrações com os canais de venda – Permitir que nosso cliente se cadastre na Hub2b, teste a ferramenta de forma gratuita e contrate, sem precisar falar conosco. A palavra SaaS surgiu e tomou conta das paredes da Hub2b. Em junho de 2017, superando até as nossas expectativas, a versão SaaS da Hub2b foi lançada, permitindo que nosso cliente teste, contrate e realize as integrações com total autonomia! Essa foi a maior conquista do ano!
Prós:
– Autonomia para o cliente configurar suas integrações (sabemos que tem muito a melhorar!)
– Facilidade e agilidade para testar e contratar a Hub2b
– Conectar os sistemas de E-commerce e ERP, importar e publicar produtos e mapear categorias de forma automática
– Monitorar as vendas em tempo real
– Mais clientes
Contras:
– Gargalo no atendimento e suporte devido a equipe enxuta
– Falta de documentação e manuais de funcionamento
– Falta de transparência do que está acontecendo por “baixo dos panos”
Melhorar a performance das integrações – Investir na infraestrutura da Hub2b para melhorar a performance das integrações e entregar a melhor experiência de integração. Projetamos e migramos a antiga estrutura engessada para uma nova arquitetura escalável, ativamos + de 40 servidores, aplicamos novas tecnologias, novas metodologias de trabalho, reescrevemos + de 145 mil linhas de código, aumentamos a segurança dos dados e a equipe aumentou.
Prós:
– Backups automáticos, mais segurança dos dados
– Balanceamento automático das demandas de servidor
– Aumento da performance das integrações
– Código limpo
– Suporte a grandes operações
Contras:
– Alto custo
– Tempo de aprendizado
– Refatoração do código para adequação da nova arquitetura
Aprendizados de 2017!
Nosso mentor sempre diz: “a rapadura é doce, mas não é mole”. Durante o ano tivemos várias conquistas e, por outro lado, enfrentamos vários percalços. Mas sem eles, não teríamos evoluído e aprendido a:
– Testar, testar e testar antes de publicar novas funcionalidade ou correções de bugs
– Exigir SLA dos sistemas parceiros
– Resolver os problemas na raiz
– Entender que dependemos de sistemas terceiros (sistemas de E-commerce, ERP, Marketplaces, Logística) e precisamos trabalhar juntos
– Conversar mais com o cliente e entender as dores
– Validar novas funcionalidades com os clientes antes de lançar
– Focar no cliente!
– Atrair pessoas talentosas
– Valorizar nosso serviço
E 2018?
Para este ano temos novos objetivos:
– Atuar de forma proativa para aumentar o resultado dos clientes
– Dividir a aplicação em microserviços para aumentar ainda mais a performance das integrações
– Melhorar a transparência da ferramenta (o que está acontecendo por “baixo dos panos”?)
– Garantir a QUALIDADE do serviço e satisfação dos clientes
– Focar na MARCA do cliente, são MILHÕES de consumidores olhando pra ela 🙂
Em nome de toda a equipe da Hub2b, agradeço a sua parceria e confiança até agora. Reafirmo nosso compromisso e responsabilidade de entregar a melhor solução de integração com os marketplaces e convido você para revolucionarmos juntos o mercado de e-commerce no Brasil e no Mundo!
Obrigado e feliz 2018!
Um abraço,
Ricardo Sponchiado